Contra racismo, 50 senadores dos EUA enviam carta a NFL para mudar o nome dos Redskins

Nesta quinta-feira, 50 senadores dos Estados Unidos assinaram uma carta pedindo a mudança do nome do Washington Redskins e a enviaram para o comissário da NFL, Roger Goodell.

A carta traça um paralelo tomando como base a medida da NBA de não tolerar o racismo e banir Donald Sterling, dono do Los Angeles Clippers, do esporte, pedindo que a liga de futebol americano faça algo similar com o nome do time da capital dos EUA.

“Hoje, nós urgimos você e a NFL para mandar uma mensagem clara como a NBA fez: que racismo não tem lugar nos esportes profissionais. É hora da NFL aderir a mudança de nome para o time de futebol americano de Washington”, diz a carta.

O nome “Redskins” faz menção aos imigrantes indígenas norte-americanos. E na cultura norte-americana isso tem uma conotação negativa. Até o presidente Barack Obama já aconselhou a franquia a mudar de nome. O dono do time, Daniel Snyder, disse que não irá alterar o nome na sua gestão.

“Os comentários desprezíveis feitos pelo Sr. Sterling abriram uma conversa nacional sobre a relação entre raças. Nós acreditamos que essa conversa é uma oportunidade para a NFL tomar alguma ação para remover o termo racista do nome de outras franquias”, completa a carta.

Na terça-feira, a NFL divulgou um comunicado sobre o assunto. “A intenção do nome do time sempre foi apresentar uma imagem forte, positiva e respeitável. O nome não é usado pela NFL em qualquer outro contexto, embora nós respeitemos aqueles que veem diferente”.

+ sobre o tema

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

para lembrar

O ódio genocida ao Outro

Roseli Fischmann* - O Estado de S.Paulo fonte: jornal O Estado de...

Pastoral da Igreja Metodista contra o pecado do Racismo

por José Geraldo Magalhães O racismo é herança do pensamento...

Copa 2014: a diferença entre dizer não ao racismo e fazer alguma coisa contra ele

por kimparanoid Dentro de campo a Copa do Mundo é...

As cicatrizes que o racismo deixa nem o tempo consegue apagar

Camila Costa Kelly Almeida A primeira fase do Disque Racismo do...
spot_imgspot_img

Com a mão erguida e o punho cerrado eu grito: fogo nos eurocêntricos cientistas-cientificistas

A verdade é que esse mundo é uma Ameaça. Uma Ameaça a certas gentes. Uma Ameaça a certas não-gentes. Uma Ameaça a redes, a...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...
-+=