Debate regional com presidenciáveis discutirá o futuro do Nordeste

O único debate regional do segundo turno realizado no Brasil com os presidenciáveis foi confirmado para o dia 27 de outubro, quarta-feira, às 12h20. De fundamental importância na estratégia geopolítica nacional, a Região Nordeste pretende assim reunir os principais candidatos à presidência em torno de temas que, embora específicos, interessam a todos os eleitores do país, inclusive das regiões Sul e Sudeste, nas quais que concentra o maior número de nordestinos fora de seus Estados.

Os candidatos à presidência da Republica José Serra (PSDB/DEM/PTB/PPS/PMN/PTdoB), e Dilma  Rousseff (PT,PMDB,PCdoB,PDT,PRB,PR,PSC,PSB,PTC,PTN) discutirão na próxima quarta-feira, 27, às 12h20, questões relativas ao futuro do Nordeste e suas características em debate regional realizado no estúdio da TV Aratu, em Salvador, e transmitido para cerca de 40 milhões de telespectadores através das 10 emissoras da rede SBT Nordeste e para todo o país através da internet.

A apresentação e moderação estarão a cargo do jornalista Carlos Nascimento, apresentador do SBT Brasil, com a participação de jornalistas e profissionais dos vários Estados e veículos. O debate terá duração de duas horas, dividas em quatro blocos.

Será o segundo debate regional da história do país – o primeiro foi realizado no primeiro turno, em Recife, pelo SBT Nordeste – focado na discussão do Futuro do Nordeste e suas características.

Os principais portais, sites e blogs nacionais transmitirão ao vivo, assim como o sites das emissoras participantes e as redes sociais, como o twitter do SBT Nordeste.

Organizado pelo SBT NORDESTE (que reúne dez emissoras de toda a região, em 8 estados, excetuando o Sergipe), o debate acontecerá Salvador – no mesmo molde do debate do 1º turno realizado em Recife – e será transmitido ao vivo para todo o país através das afiliadas e internet. A apresentação e moderação serão do jornalista Carlos Nascimento, apresentador e âncora do Jornal SBT Brasil e do Jornal SBT. As perguntas serão feitas por jornalistas convidados de diferentes estados das regiões e das tevês participantes, em revezamento, nos blocos.

“Discutir as questões do Nordeste é fundamental, pois somos a região que mais cresce no país, somamos oportunidades,  concentramos grande parte da população e, no entanto, temos o maior índice de analfabetismo e mortalidade infantil” argumenta Nei Bandeira, Diretor da TV Aratu, afiliada do SBT na Bahia. “É preciso enxergar o potencial de desenvolvimento da região e criar propostas concretas de políticas públicas para diminuir as disparidades sociais que temos aqui” conclui Bandeira.

Com base nos resultados do debate realizado no primeiro turno e na expectativa da população, as emissoras integrantes da rede SBT Nordeste acreditam que este será um novo marco na história política do país, visto que os candidatos terão a oportunidade de aprofundarem temas específicos da região, cujo interesse é nacional, como melhorias na saúde e educação, construção de novas estradas, transposição do Rio São Francisco, concentração local do maior número de bolsas- família do país, entre outros.

O debate poderá ser acompanhado em todo o país online, via internet, em blogs e sites nacionais e das emissoras afiliadas, além do Twitter. As redes sociais também estão sendo mobilizadas.

Fonte: Arauto Online

+ sobre o tema

Movimentos africanos de independência podem seguir exemplo do Sul do Sudão

Por António Cascais, DW   Opinião é do diplomata português Victor...

Dia de Yemanjá, 02 de fevereiro, é dia de festa no mar

Segunda-feira, 02 de fevereiro, há exatos 82 anos, se...

Ana Maria Gonçalves estreia texto no teatro sobre Itamar Assumpção

A escritora Ana Maria Gonçalves comemora seu primeiro texto...

Jazz como denúncia do racismo policial

Sobre Ku Klux Klan Police Department, de Christian Scott...

para lembrar

Revista New African designa 100 Africanos mais influentes

A New African, uma revista africana, divulgou no seu...

Em resposta a Trump, jogadores e até dono dos Jaguars cruzam braços e ajoelham durante hino dos EUA

Em resposta às polêmicas relacionadas ao presidente Donald Trump,...

Semana de combate à intolerância religiosa: a força política dos terreiros

Nesta sexta encerra-se uma semana de debates e discussões...

‘Reza de Mãe’ para que a Casa Grande siga surtando!

Domingo era dia de refresco, mas o suco vinha...
spot_imgspot_img

Milton Nascimento recebe título de Doutor Honoris Causa pela Unicamp

O cantor Milton Nascimento recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A honraria foi concedida em novembro de 2024. A entrega aconteceu na casa do artista,...

Paraense Brisas Project acaba de lançar seu EP PERDOA

Está no mundo o primeiro EP de Brisas Project. PERDOA é uma obra em quatro faixas que explora uma sonoridade orientada ao Pop Rock, Lo-fi e...

Quem são os ex-escravizados que deixaram o Brasil em direção à África no século 19

Em seu mais recente livro, o pesquisador Carlos Fonseca conta a trajetória dos retornados, escravizados libertos e seus descendentes que deixaram o Brasil e retornaram...
-+=