Criança negra é impedida de entrar em shopping de luxo em Guarulhos

Menino entrou no Shopping Parque Bosque Maia para comprar chinelos, a pedido da mãe. Estabelecimento diz que repudia ‘qualquer forma de discriminação e preconceito’.

Por Tatiana Santiago, do G1

Menino negro de chinelos é impedido de entrar no Shopping Parque Bosque Maia por seguranças (Reprodução/YouTube)

Um menino negro foi impedido por um segurança de entrar no Shopping Parque Bosque Maia, em Guarulhos, na Grande São Paulo, na terça-feira (12). O centro comercial, considerado de alto padrão, é o mais próximo da Cohab Parque Cecap, que possui cerca de 25 mil moradores.

O caso foi filmado e viralizou nas redes sociais. Em nota, a assessoria de imprensa do shopping afirma que repudia “qualquer forma de discriminação e preconceito”.

O menino foi ao shopping acompanhado da mãe e mais dois irmãos para comprar um chinelo. O garoto vestia camiseta, bermuda e usava chinelos quando foi abordado pelos seguranças.

No vídeo, é possível ouvir o segurança do shopping dizendo ao menino: “Não pode entrar sozinho lá”. Em seguida, a mãe explica que ela mandou o filho ir sozinho até a loja e que preferiu esperar do lado de fora porque estava com outras duas crianças. “Eu falei [para o menino]: ‘Vai você. Você já escolhe e compra de uma vez’”, afirmou.

Segundo o G1 apurou, a mãe deu seu cartão de débito para a criança realizar a compra. O menino chegou a entrar no shopping, mas foi retirado pelo segurança e impedido de entrar novamente.

“Aí o segurança falou para ele pela segunda vez que ele não iria entrar. Tem um monte de filho de boyzinho que vem sozinho”, criticou a mãe.

Ela afirma que o filho sofreu discriminação. “É pelas condições da roupa do meu filho. É só por causa dessas condições, porque meu filho não está com um tênis bom, uma roupa boa”, disse a mãe, no vídeo.

Protesto

Em repúdio ao ocorrido, a executiva de compras Gisele Trevas, de 39 anos, moradora da Cohab Parque Cecap, realizou um protesto intitulado “Chinelasso Avaiana di Pau”, em que todos os manifestantes usavam chinelos.

“Eu acabei vendo o vídeo na internet e decidi protestar, tentar entender o ocorrido e manifestar nossa indignação”, disse ela.

+ sobre o tema

Vídeo mostra homem negro sendo asfixiado por policiais até a morte nos EUA

Um vídeo divulgado pelo Ministério Público de Dinwiddie, no...

Globo de Ouro 2021: atores lamentam ausência de negros entre jurados

Uma campanha online aconteceu durante a exibição do Globo...

Meu cabelo, o racismo e o mito da caverna

Desde criança sempre tive um problema com meu cabelo....

Ruptura: antirracismo x banalização

“Não chego armado de verdades categóricas. Minha consciência não...

para lembrar

Moradores da Rocinha denunciam invasões, abusos, agressões e roubos de militares

Moradores da Rocinha denunciam invasões, abusos, agressões e roubos...

Estado de São Paulo vai indenizar famílias de vítimas de Paraisópolis

O estado de São Paulo vai  indenizar os familiares...

Justiça concede liberdade a professor preso após filmar abordagem de PMs no Rio

O professor de artes cênicas, Lucas da Silva Nascimento,...
spot_imgspot_img

‘Gay não opina aqui’: estudante de 14 anos denuncia que sofreu injúria racial e homofobia de colegas de escola na Zona Sul do Rio

Um estudante de 14 anos foi alvo de injúria racial e homofobia por parte de colegas de turma do Colégio pH, no campus de...

Abordagens por reconhecimento facial têm 10% de falsos positivos, diz PM na Alerj

As abordagens conduzidas pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) com o uso do sistema de reconhecimento por biometria facial tiveram uma taxa de falsos...

Nova edição de ‘O Filho do Pescador’, romance de Teixeira e Sousa, resgata legado de obra precursora de nossa ficção

Já é ponto pacífico que Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa, nascido em Cabo Frio, no ano de 1812, foi o primeiro autor a publicar um...
-+=