Curta documental ‘Cabelo Bom’ traz Kikito de ouro para o Rio

Filme de Claudia Alves foi vencedor na categoria o prêmio especial do júri no 45º Festival de Gramado

Por Gabriel Rosa Do O Globo

Moradora da Barra há sete anos, a cineasta Claudia Alves, de 29, acaba de levar um Kikito de ouro (premiação do tradicional Festival de Cinema de Gramado) para casa. O curta documental “Cabelo bom”, dirigido por ela e por Swahili Vidal, venceu na categoria Prêmio Especial do Júri e já está selecionado para a Mostra Geração do Festival do Rio.

Com três mulheres negras de gerações diferentes como protagonistas, o filme de 15 minutos aborda a relação delas com seus cabelos crespos. São histórias de preconceito vividas por elas enquanto percorrem um trajeto de aceitação de suas identidades, sintetiza Claudia.

— As opiniões e posições hoje estão muito polarizadas e extremistas. Receber este prêmio é uma espécie de selo de que estamos no caminho certo. Não se trata de dar voz a essas mulheres, porque voz elas já têm. A questão é abrir espaços — afirma Claudia.

Inicialmente, “Cabelo bom” trataria das it girls da periferia. No entanto, ao entrevistar as personagens do filme, Claudia percebeu que elas não se identificavam com o rótulo e que a questão do cabelo era muito mais importante para elas.

— Como trabalhei para a L’Oréal, reparei que há muitas dificuldades para se tratar do cabelo crespo. Há uma ideia de que um cabelo crespo arrumado tem que ter menos volume. E isso gera muitos problemas de identidade. Por exemplo, quando meu irmão era pequeno, ele chegou em casa um dia e se queixou com a minha mãe que o cabelo dele não balançava — relata.

O olhar atento para questões sociais foi cultivado desde que Claudia era pequena. A agora vencedora de um Kikito de ouro é nascida e criada na Tijuca, onde frequentou escolas construtivistas. Esse tipo de educação foi “fundamental para que desenvolvesse um olhar mais humano”, afirma. A vontade de cursar a faculdade de Jornalismo surgiu do desejo de contar histórias, que cresceu dentro dela após ler o livro “Abusado”, do repórter da TV Globo Caco Barcellos.

Logo após o processo de pré-produção de seu filme, Claudia teve outra experiência transformadora. Ela passou uma temporada de sete meses na África, gastos entre um curso realizado pelo Amani Institute, no Quênia, e uma viagem pela África do Sul.

— Este tempo na África ressignificou a minha vida, fez com que eu enxergasse as muitas semelhanças entre nós e eles. Assim como aqui, as mulheres lá têm uma autoestima muito baixa por conta dos seus cabelos. É uma coisa também incentivada por uma sociedade patriarcal. No Quênia, os homens dizem que o cabelo das mulheres é puffy (duro) e por isso, muitas acabam raspando a cabeça. — conta. — Na África do Sul, por outro lado, vi de perto os ensinamentos de Nelson Mandela, que sempre pregou igualdade de oportunidades acima de tudo.

+ sobre o tema

Espelho: Cápsulas de autoestima, vacinas contra o preconceito, anabolizantes da igualdade

por Flavia Oliveira no O Globo Da galeria de imagens...

Exposição “Todas as faces de Maria” homenageia as mulheres negras.

Ontem foi a abertura da exposição “Todas as faces...

Racismo histórico: Como mulheres negras da mitologia foram retratadas como brancas pela Arte

Guerra de Titãs foi um dos filmes mais populares de...

A sobrevida da geladeira e a vida das Marias

Carregamos nos braços nossa herança, nossas histórias e através...

para lembrar

Laudelina Campos de Melo, a heroína negra que lutou para garantir direitos às domésticas no Brasil

Líder sindical teve uma trajetória que combinou luta por...

A história da minha negritude

Eu comecei a ter contato com o mundo fora...

Filha de Mano Brown expõe racismo: “Ninguém passa a mão no seu cabelo”.

Nas úlitmas semana, o caso de racismo envolvendo Titi,...

3a edição do Mercado di Pret@ será realizado no Rio de Janeiro

Nos dias 07, 08 e 09 de novembro de...
spot_imgspot_img

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...
-+=