Cultne TV tem diversas opções on-line e mais estreias em maio

Enviado por / FonteEnviado ao Portal Geledés

Novos episódios semanais de diversas séries chegam à Cultne TV, em atualizações diárias e semanais, até o final de maio. A plataforma on-line de conteúdo audiovisual do Cultne – maior acervo digital de cultura negra da América Latina , estreou em 13 de maio, totalmente gratuita e on-line. . “Cultne TV é o canal da cultura negra e sempre terá novidades”, anuncia Dom Filó.

ESTREIAS – A série Cultne em Resenha, uma parceria com a TV Alerj, recebe no próximo sábado (22) o Prof. Doutor Jacques D’Adesky, e estreia simultaneamente na Cultne TV. Em 25 de maio estreia workshop da Orquestra Afro-brasileira, ministrado pelo cantor barítono e percussionista Carlos Negreiros, que chega com informações em inglês, francês, espanhol, além do português. Além disso, o espetáculo que celebra os 75 anos da Orquestra Afro-Brasileira, que estreou junto com a plataforma no dia 13 de maio, segue no ar, show gravado no final do mês de abril, totalmente inédito.

Estão on-line episódios mais recentes da série Nossas Histórias, com as pesquisadoras Ana Paula Lima e Ana Flávia Magalhães Pinto. Essa série começou em 2020 e é uma parceria entre Cultne, Rede de Historiadorxs Negrxs e o Geledés – Instituto da Mulher Negra, um material riquíssimo com participação de especialistas de todo o país, integrantes da Rede, com estreias semanais.

“Maratonar o maior acervo digital de cultura negra da América Latina está mais fácil. A cada semana entram na Cultne TV séries, entrevistas históricas com artistas e personalidade, shows, filmes, e muito mais para que o povo negro se veja, se divirta e aprenda com os seus e suas”, reforça Dom Filó, na apresentação da iniciativa.

MÚSICA – Samba, reggae, ijexá, e outros ritmos de matrizes africanas fazem parte do catálogo da Cultne TV. A série Carlos Dafé, o Príncipe do Soul, é um dos destaques deste mês, que também tem registros da Velha Guarda da Portela no Clube do Cozido. O multi-artista Da Ghama traz seu trabalho musical solo em dois momentos, canta “Trabalhador”, com Serjão Loroza e “Falar a verdade”, com Ras Bernardo e Gil Soul.

DANÇA E RELIGIOSIDADE – Até o final de maio, é possível assistir o registro do Cortejo Afro Herança Africana, que percorreu as ruas da Pequena África até o Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, em 2014; o episódio “Justiça Global”, sobre a tese de doutorado do Dr. Wilson Prudente; dança, música e religiosidade afro no espetáculo “Cosmogonia Africana” e no bailado “É D’Oxum”, com Jupy, na Pedra do Sal. Ainda em saudação às yabás, o grupo Awurê está na plataforma cantando para Yansã.

NO AR – Estão disponíveis na plataforma a série Café com Amor, comandada por Aza Njeri; Entrevista com Berzo, do Grupo Breaking Consciente, da Rocinha; entrevista com Lélia Gonzalez, sobre o negro e a Publicidade; Registro de 1986 da Velha Guarda da Portela; Prêmio Jornalista Abdias do Nascimento, com participação de Luiza Bairros.

Além disso, é possível conferir, “Dança e música para orixá”, com o grupo Saphi e o episódio do Cultne em Resenha, “A Missa Crioula”. Diversos episódios do Cultne na TV, Nossas Histórias, Santoz Cocktails & Sessions e Histórias do Pós-Abolição também podem ser maratonados. Desta última, estreou nessa semana o episódio com a historiadora Ana Flávia Magalhães Pinto. O Afroturismo é tema neste mês também, com o episódio do Cultne na TV com Morena Mariah.

Viajar sem sair de casa, aprender mais sobre lugares, seus sabores e histórias, que tem muito da participação do negro. O turismo afro é valorização da cultura negra e promoção da igualdade racial. Nessa linha, estão no ar as séries “Gastronomia Afro-brasileira” e “Tour Virtual”.

DIVERSIDADE – O Selo Cultne Edições chega com o lançamento do livro “Lábios de Cuba Libre”, do multi-artista Altay Veloso. As publicações do selo, assim como essa primeira, são obras que ajudam a preservar e disseminar a história e a cultura afro-brasileira. Uma das novidades em preparação para a audiência são filmes e webséries da produtora “DEU M“, que vem apresentar elementos do universo LGBTQIA+ na plataforma.

Na Cultne TV é só escolher o que assistir entre novidades e momentos inesquecíveis da história negra quando e onde quiser, navegando pelas áreas de esporte, cultura, política, turismo, gastronomia, arte, música, literatura, tudo com protagonismo negro. São conteúdos atuais ou do acervo de 4 décadas de material captado em todo o Brasil e no exterior, países como os Estados Unidos, Senegal e África do Sul. Tendências atuais e experiência. Memória e inovação. Essas junções estratégicas e potentes dão a linha de ação ao abranger gerações e segmentos diversos, ocupar lacunas de mercado e atender demandas históricas e políticas da população negra.

SERVIÇO: Maio na Cultne TV

Plataforma: https://cultne.tv/
Facebook: https://www.facebook.com/cultne
Instagram: https://www.instagram.com/cultne/

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

O preconceito racial será abordado na série do Luke Cage

Jeph Loeb, chefe da divisão de TV da Marvel...

Yzalú: Alma Negra

Yzalú: Alma Negra. Confira a canção abaixo: ** ESTE ARTIGO...

Ludmilla vira empresária e lança linha de perucas em parceria com empresa dos EUA

Sucesso no mundo da música, Ludmilla vai virar empresária...

Adriana Alves mostra o rostinho de Olivia, sua filha com Olivier Anquier

Adriana Alves mostrou o rostinho de sua primeira filha...

para lembrar

spot_imgspot_img

Chega a São Paulo Um defeito de cor, exposição que propõe uma revisão historiográfica da identidade brasileira por meio de uma seleção de obras em...

De 25 de abril a 1º de dezembro, o Sesc Pinheiros recebe "Um Defeito de Cor". Resultado da parceria entre o Sesc São Paulo...

Aos 76, artista trans veterana relembra camarins separados para negros

Divina Aloma rejeita a linguagem atual, prefere ser chamada de travesti e mulata (atualmente, prefere-se o termo pardo ou negro). Aos 76 anos, sendo...

Com 10 exibições que abordam a luta antirracista, Mostra do Cinema Negro tem sessões a partir de 4 de abril em Presidente Prudente

O Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) promove, entre os dias 4 de abril e 23 de maio, uma programação com dez filmes que celebram o cinema...
-+=