Estudo europeu mostra benefício da cirurgia no tratamento do câncer de próstata

Estudo Europeu Escandinavo mostra dados extremamente relevantes na tomada de decisão quando do diagnóstico do câncer de próstata.

O estudo Escandinavo Número 4, é o único estudo importante que comparou de forma científica o tratamento do câncer de próstata com cirurgia e o acompanhamento de pacientes sem tratamento  antes da disponibilidade do teste de PSA. Nessa época os pacientes recebiam diagnóstico apenas pelo exame prostático ou quando surgiam as metástases, ou seja, muitos pacientes apresentavam doença de alto risco ou avançada.

Esse estudo possui nível de evidência excelente, sendo classificado como nível de evidência 1 e mais uma vez descreveu vantagem crescente para os pacientes submentidos à prostatectomia radical em relação aos apenas seguidos ao longo do tempo e tratados com hormônios.

Segundo a publicação, pacientes com até 65 anos submetidos à prostatectomia radical apresentam maior sobrevida com qualidade de vida comparável aos pacientes apenas seguidos e, ainda mais, pacientes com idade superior, também operados, apresentaram menos metástases e menor necessidade de tratamento paliativo. Os maiores beneficiados com a cirurgia foram os mais jovens e com doença classificada como de agressividade intermediária ou superior.

Um outro ponto muito relevante do trabalho faz referência a uma medida muito utilizada em epidemiologia por sua importância na tomada de decisão a favor de um tratamento, trata-se do NNP, ou Número Necessário para Tratar. O NNP refere-se ao número estimado de pacientes que se beneficiam de um tratamento e traz uma reflexão ao dispendio que isso pode gerar. No caso do câncer de próstata esse número já foi considerado tão alto quanto 60, ou seja seriam necessários 60 prostatectomias para que curássemos um único paciente com câncer. De acordo com estudos recentes esse número vem caindo de maneira muito relevante e mais precisamente com o estudo Escandinavo, ele é atualmente de apenas 4(quatro tratados para uma cura real).

Para termos uma idéia palpável da importância desse valor e de sua grandeza, vou me valer de algo muito comum em nosso dia a dia: para se prevenir um único infarto agudo do miocárdio com uso diário de AAS é necessário tratarmos 200 pacientes (NNT=200)

Dessa forma, o presente estudo trouxe grandes avanços na compreensão da história natural do câncer de próstata e norteia de forma marcante a maneira como devemos encarar o tratamento dos pacientes acometidos pelo câncer de próstata, colocando definitivamente os cirurgiões em uma posição central na cura da doença.

Referencia: J Engl J Med 2014;370:932-942, March 6 2014

Por Cesar Camara, Urologista Doutor em Ciências pela USP

 

 

 

Fonte: GGN

+ sobre o tema

Estudo indica que DSTs atingem mais os homens negros no Brasil

Fonte: Diário de Pernambuco - O total de homens negros...

Dennis de Oliveira: O plebiscito, os médicos e a contradição entre Casa Grande e Senzala

A presidenta Dilma Rousseff buscou retomar a iniciativa política...

Promotoras Legais Populares do Geledés recebem netos de Nelson Mandela em atividade de prevenção a AIDS

   Por: Nilza Iraci Fotos: Renato Oliveira As Promotoras Legais Populares do...

Irmãos albinos relembram momentos ao lado de fotógrafo Alexandre Severo

Amanda Miranda Kauan, hoje aos 10 anos, não se esquece...

para lembrar

Estudo indica que DSTs atingem mais os homens negros no Brasil

Fonte: Diário de Pernambuco - O total de homens negros...

Risco e escolha

A noção de risco em saúde orienta o processo...

Cerca de 100 especialistas em HIV estavam em avião da Malásia

Mortes de dezenas de destacados especialistas na área provocam...

Vacina de hepatite A passa a ser oferecida em todo o país este mês

Paraná, São Paulo e Roraima eram últimos estados que...
spot_imgspot_img

Seminário promove debate sobre questões estruturais da população de rua em São Paulo, como moradia, trabalho e saúde

A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns...

A indiferença e a picada do mosquito

Não é preciso ser especialista em saúde para saber que condições sanitárias inadequadas aumentam riscos de proliferação de doenças. A lista de enfermidades que se propagam...

Mulheres pretas e pardas são as mais afetadas pela dengue no Brasil

Mulheres pretas e pardas são o grupo populacional com maior registro de casos prováveis de dengue em 2024 no Brasil. Os dados são do painel de...
-+=