Contra o racismo, cearense cria página para prestar assessoria jurídica a vítimas

De um episódio alarmante, que virou caso de Justiça, nasce uma iniciativa para proteger cidadãos que sofrem com o preconceito. Em julho deste ano, David Castro, de 24 anos, foi acusado de furtar o celular de uma mulher em uma hamburgueria, e teve que ouvi-la declarar: “Devolve meu iphone seu nego bandido, é negro, só pode ser ladrão”. Após o episódio, David decidiu criar uma página para informar e orientar vítimas de preconceito racial e prestar assessoria jurídica àqueles que não poderiam pagar.

no AMLEF

O caso de David está prestes a ser resolvido pela Justiça, já que o próximo passo será a definição da indenização que ele receberá pelo prejuízo moral. A mulher chegou a pedir que ele fosse revistado, entretanto, o celular foi encontrado dentro da própria bolsa dela. Após o acontecimento, David fez uma postagem em seu perfil e passou a receber centenas de mensagens, tanto de vítimas de preconceito, quanto de profissionais da lei.

Na última sexta-feira, 25, David tomou a decisão de criar a página “Pelo Direito de Ser”, que servirá para denúncias e para mobilizar profissionais que ajudem em causas. Ele informa que a página também será “informativa, para que as pessoas saibam quais as leis que protegem as vítimas de racismo, os direitos que elas têm, o que fazer e que número ligar para denunciar”. Para o estudante, o racismo se tornou “parte do senso comum, as pessoas acham normal” e, por isso, é mais difícil tomar uma atitude.

Antes do episódio de racismo que sofreu, David havia sido escolhido como um dos embaixadores do evento ‘Brazil Conference’, promovido pela Universidade de Harvard e pelo MIT, que pretende pensar estratégias para melhorar o desenvolvimento do País, inclusive na área social.

O estudante afirma que receberá indenização da mulher que o acusou. O dinheiro será usado para investir no site. Por enquanto, David trabalha sozinho e conseguiu mobilizar quase 100 profissionais, entre amigos e pessoas que souberam do seu caso, para prestar assistência a vítimas. Na página, há um link para outros que desejam se cadastrar e apoiar a página com assessoria jurídica ou ainda de outras formas.


leia também:

 

+ sobre o tema

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

Após sofrer racismo na escola, Kheris Rogers de 10 anos cria linha de roupas empoderadora

Você precisa conhecer Kheris Rogers, uma menina de 10...

A Discriminação de Boris Casoy: Isso é uma vergonha

Neste vídeo o apresentador da Band, Boris Casoy declara...

RACISMO NA ITÁLIA: Mais um capítulo do racismo na Itália

O prefeito de Brescia, Adriano Paroli, do PDL, informou...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=