Críticas do MEC impulsionam disciplinas sobre ‘o golpe de 2016’

Pelo menos outras 4 universidades se inspiraram na UnB e vão oferecer disciplinas sobre o impeachment de Dilma Rousseff.

Do HuffPost

Foto: UESLEI MARCELINO / REUTERS O impeachment de Dilma Rousseff é o principal ponto a ser abordado nos cursos sobre golpe político

Pelo menos 4 universidades, a Federal da Bahia, a Federal do Amazonas, a Estadual da Paraíba e a de Campinas, se inspiraram na Universidade de Brasília (UnB) e vão ministrar uma disciplina sobre ‘o golpe de 2016′.

A decisão dessas instituições ganharam força após o ministro da Educação, Mendonça Filho, reagir a criação da disciplina”O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil” pela UnB.

No Facebook, o ministro, que é deputado licenciado do DEM e foi um atores políticos em favor do impeachment de Dilma Rousseff, disse lamentar que a UnB “faça uso do espaço público para promoção de militância político-partidária ao criar a disciplina ‘O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil'”.

Ao G1, o chefe do Departamento de Política da Unicamp, Wagner Romão, afirmou que o curso nasceu em solidariedade ao professor Luis Felipe Miguel, que ministrará a disciplina em Brasília.

Lá, o curso também abordará as políticas públicas do atual governo do presidente Michel Temer.

Na federal da Bahia, a disciplina, com o mesmo nome ofertado pela UnB, “Tópicos Especiais em História: O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil” será aberta inclusive a quem deseja fazer o curso como ouvinte.

A federal do Amazonas vai dividir a disciplina em 4 partes, deixando o golpe de 2016 para a última parte do curso. Serão abordadas a Era Vargas, golpes e contragolpes entre 1945 e 1964, o golpe civil-militar de 1964 e o de 2016.

ementa do curso da UnB é dividida em 5 partes: Do golpe de 1964 à Nova República; O PT e o pacto lulista; Democratização e desdemocratização; Das “jornadas de junho” à destituição de Dilma, e O governo ilegítimo e a resistência. As aulas na capital federal começam na próxima segunda-feira (5).

+ sobre o tema

Carta aberta: É preciso aperfeiçoar o relatório do PNE

CARTA ABERTA DAS ENTIDADES E MOVIMENTOS EDUCACIONAIS É PRECISO APERFEIÇOAR...

44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro, aponta pesquisa Retratos da Leitura

Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil anuncia resultados de...

Orgulho! Lorrayne Isidoro ficou em 18º lugar em Olimpíada Internacional de Neurociências

Lorrayne Isidoro enfrentou diversos obstáculos para chegar até a...

Leandro Karnal: professor que festejou ataque a estudante é “co-autor da violência”

O limite da liberdade de expressão Por Leandro Karnal Do DCM Conquistamos...

para lembrar

Educadores: militarização de colégios reflete falência do sistema educacional

Para estudantes de dez colégios públicos de Goiás, a...

A cor da intelectualidade

“A cor está para o Brasil como o gelo...

Michelle Obama visita África

Primeira Dama vai visitar Libéria e Marrocos do Voa Portugues A...
spot_imgspot_img

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...

O que a proibição de livros nos diz sobre o futuro que nos aguarda

Reportagem da Agência Pública mostrou que existe um movimento coordenado para barrar a entrada de determinados livros no sistema prisional de Minas Gerais. Apenas títulos...

Golpes financeiros digitais deixam consequências psicológicas nas vítimas

Cair na conversa de um estelionatário e perder uma quantia em dinheiro pode gerar consequências graves, não só para o bolso, mas para o...
-+=