Curso introdutório de roteiro para documentário abre inscrição

Artigo produzido por Redação de Geledés

Geledés Instituto da Mulher Negra está promovendo formações totalmente online para jovens negres em todo o Brasil. Com um total de 6 formações independentes ao longo do ano de 2024, o objetivo é preparar esses jovens para o mercado de trabalho e incentivar a produção em diversas áreas da comunicação, com um foco em questões de raça, gênero e direitos humanos.

Entre os dias 16 e 22 de maio jovens de 18 a 30 anos podem se inscrever para o curso introdutório de Roteiro para Documentário que terá uma carga horária total de 30 horas, as aulas serão distribuídas em 8 horas de atividades teóricas, 10 horas de estudo de referências bibliográficas e 12 horas dedicadas ao ensino prático.

O curso de roteiro para documentários será ministrado por Frances Gonf, formado em Artes Dramáticas e tem formação de Cineasta, além de possuir cursos livres em roteiro e produção. Ele foi aluno da primeira turma do Curso de Multimídia, orientador na terceira turma do curso e foi um dos jovens responsáveis pela produção do podcast, ‘Essa Geração’ que recentemente foi premiado em 2 lugar no prêmio MOL de Jornalismo para a Solidariedade.

Durante as aulas, Gonf abordará desde a concepção dos roteiros até a produção dos documentários, com foco especial no cinema negro como referência.

As aulas do Curso Introdutório de Roteiro para Documentário, terão início no dia 04 de junho. As inscrições estarão disponíveis até o dia 22 de maio.

+ sobre o tema

“O Brasil é um modo de violência racista” diz Luiz Eduardo Soares

Luiz Eduardo Soares é escritor, dramaturgo, antropólogo, cientista político...

O extermínio do nosso futuro

Em 1974, durante a ditadura militar, na operação denominada...

Mãe-solo, Inaihe se torna empreendedora na pandemia

Em fevereiro de 2021, em plena pandemia, Inaihe Nainhana...

“Trabalhar a literatura de Carolina Maria de Jesus foi imprescindível para descolonizar olhares”

Silene Barbosa mergulhou na história da escritora negra Carolina...

para lembrar

O despertar da consciência de uma catadora

Michele da Silva Candido, de 37 anos, foi catadora...

“O dia 25 de julho é um marco de luta para as negras”

por Kátia Mello Em sua quinta edição, é possível dizer...

“Eu faço roupa ativista” Isaac Silva

Uma onda de axé tomou conta do primeiro desfile do estilista baiano Isaac Silva na sexta-feira 18, na São Paulo Fashion Week. No encerramento,...

Daniela, a cabelereira que vivia forte depressão, hoje ajuda outras pessoas a se curarem

Em janeiro de 2020, Daniela Cristiane de Araújo, de 38 anos, perdeu o marido. Com a chegada do novo coronavírus no País, em março...

“Uma OAB antirracista é a que assegura a participação de 30% a advogados negros e advogadas negras”

André Costa, advogado e consultor especializado em direitos políticos e direito eleitoral e Conselheiro Federal da OAB (2019/2022), onde preside a Comissão Especial de Advocacia...
-+=