Culpa, Racismo e Privilégio (“Somos Nós os Culpados?”)

Fonte: Interney.net

Quando falo de racismo e privilégio, alguns leitores pensam que estou tentando fazer com que se sintam culpados de alguma coisa. Então, deixa eu clarificar.

Somos culpados das coisas que ativamente fazemos ou que ativamente deixamos acontecer.

Não, eu não quero que você se sinta culpado. Eu mesmo nunca senti culpa na vida – nem mesmo das coisas erradas que fiz, quem dirá das que não fiz.

Nenhum leitor desse blog é culpado pela escravidão, pelo racismo, pela desigualdade. Esses problemas são mais antigos que nós e sua culpa transcende qualquer indivíduo.

Quase sempre, os leitores que ficam travados nesse aspecto da “culpa” estão, conscientemente ou não, fugindo do problema. Instituir uma caça às bruxas aos míticos racistas malvados, encontrá-los e então prendê-los, educá-los ou matá-los, tudo isso é muito mais fácil e menos doloroso do que parar e refletir sobre o racismo estrutural que constitui nossa sociedade, sobre as imensas desigualdades que nos caracterizam, sobre os privilégios que esse estado de coisas nos concede, sobre nossa cumplicidade quase sempre inconsciente e involuntária com esse sistema perverso.

Entretanto, não somos culpados, mas somos, sim, responsáveis por solucionar os problemas atuais de nossa sociedade. Se você é brasileiro e concorda que nosso país é racista e desigual, então é co-responsável, assim como eu, por tentar resolver essas questões. (Se não concorda que somos racistas e desiguais, então pode ficar tranquilo: os legalmente incapazes não podem ser responsabilizados por nada.)

Ser responsável por solucionar um problema é muito distante de ser culpado por ele. Somos responsáveis porque esses problemas não podem mais ser ignorados, afetam nossas vidas todos os dias e um dia vão explodir na nossa cara.

 

Série Você É um Privilegiado? (Convite para Reflexão Individual)
I – A Invisibilidade do Privilégio
II – O Ônus da Elite
III – Os Privilégios da Classe Média
IV – Será o Brasil um País Meritocrático?

 

Adendos:
I – Culpa, Racismo e Privilégio (“Somos Nós os Culpados?”)
II – Governo, Raça e Privilégio
III – “Mas Afinal Qual É a Solução?”

 

Matéria original

+ sobre o tema

para lembrar

Consul do Haiti :Todo lugar que tem africano lá tá f…

A diplomacia do preconceito, da intolerância e do racismo   E...

Racismo de John Mayer

John Mayer usou o Twitter para se desculpar...

‘Prefiro que a loira me atenda’, diz cliente a atendente negra em restaurante

Após ser atendida pela funcionária branca e de cabelos...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=