De testemunha de Jeová a voz do funk LGBT, MC Linn da Quebrada se diz ‘terrorista de gênero’

MC Linn da Quebrada cresceu no interior paulista em uma família simples e religiosa. A mãe, alagoana, era empregada doméstica, e ela cresceu entre Votuporanga e São José do Rio Preto, até retornar à zona de leste de São Paulo e se tornar uma das novas vozes de um movimento crescente na música brasileira: a dos artistas que colocam em pauta a questão do gênero.

Por Néli Pereira, da BBC 

Transexual de 25 anos, MC Linn não fala só sobre os direitos TLGB (Transexuais, Lésbicas, Gays e Bissexuais), mas trata também do direito de ser afeminada, ou de “enviadecer”, como ela coloca em uma das suas músicas com conteúdo bem explícito e cujos videoclipes já têm mais de cem mil visualizações no YouTube.

“Passei uma vida inteira ouvindo que ‘ser viado não é uma coisa legal’, que ser travesti é perigoso e vai trazer problemas. E eu não estou dizendo que é fácil, mas que é possível e lindo ser transviada – é uma possibilidade feliz.

“Eu venho de uma criação religiosa muito rígida, eu era testemunha de Jeová, então tive o corpo muito disciplinado, domesticado pela Igreja e pela doutrinação, que me privava dos meus desejos. Era como se ele não me pertencesse. Até eu tomar o bastião de liberdade há alguns anos e me assumir”, conta.

linnnnnnn

Ela chegou a fazer alguns raps, mas foi no funk que encontrou a melhor forma de se expressar.

“Eu vivi na periferia com minha mãe, e lá a música comunica – música como o funk, o samba, de preto e preta, de linguagem direta, que movimenta o corpo. Também ali tive contato com as músicas TLGB, músicas de bicha, que estão nas baladas. E percebi que esse tipo de música me movimentava mas estava somente relacionada ao universo machista. E por acreditar que a música também é um espaço a ser ocupado e contaminado, por que não eu fazer algo que eu quisesse ouvir? Foi aí que eu decidi começar meu trabalho com as minhas histórias.”

A explosão do gênero na música

Assim como Linn, outros artistas como Liniker, As Bahias e a Cozinha Mineira, Jaloo e Johnny Hooker também vêm abordando as questões de gênero – nem sempre por discursos explícitos nas letras, mas pela exposição de mídia e por se colocarem como são – trans, não binários, travestis – ao público.

Linn atribui essa explosão de artistas que tratam de alguma forma da questão de gênero às redes criadas pela internet e reconhece que “há interesse em que isso se torne um produto de alguma forma”.

“Estamos num momento de tomada dos meios de produção, a internet facilitou as coisas. A diferença é que hoje nós conseguimos ser vistas: consigo ver que tem trans lá no Nordeste fazendo coisas maravilhosas de que eu não iria saber antes. Eu mesma, bicha da favela, consigo ser vista e conhecida pelo meu trabalho. Além disso, acho que há um interesse mercadológico nisso tudo.”

‘Terrorista de gênero’

Ativista, MC Linn colaborou com a formação da ONG ATRAVESSA (Associação de Travestis de Santo André) e se considera “bicha, trans, preta e periférica. Nem ator, nem atriz, atroz. Performer e terrorista de gênero”.

Questionada pela reportagem sobre a necessidade de ser uma “terrorista” nesse sentido, ela responde com outra pergunta: “Será que não fomos por tempo demais inofensivas? Não está na hora de a gente passar a dar medo, a assustar? E também a se assustar, se pôr em risco? Por isso me coloco nessa posição: eu quero duvidar da imagem consolidada há tanto tempo no espelho. Eu quebro esse espelho para que possa me reinventar. É preciso ter muita coragem para sair como eu saio na rua, porque as pessoas não matam só com faca ou com balas. O discurso também mata. Os olhares pelas ruas também nos matam e nos oprimem, e é preciso que todos os dias eu mesma me encoraje para poder ser”.

E trabalho dela, além de autoral tem também um viés político de “empoderamento”.

“Tudo que a gente faz é politica. A roupa que eu escolho para sair na rua é política, a escolha de sair maquiada ou não também. Cada palavra que eu digo numa musica ou numa conversa informal é política, tem efeitos e diz respeito a uma atitude, a um posicionamento.”

MC Linn aposta no efeito que a obra dela pode ter – para si mesma, para outras trans e para o mercado da música no Brasil.

“Apesar da facilidade maior de produzir, não é fácil entrar em alguns espaços. Para algumas pessoas como eu, às vezes não é fácil nem sair de casa, é um ato de coragem tomar o próprio corpo. Então eu espero que minha música consiga ser ouvida e com isso, outras pessoas possam ter a coragem de ser, de existir, e a gente possa estabelecer esses vínculos para sobreviver”, diz.

“Eu não sou a rainha do empoderamento, uma diva, nada disso. Eu sou só uma bichinha da favela, mais uma, como qualquer outra – e qualquer outra também pode produzir.”

+ sobre o tema

Arthur, transexual de 13 anos: “Acham que só quero chamar atenção”

Mesmo enfrentando preconceito e incompreensão fora de casa, o...

O discurso da tolerância como domesticação

Apenas uma sociedade profundamente intolerante pode invocar a necessidade...

Sem alarde nem preconceito Vigor aborda homossexualidade em anúncio para Facebook

Pode até ser que abordar homossexualidade em 2014 já...

Expulso de casa por ser gay, jovem divulga vídeo de briga com os pais

Pais evocam argumentos bíblicos para dizer que filho gay...

para lembrar

O funk da periferia: o feminismo das mana e o feminismo bwana, por Roberta Gresta

Era certo que o clip “Vai, Malandra”, da Anitta,...

A força do kuduro em Angola e o funk no Brasil

O Kuduro, nascido nos musseques de Angola – similares às...

O preço do funk

Em ambiciosos produtos audiovisuais, os funkeiros cariocas Anitta e...
spot_imgspot_img

Filme de Claudinho e Buchecha, Nosso Sonho é maior bilheteria nacional de 2023

Filme que conta a história de Claudinho & Buchecha, Nosso Sonho se tornou o maior lançamento nacional de 2023. O longa dirigido por Eduardo Albergaria ultrapassou a marca de 430...

Livro fala sobre papel de mulheres negras nas produções de hip hop e funk em BH

“O nosso feminismo se inspira nas guerreiras africanas. Mães, avós, bisavós, tataravós, negra Dandara, Lélia Gonzalez, Luiza Mahin. Guerreiras que lutaram por mim”. O...

Criminalizar o funk é expressão de racismo da sociedade brasileira

O investimento público em arte é uma forma barata e simples de difundir e trazer respeito internacional para a cultura de um país. Você...
-+=