Danielton Fabris Silva – Racista da Bienal do Livro é indiciado por delegada da 42a. DP

A doutora Adriana Belém, delegada titular da 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes), indiciou nesta segunda-feira (12) por racismo o funcionário do estande da Editora Abril na Bienal do Livro, no Rio., que terminou nesse último final de semana. O caso será enviado em até 30 dias para o Ministério Público, que vai decidir se aceita ou não a denúncia. Segundo pronunciou a delegada, a pena pode variar de um a três anos de prisão.

Como se sabe, o tal funcionário teria agredido com ofensas racistas a duas alunas do Colégio Estadual Briggs, de Niterói, quando elas visitavam juntamente com outras alunas e professoras a XVIa. Bienal do Livro. O funcionário do estande da Editora Abril negou as senhas para a palestra de um atordizendo para as meninas que “não gostava de negros” e que as estudantes seriam “negras do cabelo duro”, e, em seguida, ofendeu o resto do grupo, os chamando de “negros, favelados e sem educação”.

A delegada afirma que o funcionário, que é de uma empresa terceirizada que representa a editora no Rio e no Espírito Santo, ouvido nesta segunda na Delegacia negou as ofensas e se referiu às estudantes como “morenas escuras, quase negras”. A doutora Adriana adianta adiantou: “Mas ele caiu em contradição em vários momentos, como quando disse que poderíamos requisitar as fitas de gravação do estande e depois voltou atrás dizendo que não havia câmeras no estande. Ele nega tudo, mas não se trata da palavra de uma pessoa contra a palavra de outra. Temos mais de dez testemunhas do caso. Nem a confusão no estande ele admite, mas é certo que alguma coisa grave aconteceu lá. Todos os adolescentes disseram que ele ofendeu as meninas e o restante do grupo”. Ele caiu em contradição disse a dra. Adriana Belém. A Editora Abril nao quis comentar o caso.

A Diretora da Escola, que acompanhava o grupo de alunas na ocasiao, fez um Registro de Ocorrência, na 77ª Delegacia de Polícia, em Niterói, sob o nº 077-05231/2011-01, e encaminhou aos órgãos competentes do Estado (Cedine, Supir).”

(É isso aí – denúncia, cadeia, processo e reparacoes: esses devem ser os procedimentos legais para o tratamento de Crimes Hediondos de Racismo no Brasil. Já aguentamos muito esse tipo de violencia contra nós, nossas famílias e principalmente contra nossas criancas e jovens. Chega!!!! Devemos, por outro lado, marcarmos presenca coletiva toda vez que casos com esses vierem à tona. E os Movimentos Sociais Negros e de Direitos Humanos devem criar vigilancias rápidas e constantes para cobrir e assessorar as vítimas, principalmente as pessoas da nossa comunidade que nao tem acesso fácil aos meios de comunicacao e aos tramites burocráticos legais. Vamos travar esse combate na Denúncia permanente, nas barras dos trinunais e nas reparacoes devidas às vítimas desse crime medonho…)

“Discriminação racial: toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício, em igualdade de condições, de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública ou privada.” Art. 2º, inciso I do Estatuto da Igualdade Racial. –

A secretária nacional de Combate ao Racismo da CUT, Maria Júlia Reis Nogueira, declarou: “É inaceitável que o representante de uma editora, que teoricamente deveria prezar pela divulgação do conhecimento e da cultura, tenha se manifestado de forma tão preconceituosa e racista”, declarou . Na verdade, ressaltou, “este é o tipo de postura criminosa que semanalmente temos acompanhado nas páginas da Veja, revista que tem revelado uma profunda discriminação pelo Brasil e pelos setores populares”.

Fonte: Ras Adauto

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

Carta de repúdio ao racismo praticado na formatura de História e Geografia da PUC

Durante a tradicional cerimônia de formatura da PUC, onde...

PARANÁ: Caso de racismo leva treinador a pedir demissão no estadual

  O treinador Agenor Picinin pediu demissão do...

‘Prefiro que a loira me atenda’, diz cliente a atendente negra em restaurante

Após ser atendida pela funcionária branca e de cabelos...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=