Curta sobre movimento negro estreia na USP

No dia 13 de abril estreia o documentário USP 7%, que mostra a luta do movimento negro por inclusão na USP desde a década de 1980. No documentário, quatro pessoas negras diretamente envolvidas com a Universidade contam suas histórias de resistência e militância, ilustrando o que é ser negro na sociedade brasileira.
O filme foi dirigido pelos jornalistas Daniel Mello e Bruno Bocchini e financiado pelo edital Curta-Afirmativo: Protagonismo da Juventude Negra na Produção Audiovisual. A trilha sonora foi feita pelo Núcleo de Artes Afrobrasileiras da USP. O grupo fez ainda uma performance exclusiva para o filme, trazendo a raiz africana para dentro da discussão sobre negritude e racismo.

por FERNANDO MARGARIAN DE FREITAS, do Jornal do Campus 

Na página do filme nas redes sociais, os idealizadores contaram um pouco dos percalços na execução do projeto: “Falar de racismo é enfrentá-lo. Não existem subterfúgios ao se entrar nesse campo. Por isso, antes mesmo da primeira filmagem, já estávamos na briga.” Segundo eles, o edital que os contemplou, voltado para produtores e diretores negros, foi alvo de uma ação judicial: “Foi um ano de atraso e expectativa. Acusar as ações afirmativas de racismo, invertendo o discurso, tem sido argumento recorrente daqueles que buscam impedir as mudanças na estrutura sócio-racial brasileira.”

Somente em 2014 o documentário foi a cabo. Aguardado com expectativa por diversos grupos, o filme, agora concluído, terá exibição no Núcleo de Consciência Negra (NCN) da USP, com debate após a exibição entre os diretores do filme e membros da Frente Pró-Cotas. Ao longo do ano ele também participará do roteiro de festivais nacionais, e serão feitas exibições para a promoção de debates sobre racismo e cotas na USP e outras instituições que manifestarem interesse.

EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO
USP 7 %
Quando? Segunda-feira, 13 de abril, às 18h
Onde? No Núcleo de Consciência Negra
Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues,
travessa 4, bloco 3, Cidade Universitária.
Cena de documentário USP 7%, de Daniel Mello e Bruno Bocchini, que aborda a questão racial na USP
FOTO: DIVULGAÇÃO

 

+ sobre o tema

Filme de Wagner Moura sobre Marighella abre seleção de atores

Filme de Wagner Moura sobre Marighella abre seleção de...

Adiamento da ação que questiona terras quilombolas visa desmobilizar luta, diz líder

O STF suspendeu, nesta quarta, o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade...

Novembro Negro tem programação unificada na UFMG

Espetáculos culturais, rodas de conversa sobre percurso de alunos...

para lembrar

spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=