Curitiba – Campanha na capital diz “não ao racismo”

 

A partir desta sexta-feira até o fim do mês, Curitiba será palco da campanha “Diga não ao racismo e a todas as formas de discriminação”, promovida pelo Conselho Municipal de Políticas Étnico-Raciais (Comper). A iniciativa, além de ter um cunho educativo, é uma reação à ação judicial que questiona o feriado municipal no Dia da Consciência Negra, em 29 de novembro, aprovado pela Câmara Municipal.

A campanha terá início com a divulgação de materiais educativos em escolas e no Calçadão da Rua XV, no centro de Curitiba. De acordo com o presidente do Comper, Saul Dorval da Silva, entidades de classe já se comprometeram em realizar, no dia 29 de março, aniversário da cidade, um ato público em defesa do novo feriado municipal.

Na visão da Associação Comercial do Paraná (ACP), a lei é ilegal, porque o município não poderia instituir feriados civis, que é uma prerrogativa da União. A entidade, junto com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sinduscon), entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ).

Ainda não há prazo para julgamento da ação. Em despacho do dia 20 de fevereiro, o desembargador José Carlos Dalacqua intimou a Câmara Municipal a prestar informações em 30 dias.

“Não somos contra a ACP, mas sim contra a atitude que ela tomou. Esse tipo de posicionamento acaba manchando a imagem de Curitiba”, afirma Silva.

A ACP não comentou o assunto ontem. Em outras ocasiões, a associação destacou que cada dia parado representa prejuízo de R$ 160 milhões para o comércio local.

 

Fonte: Gazeta do Povo

+ sobre o tema

Americana negra diz ter sido atacada com fogo pela Ku Klux Klan

Sharmeka Moffitt, de 20 anos, teria sido agredida por...

Horror a pobre, pré-requisito

No governo Jair Bolsonaro, aporofobia não é surpresa, mas...

Combatendo o racismo: Brasil, África do Sul e Estados Unidos

Antonio Sérgio Alfredo Guimarães Como enfrentar hoje, pelo menos no...

Racismo no ES

Motorista usa megafone em ofensa de trânsito e acaba...

para lembrar

Em defesa da tolerância religiosa em nossa sociedade

Em defesa da tolerância religiosa em nossa sociedade: Uma...

Câncer: racismo aumenta mortes entre população negra, indica estudo

Dados do Ministério da Saúde, levantados por pesquisadores do...

Cris Vianna rebate comentário racista de diretora da Globo

Cris Vianna não tem papas na língua. Prova disso...
spot_imgspot_img

Construção de um país mais justo exige reforma tributária progressiva

Tem sido crescente a minha preocupação com a concentração de riqueza e o combate às desigualdades no Brasil. Já me posicionei publicamente a favor da taxação progressiva dos chamados...

Juiz condena alunas do Vera Cruz por racismo contra filha de Samara Felippo

A Justiça de São Paulo decidiu, em primeira instância, pela condenação de duas alunas por ofensas racistas contra a filha da atriz Samara Felippo. O...

Shopping Higienópolis registrou ao menos 5 casos de racismo em 7 anos

O shopping denunciado por uma família após uma abordagem racista contra adolescentes já registrou ao menos outros quatro casos semelhantes nos últimos sete anos. O...
-+=