O único debate regional do segundo turno realizado no Brasil com os presidenciáveis foi confirmado para o dia 27 de outubro, quarta-feira, às 12h20. De fundamental importância na estratégia geopolítica nacional, a Região Nordeste pretende assim reunir os principais candidatos à presidência em torno de temas que, embora específicos, interessam a todos os eleitores do país, inclusive das regiões Sul e Sudeste, nas quais que concentra o maior número de nordestinos fora de seus Estados.
Os candidatos à presidência da Republica José Serra (PSDB/DEM/PTB/PPS/PMN/PTdoB), e Dilma Rousseff (PT,PMDB,PCdoB,PDT,PRB,PR,PSC,PSB,PTC,PTN) discutirão na próxima quarta-feira, 27, às 12h20, questões relativas ao futuro do Nordeste e suas características em debate regional realizado no estúdio da TV Aratu, em Salvador, e transmitido para cerca de 40 milhões de telespectadores através das 10 emissoras da rede SBT Nordeste e para todo o país através da internet.
A apresentação e moderação estarão a cargo do jornalista Carlos Nascimento, apresentador do SBT Brasil, com a participação de jornalistas e profissionais dos vários Estados e veículos. O debate terá duração de duas horas, dividas em quatro blocos.
Será o segundo debate regional da história do país – o primeiro foi realizado no primeiro turno, em Recife, pelo SBT Nordeste – focado na discussão do Futuro do Nordeste e suas características.
Os principais portais, sites e blogs nacionais transmitirão ao vivo, assim como o sites das emissoras participantes e as redes sociais, como o twitter do SBT Nordeste.
Organizado pelo SBT NORDESTE (que reúne dez emissoras de toda a região, em 8 estados, excetuando o Sergipe), o debate acontecerá Salvador – no mesmo molde do debate do 1º turno realizado em Recife – e será transmitido ao vivo para todo o país através das afiliadas e internet. A apresentação e moderação serão do jornalista Carlos Nascimento, apresentador e âncora do Jornal SBT Brasil e do Jornal SBT. As perguntas serão feitas por jornalistas convidados de diferentes estados das regiões e das tevês participantes, em revezamento, nos blocos.
“Discutir as questões do Nordeste é fundamental, pois somos a região que mais cresce no país, somamos oportunidades, concentramos grande parte da população e, no entanto, temos o maior índice de analfabetismo e mortalidade infantil” argumenta Nei Bandeira, Diretor da TV Aratu, afiliada do SBT na Bahia. “É preciso enxergar o potencial de desenvolvimento da região e criar propostas concretas de políticas públicas para diminuir as disparidades sociais que temos aqui” conclui Bandeira.
Com base nos resultados do debate realizado no primeiro turno e na expectativa da população, as emissoras integrantes da rede SBT Nordeste acreditam que este será um novo marco na história política do país, visto que os candidatos terão a oportunidade de aprofundarem temas específicos da região, cujo interesse é nacional, como melhorias na saúde e educação, construção de novas estradas, transposição do Rio São Francisco, concentração local do maior número de bolsas- família do país, entre outros.
O debate poderá ser acompanhado em todo o país online, via internet, em blogs e sites nacionais e das emissoras afiliadas, além do Twitter. As redes sociais também estão sendo mobilizadas.
Fonte: Arauto Online