Cultne TV tem diversas opções on-line e mais estreias em maio

Enviado por / FonteEnviado ao Portal Geledés

Novos episódios semanais de diversas séries chegam à Cultne TV, em atualizações diárias e semanais, até o final de maio. A plataforma on-line de conteúdo audiovisual do Cultne – maior acervo digital de cultura negra da América Latina , estreou em 13 de maio, totalmente gratuita e on-line. . “Cultne TV é o canal da cultura negra e sempre terá novidades”, anuncia Dom Filó.

ESTREIAS – A série Cultne em Resenha, uma parceria com a TV Alerj, recebe no próximo sábado (22) o Prof. Doutor Jacques D’Adesky, e estreia simultaneamente na Cultne TV. Em 25 de maio estreia workshop da Orquestra Afro-brasileira, ministrado pelo cantor barítono e percussionista Carlos Negreiros, que chega com informações em inglês, francês, espanhol, além do português. Além disso, o espetáculo que celebra os 75 anos da Orquestra Afro-Brasileira, que estreou junto com a plataforma no dia 13 de maio, segue no ar, show gravado no final do mês de abril, totalmente inédito.

Estão on-line episódios mais recentes da série Nossas Histórias, com as pesquisadoras Ana Paula Lima e Ana Flávia Magalhães Pinto. Essa série começou em 2020 e é uma parceria entre Cultne, Rede de Historiadorxs Negrxs e o Geledés – Instituto da Mulher Negra, um material riquíssimo com participação de especialistas de todo o país, integrantes da Rede, com estreias semanais.

“Maratonar o maior acervo digital de cultura negra da América Latina está mais fácil. A cada semana entram na Cultne TV séries, entrevistas históricas com artistas e personalidade, shows, filmes, e muito mais para que o povo negro se veja, se divirta e aprenda com os seus e suas”, reforça Dom Filó, na apresentação da iniciativa.

MÚSICA – Samba, reggae, ijexá, e outros ritmos de matrizes africanas fazem parte do catálogo da Cultne TV. A série Carlos Dafé, o Príncipe do Soul, é um dos destaques deste mês, que também tem registros da Velha Guarda da Portela no Clube do Cozido. O multi-artista Da Ghama traz seu trabalho musical solo em dois momentos, canta “Trabalhador”, com Serjão Loroza e “Falar a verdade”, com Ras Bernardo e Gil Soul.

DANÇA E RELIGIOSIDADE – Até o final de maio, é possível assistir o registro do Cortejo Afro Herança Africana, que percorreu as ruas da Pequena África até o Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, em 2014; o episódio “Justiça Global”, sobre a tese de doutorado do Dr. Wilson Prudente; dança, música e religiosidade afro no espetáculo “Cosmogonia Africana” e no bailado “É D’Oxum”, com Jupy, na Pedra do Sal. Ainda em saudação às yabás, o grupo Awurê está na plataforma cantando para Yansã.

NO AR – Estão disponíveis na plataforma a série Café com Amor, comandada por Aza Njeri; Entrevista com Berzo, do Grupo Breaking Consciente, da Rocinha; entrevista com Lélia Gonzalez, sobre o negro e a Publicidade; Registro de 1986 da Velha Guarda da Portela; Prêmio Jornalista Abdias do Nascimento, com participação de Luiza Bairros.

Além disso, é possível conferir, “Dança e música para orixá”, com o grupo Saphi e o episódio do Cultne em Resenha, “A Missa Crioula”. Diversos episódios do Cultne na TV, Nossas Histórias, Santoz Cocktails & Sessions e Histórias do Pós-Abolição também podem ser maratonados. Desta última, estreou nessa semana o episódio com a historiadora Ana Flávia Magalhães Pinto. O Afroturismo é tema neste mês também, com o episódio do Cultne na TV com Morena Mariah.

Viajar sem sair de casa, aprender mais sobre lugares, seus sabores e histórias, que tem muito da participação do negro. O turismo afro é valorização da cultura negra e promoção da igualdade racial. Nessa linha, estão no ar as séries “Gastronomia Afro-brasileira” e “Tour Virtual”.

DIVERSIDADE – O Selo Cultne Edições chega com o lançamento do livro “Lábios de Cuba Libre”, do multi-artista Altay Veloso. As publicações do selo, assim como essa primeira, são obras que ajudam a preservar e disseminar a história e a cultura afro-brasileira. Uma das novidades em preparação para a audiência são filmes e webséries da produtora “DEU M“, que vem apresentar elementos do universo LGBTQIA+ na plataforma.

Na Cultne TV é só escolher o que assistir entre novidades e momentos inesquecíveis da história negra quando e onde quiser, navegando pelas áreas de esporte, cultura, política, turismo, gastronomia, arte, música, literatura, tudo com protagonismo negro. São conteúdos atuais ou do acervo de 4 décadas de material captado em todo o Brasil e no exterior, países como os Estados Unidos, Senegal e África do Sul. Tendências atuais e experiência. Memória e inovação. Essas junções estratégicas e potentes dão a linha de ação ao abranger gerações e segmentos diversos, ocupar lacunas de mercado e atender demandas históricas e políticas da população negra.

SERVIÇO: Maio na Cultne TV

Plataforma: https://cultne.tv/
Facebook: https://www.facebook.com/cultne
Instagram: https://www.instagram.com/cultne/

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

Jay-Z planeja abrir casa noturna no Brasil, diz jornal

Jay-Z estaria planejando abrir uma casa noturna no Brasil....

Alicia Keys vem ao Brasil gravar clipe com Beyoncé na favela

Alicia Keys vem ao Brasil gravar com Beyoncé o...

Artista francês de caligrafismo realiza oficinas no Recife

O artista francês Marko 93 vai realizar a partir...

para lembrar

Epistemologias periféricas

Compartilho neste texto, a releitura que fiz dos livros...

“Macacos” estreia temporada virtual

A dramaturgia foi criada a partir do caso do...
spot_imgspot_img

Ellen Oléria e KL Jay se apresentam em festival de arte e cultura negra do Sesc

O feriado de Corpus Christi chega com uma programação especial no Sesc Bom Retiro, no centro da capital. Ela integra o Omodé: Festival Sesc...

Sesc Bom Retiro realiza “Omodé: Festival Sesc de Arte e Cultura Negra para a Molecada”

A palavra omodé, em yorubá, abrange os universos das crianças. Seu significado percorre o início da vida humana, fase que exige cuidado e encantamento. E...

Em ‘Submundo’, Abdias Nascimento nos faz enxergar o Brasil atual

Quem acompanha a trajetória de Abdias Nascimento (1914-2011) pouco tem ideia dos percalços de sua vida antes de ele se tornar a grande liderança negra de...
-+=