Zambi desabafa após ser chamado de macaco em insultos racistas: ‘Há negros no time deles’

Atacante do Caxias revela apoio do pai após ser alvo de insultos por parte de torcedores do São Luiz: ‘Só falam com você quando está incomodando’

Foi em tom de revolta que o atacante Zambi, do Caxias, condenou os insultos racistas direcionados a ele no último sábado, em partida contra o São Luiz, pelas semifinais do primeiro turno do Campeonato Gaúcho. Alvo da torcida adversária, que o comparou a um símio, o jogador afirmou não compreender como o preconceito ainda pode existir no futebol e lembrou que atletas do time rival também são negros.
– Foi antes de eu receber uma bola na lateral. Eles gritaram “Vai macaco”. Depois, driblei um volante deles, que é negro, e eles disseram “Sai daí macaco” quando eu caí. Nada a ver isso aí. Têm pessoas negras no time deles também, qual a diferença minha para eles? Se eles tivessem no time ao contrário, o que ia acontecer? A mesma coisa – disse ao “SporTV News”.

Além do racismo, Zambi teve de digerir a derrota do Caxias por 2 a 1 para o São Luiz. O árbitro da partida, Jean Pierre Lima, chegou a interromper o jogo no segundo tempo devido ao episódio e relatou na súmula que o jogador reclamou dos insultos. No Gauchão passado, outro atleta do Caxias passou por episódio semelhante. O centroavante Vanderlei também foi alvo de ofensas racistas diante do Novo Hamburgo.

– Não tem espaço mais para isso. Os negros conseguiram os seus direitos, e não passamos por cima de ninguém. Todos são iguais, independente de religião e cor – disse o atacante.

Zambi contou que seu pai já foi atuante em movimentos de defesa aos negros do Rio de Janeiro. Segundo o jogador, ele se mostrou mais revoltado, mas aproveitou o episódio para dar força ao filho.

– Meu pai me ligou chateado, mais do que eu. Mas ele e minha mãe são pessoas conscientes. É para levantar a cabeça. Ele falou algo certo, que eles só falam com você quando está incomodando – disse Zambi, cujo nome significa “alguém poderoso” em dialeto africano.
O São Luiz deve ter problemas no segundo turno por causo do racismo de seus torcedores. Os gritos de “macaco” proferidos pela torcida da equipe de Ijuí contra Zambi levarão o clube a julgamento no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), na próxima semana, por ofensas racistas.

 

O procurador-geral do TJD, Alberto Franco, confirmou que oferecerá denúncia contra o São Luiz no artigo 243-G. Como o torcedor que praticou o ato não foi identificado, o clube responderá, podendo pegar até 360 dias de suspensão e uma multa de R$ 100 mil. O time enfrenta o Internacional no próximo domingo, às 16h (de Brasília), na decisão da Taça Piratini, que vale como o primeiro turno do Gauchão.

 

 

Fonte: Sportv

+ sobre o tema

“Você matou meu filho!”: Homicídios cometidos pela Polícia Militar na cidade do Rio de Janeiro

“Você matou meu filho!”: homicÍDioS cometiDoS Pela PolÍcia militaR...

Motorista que foi vítima de racismo será indenizado em R$ 4 mil

Um motorista que foi vítima de racismo será indenizado...

Mulheres e negros estão fora de melhores do ano. Os novos tempos acabaram?

Desde 2017, a indústria de Hollywood prometeu ficar mais...

Quando a Globo luta contra o racismo. Já que estamos falando em Oscar

Estava pensando em como estamos sendo engabelados. Caminhamos igual...

para lembrar

20 de novembro — para além de uma data no calendário

O 20 de novembro não é uma data qualquer...

Fiéis achavam que era encosto. E era asma

Uma mulher de 55 anos morreu após passar mal...

Itália de Prandelli é multirracial, apesar do racismo persistir no país

Por toda Europa, seleções já incorporaram imigrantes e filhos...

Jovem morre após ser baleado em blitz na Zona Oeste do Rio

Um jovem de 21 anos morreu após ser baleado...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=