Da era dos direitos à guerra de todos contra todos

Entre as grandes transformações regressivas das ultimas décadas no mundo está a passagem da hegemonia de um modelo de bem-estar social à de um modelo liberal de mercado. No primeiro o Estado assumia a garantia de direitos da população, na segunda o Estado se retira e deixa o mercado promover a guerra de todos contra todos.

Por EMIR SADER, do Brasil 247 

No Brasil, foi a partir de 1930 que o Estado começou a assumir a responsabilidade sobre os direitos da massa da população, antes totalmente excluída da ação do Estado. A criação do Ministério do Trabalho e a criação das políticas que garantem a aposentadoria dos trabalhadores foi o símbolo maior de um governo que rompia com aquele, das oligarquias, para quem “a questão social é questão de policia”, nas palavras de Washington Luis.

Foi necessário que, a partir do ressurgimento do liberalismo, sob sua forma neoliberal que, conforme as palavras de Ronald Reagan, “o Estado deixou de ser solução, para ser problema”. A regressão da ação estatal, a promoção do Estado mínimo e da centralidade do mercado, afetam basicamente a quem tinha no Estado um mecanismo de defesa dos seus direitos.

O diagnóstico de fazer recair sobre os gastos do Estado a responsabilidade pela recessão econômica foi sempre seletiva. Os subsídios e outras vantagens que favorecem o capital foram sempre mantidos e incrementados, enquanto os recursos que protegem os trabalhadores pagaram o preço da retração do Estado.

Esse diagnóstico equivocado, que não levou, em nenhuma parte do mundo, a economia a voltar a crescer e a gerar empregos minimamente decentes, é o mote para incrementar a superexploração dos trabalhadores onde o modelo neoliberal volta a ser implementado. Na Argentina, 7 entre 10 jovens de até 17 anos, hoje são pobres – um dado escandaloso para um pais em que a classe média se retrai e se empobrece aceleradamente graças às brutais políticas favoráveis ao capital financeiro que predominam lá e aqui.

Quando o movimento sindical conseguiu diminuir gradativamente a extensa jornada de trabalho – que chegava a 14 e a 16 horas no inicio do capitalismo -, foi restando aos empresários melhorar a tecnologia, para intensificar a exploração da mão de obra, em jornadas menos longas. Diminuía a jornada e melhorava a produtividade.

No neoliberalismo voltaram, de forma escancarada, as formas de superexploração da força de trabalho. As medidas aprovadas ontem por 50 senadores eleitos pelos brasileiros promovem a extensão da jornada de trabalho, diminuindo o tempo de refeição, permitem as mulheres grávidas e que amamentam seus filhos a fazerem-no em condições insalubres, as contratações de mão-de-obra não terão a proteção do mínimo legal em termos de horas de trabalho da jornada e de remuneração.

Em suma, enquanto os capitais giram na especulação financeira, não produzindo bens, nem empregos. Enquanto a escandalosa especulação das grandes empresas e o uso de paraísos fiscais corre impunemente, o Congresso intensifica a exploração impiedosa dos trabalhadores para que essas atividades antissociais disponham de mais recursos.

Cinquenta senadores votaram os maiores retrocessos nos direitos dos trabalhadores desde que a CLT foi implementada, desde que o Estado passou a garantir direitos básicos da classe trabalhadora. As denúncias foram feitas nas suas caras pelos bravos senadores – e especialmente senadoras – da oposição, para que não ficasse nenhuma duvida em relação às monstruosidades que estavam votando. Nenhum deles é inocente e vão ter que pagar para o resto de suas carreiras publicas essa atitude.

Mais do que nunca fica claro que o movimento popular tem que se empenhar em mudar radicalmente a composição do Congresso. Esse Senado e essa Camara não caíram do céu. Foram dolorosamente eleitos pelo voto popular. Os movimentos populares – de sindicatos a movimentos culturais, de associações de bairro a movimentos de mulheres, de negros, de jovens – têm que definir cotas de parlamentares a serem depositários justos dos votos populares. E têm que fazer da campanha parlamentar um espaço de denuncia e de escracho de todos os parlamentares que votaram contra os interesses da massa da população brasileira.

Quando o capitalismo foi menos liberal e o Estado assumiu mais responsabilidades sociais, o capitalismo foi menos injusto, como no caso do Estado de bem-estar social na Europa. Quando o capitalismo voltou a ser plenamente liberal, se tornou mais escancaradamente injusto e se volta para o favorecimento mais aberto da minoria que detém os grandes capitais e contra a massa dos que trabalham e produzem, com suas mãos e seus cérebros, a riqueza das nossa sociedades. Quando o Estado se retrai, deixa operar os mecanismos selvagens do mercado, que joga todos contra todos, favorecendo abertamente o poder do capital, acumulado pela exploração dos trabalhadores. A guerra de todos contra todos é não apenas imoral, como injusta, porque pune justamente aos que trabalham, para favorecer os que vivem de renda e da superexploração do trabalho.

+ sobre o tema

Detenção de Mano Brown exemplifica a mensagem de Cores e Valores

Pedro Paulo Soares Pereira, 44 anos, também conhecido como...

A inteligência de cada um

Estudos mostram que a genética é crucial. Outros fatores...

Últimas tropas de combate dos EUA deixam o Iraque

Segundo redes americanas, tropas deixam o país em direção...

Manifestações livres sobre qualquer assunto

Por Leno F. Silva De novo, mais uma...

para lembrar

Por conta de nova gripe, férias são prorrogadas em escolas estaduais de SP

Fonte: O Globo - Aulas devem começar apenas no...

Gostaria de trabalhar como voluntario da ADD Sports Arena na XIII REATECH?

    Gostaria de trabalhar como voluntario da ADD Sports Arena...

Sonia Sotomayor é nomeada à Suprema Corte dos EUA

Fonte: G1 - Indicada por Obama, ela vai ser...

Brasil quer levar desigualdade e impostos para a mesa de discussão do G20

O governo brasileiro pretende levar para a mesa de discussão do G20 os efeitos da desigualdade e sua relação como a política econômica e...

Primeira mulher trans a liderar bancada no Congresso, Erika Hilton diz que vai negociar ‘de igual para igual’

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) foi aclamada nesta quarta-feira como líder da bancada da federação PSOL-Rede, que hoje conta com 14 deputados, se tornando a...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...
-+=