Cooperifa participa de Semana da Literatura Marginal em Berlim

Sérgio Vaz leva poesia da Cooperifa, coletivo do Capão Redondo, zona sul de São Paulo, a evento na Alemanha 

Por Tainã Mansani, de Berlim

“Com licença, vou ler a minha poesia do modo como eu faço lá na mesa do bar.” Assim estreou nesta terça-feira (22), na Embaixada do Brasil em Berlim, o poeta e ativista cultural Sérgio Vaz, recitando um dos seus poemas sobre a vida na periferia de São Paulo para uma plateia com cerca de cem pessoas.

A apresentação inaugurou a semana de atividades que acontecem entre os dias 22 e 31 de maio, nas cidades alemãs de Berlim, Hamburgo e Colônia. O título do evento de abertura foi “Antropofagia periférica: a periferia no centro”. Além de Sérgio Vaz, também participaram do evento com suas poesias as integrantes do coletivo Cooperifa (Cooperação Cultural da Periferia) Lu Souza e Luciana Silva.

“A minha poesia vem das ruas que os anjos não costumam frequentar”, afirmou Sérgio Vaz durante o evento. A frase é também uma alusão ao fato de que a produção literária que vem das periferias não é aceita como literatura no Brasil. É o que considera uma das idealizadoras do evento, a alemã Ingrid Hapke.

Cooperifa-e-Sérgio-Vaz.-Auditório-da-Embaixada-do-Brasil-em-Berlim.Foto .-Tainã-Mansani1-600x360

Auditório da Embaixada do Brasil em Berlim lotado na Semana da Literatura Marginal (Foto. Tainã Mansani)

Para ela, que estudou a Literatura Marginal em sua tese de doutorado, e viveu em São Paulo para acompanhar a produção desse grupo, as críticas aos textos são afirmações feitas a partir da perspectiva de uma estética tradicional. “A complexidade das múltiplas linguagens artísticas e a inserção desse movimento num campo cultural mais amplo não são considerados”, afirma.

A semana da Literatura Marginal acontece no mesmo ano em que o Brasil é o país convidado especial da Feira do Livro de Frankfurt, um dos maiores encontros literários da Alemanha e do mundo, a ser realizado em outubro de 2013. Ingrid Hapke considera, no entanto, que a Literatura Marginal para esses eventos é vista mais como a “exceção exótica”.

Mas visibilidade na esfera pública é uma das maiores conquistas do coletivo, afirma o alemão Mário Schenk, que também escreveu a sua tese entre idas e vindas à Cooperifa de São Paulo. A representação política dos seus autores tendo a literatura como instrumento é algo inovador e chama atenção do público alemão.

O encerramento da semana de eventos acontecerá com o sarau “Cruzando palavras. São Paulo encontra Berlim”, no dia 31 de maioA semana de atividades na Alemanha conta com a organização do coletivo Urban Atitude e também com o apoio da Fundação Heinrich Böll.

 

 

Fonte: Revista Fórum

+ sobre o tema

O Panafricanismo na figura de Agostinho Neto

O Panafricanismo africano tem as suas origens no combate...

CRPIR – Vila Maria convida para 2º cine debate em agosto

Entrada franca Jorge L.S. Nunes *Coordenador do Centro de Referência de...

Museu da Escravidão já tem endereço certo no Rio

O Museu da Escravidão já tem endereço. Vai ficar...

para lembrar

Rio dos Macacos apresentará denúncias à Comissão da Câmara

  Quilombolas do Rio dos Macacos se reunirão...

Cantora Deise Cipriano, do Fat Family, morre em SP

Fundadora do grupo tratava de um câncer no Instituto...

Dia Nacional da Consciência Negra

Por: Edson França *   O Dia Nacional...

Entenda a noite do Cabelo Pixaim

Criada na década de noventa em Olinda - PE,...
spot_imgspot_img

Clássico de Carolina Maria de Jesus será lançado em audiolivro na voz de Tatiana Tiburcio

Obra mais conhecida de Carolina Maria de Jesus, "Quarto de despejo" será lançado no fim deste mês em audiolivro inédito pela Supersônica na voz de...

Lenna Bahule apresenta novo EP no Sesc Bom Retiro nos dias 04 e 05 de outubro

A cantora e compositora moçambicana Lenna Bahule faz show de lançamento do EP Nadawi, segundo capítulo da trilogia sonora Kumlango. O público de São Paulo vai...

NÓS: O Poder das Mulheres na Construção da História

No dia 22 de agosto de 2024, o Sesc Interlagos abriu as portas para a exposição NÓS – Arte & Ciência por Mulheres, uma...
-+=