Cuba demitirá 500 mil em 6 meses e permitirá empregos privados

Medida modifica radicalmente o emprego na ilha comunista e é uma das principais mudanças de rumo do governo em décadas

Cuba demitirá pelo menos 500 mil funcionários estatais nos próximos seis meses e simultaneamente permitirá que mais empregos sejam criados com a abertura de empreendimentos privados, no momento em que país passa por uma de suas piores crises econômicas. A medida modifica radicalmente o emprego na ilha comunista e é uma das principais mudanças de rumo do governo em décadas.

 

Foto: AP

Mulher escreve enquanto aguarda clientes para vender produtos dentro de sua casa em Havana, Cuba (27/08/2010)

As dispensas começarão imediatamente e seguirão até o primeiro trimestre do próximo ano, de acordo com um anúncio feito nesta segunda-feira pela Confederação de Trabalhadores Cubanos (CTC) – o único sindicato trabalhista tolerado pelo governo cubano. A confederação tem 3 milhões de membros. Segundo a CTC, a medida é uma tentativa de elevar a produtividade e tornar sua economia mais eficiente.

“Dentro do processo de modernização do modelo econômico e das previsões da economia para o período de 2011-2015, está prevista a redução de mais de 500 mil trabalhadores do setor estatal”, disse a CTC. “O calendário para a execução do plano foi traçado pelos organismos e empresas até o primeiro trimestre de 2011”, acrescentou a central, em texto publicado pela imprensa local.

Para suavizar o golpe, o sindicato diz que o governo autorizará o aumento simultâneo em oportunidades de emprego no setor não-estatal, permitindo que mais cubanos se tornem autônomos, formem cooperativas dirigidas por empreendedores privados em vez de burocratas do governo e aumentem o controle privado de terras estatais e de infraestrutura por meio de arrendamentos de longo prazo.

O plano anunciado pela mídia estatal confirma que o presidente cubano, Raúl Castro, mantém sua promessa de cortar cerca de 1 milhão de empregos estatais – um quinto da força de trabalho oficial – mas em um cronograma mais curto do que o inicialmente antecipado.

“Nosso Estado não pode nem deveria continuar mantendo companhias, entidades produtivas e serviços com folhas de pagamento inchadas e perdas que prejudicam nossa economia e resultam em contraprodução, criam maus hábitos e distorcem a conduta dos trabalhadores”, disse a CTC nos jornais.

Raúl anunciou em abril um plano que prevê a demissão de mais de 1 milhão de funcionários públicos, mas disse que elas ocorreriam nos próximos cinco anos. A medida faria parte de suas reformas moderadas para melhorar a produtividade do trabalho e elevar a qualidade dos serviços. Ao mesmo tempo, ele disse que o governo “concordou em ampliar o exercício dos empreendimentos autônomos e seu uso como outra alternativa para o emprego dos trabalhadores em excesso”.

O Estado é o maior empregador em Cuba, e a decisão de eliminar 20% de sua força de trabalho deixa muitos trabalhadores na incerteza em relação a seu futuro. O governo assegurou que ninguém ficará desamparado e ofereceu recolocar os funcionários excedentes em outros setores que historicamente são deficitários de mão de obra no país, como a agricultura, a construção, a educação e a polícia.

Segundo o texto da CTC, foram anunciadas várias medidas que abrangem desde eliminar o estudo como forma de emprego e a aposentadoria antecipada até a modificação dos salários dos trabalhadores excedentes.

Mesmo assim, para absorver os futuros desempregados, serão criadas outras alternativas de emprego, como “o arrendamento, o usufruto, as cooperativas e o trabalho por conta própria, para onde vão se deslocar centenas de milhares de trabalhadores nos próximos anos”, segundo o documento.

Raúl, que substituiu seu irmão Fidel na presidência há mais de dois anos, vem se concentrando na economia como seu principal campo de batalha e vem empreendendo uma série de reformas, como dar mais autonomia aos agricultores para que possam aumentar a produção de alimentos no país.

Fonte: Ultimo Segundo

+ sobre o tema

Detenção de Mano Brown exemplifica a mensagem de Cores e Valores

Pedro Paulo Soares Pereira, 44 anos, também conhecido como...

Entidades brasileiras participarão de audiência sobre violência política na Corte Interamericana

Um grupo formado por sete organizações, entre elas a...

Últimas tropas de combate dos EUA deixam o Iraque

Segundo redes americanas, tropas deixam o país em direção...

Idealizadores do Ficha Limpa criam abaixo-assinado para reforma política

Movimento espera coletar 1,6 milhão de assinaturas até 4...

para lembrar

Justiça cassa 13 vereadores em São Paulo; advogado diz que lei não proíbe doações

Fonte:UOL - A Justiça Eleitoral de São Paulo cassou...

Machismo e racismo dentro e fora do BBB

por Karen Polaz de Blogueiras Feministas Não sou fã...

Boaventura: procuram-se horizontes, urgente

A barbárie pós-moderna alastra-se. Como alternativa, proporemos apenas a...

Maioria acha que Obama não mereceu Nobel

Fonte: Blog Sérgio Dávila - Pesquisa Gallup divulgada hoje confirma...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=