Cunhado de premiê acusa Obama de ser antissemita

O premiê de Israel, Binyamin Netanyahu, se viu ontem em meio a uma nova polêmica nas recentemente conturbadas relações com os EUA ao ter de ir a público rejeitar comentário do seu cunhado a uma rádio israelense chamando o presidente Barack Obama de antissemita.

 

Em uma entrevista à rádio do Exército, Hagai Ben-Artzi disse que Obama “odeia os judeus”, e tanto Netanyahu quanto o povo de Israel também não gostam do presidente americano.

 

“Quando um presidente dos EUA é antissemita, é um teste para nós. Temos de dizer: Não cederemos. Somos uma nação de 4.000 anos, e você [Obama] em um ano ou dois será esquecido. Quem lembrará de você? Jerusalém vai durar para sempre”, disse, segundo o “Haaretz”, ao cobrar resistência à pressão dos EUA contra construções anunciadas na cidade.

 

O premiê israelense disse, em nota, se opor “firmemente” às palavras de Ben-Artzi. “Eu tenho grande apreço pelo compromisso do presidente Obama com a segurança de Israel, expressado em várias ocasiões.”

 

O ruído é mais um ingrediente no princípio de crise que se instalou nas relações entre os dois aliados desde que Israel anunciou na semana passada, durante a visita oficial do vice-presidente Joe Biden, a construção de 1.600 apartamentos novos em Jerusalém Oriental.

 

O anúncio abortou conversas indiretas entre Israel e palestinos sob a mediação dos EUA

 

Nas primeiras declarações sobre o atrito, Obama disse em entrevista à TV Fox News ontem que ações recentes de Israel “são prejudiciais” ao processo de paz, mas negou que haja crise na relação bilateral.

Fim do bloqueio
Ontem, Israel levantou o bloqueio à entrada em Jerusalém pela Cisjordânia e à esplanada da mesquita de Al Aqsa. As medidas haviam sido tomadas no fim de semana para a reabertura de uma antiga sinagoga, contra a qual grupos palestinos haviam convocado “dia de ira”.

 

Fonte: Folha de S.Paulo

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Em carta a Dilma, MPL lembra de índios e pede diálogo com movimentos sociais

Convidado para reunião com a presidenta, Passe Livre pediu...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

Dissimulação e hipocrisia

Edson Lopes Cardoso fonte: jornal Irohin - Opinião data: 25/04/2009 Foto: Fabiana...

A Carta e o SUS

Há problemas, mas nenhum país de mais de 100...

120 mil analfabetos em SUS

por Fátima Oliveira, comentário enviado por e-mail no site do...

Serra chama negros tucanos ao Palácio para abafar crise

Fonte: Afropress     S. Paulo - A crise aberta com as...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Barack Obama elege seus filmes favoritos de 2023; veja lista

Tradicionalmente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, escolhe seus filmes, músicas e livros favoritos do ano. Nesta quarta-feira (27), Obama compartilhou em suas...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...
-+=