Decatletas lutam por vaga na equipe que irá ao Pan de Guadalajara

Prazo para líderes do ranking e índices é 28 de agosto; modalidade vem crescendo no país

Passar dos 8.000 pontos e assegurar índice para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, é o desafio dos superatletas brasileiros do decatlo – o que vale é a pontuação de dez provas combinadas, em dois dias seguidos de competição.

Anderson Venâncio, Carlos Chinin e Luís Alberto de Araújo estão na briga pela vaga. Todos concordam que a modalidade cresceu nos últimos anos, com resultados como os de Chinin, segundo brasileiro a fazer mais de 8.000 pontos, e Luís Alberto, vencedor da etapa de Desenzano del Garda do circuito da Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo) e do Sul-Americano. Anderson e Luís Alberto são treinados por Edemar Alves; Chinin, por Neílton Moura, do clube BM&F/Bovespa.

Atual líder do ranking brasileiro do decatlo, com 8.068 pontos (de Kladno, em 16 de junho), Chinin está pré-convocado para os Jogos Pan-Americanos de Gudalajara, em outubro, e tem até 28 de agosto, data-limite para a formação da seleção brasileira, para confirmar a vaga.

Nessa data, para as provas individuais, serão convocados os líderes do ranking. Um segundo atleta por prova pode ser chamado, desde que, também até o dia 28, tenha conquistado o índice estabelecido pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), que no caso do decatlo é 8.186 pontos.

O índice para o Pan, no México, em outubro, é alto para as provas combinadas. Mas o técnico Edemar Alves destaca que o decatlo está em crescimento no país.

– Já faz tempo que o Pedro Ferreira [da Silva Filho] ultrapassou 8.000 pontos [é o recordista sul-americano com 8.266, de abril de 1987]. Mas a modalidade voltou a crescer.

Anderson Venâncio e Luís Alberto Araújo seguem com o desafio de tentar índice para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. “Por erros bobos”, Anderson ainda não melhorou sua marca, segundo ele mesmo (tem 7.764). Luís Alberto ressaltou a evolução do fim de 2010 para agora (está com 7.944, bem perto dos 8.000), depois de melhorar no arremesso do peso e nos lançamentos do disco – principalmente – e do dardo.

A Rede Record transmitirá os Jogos Olímpicos de Londres-2012 com exclusividade na TV aberta brasileira, e também pela internet. A emissora também detém os direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara-2011 e Toronto-2015, e da Olimpíada do Rio de Janeiro-2016.

 

Fonte: Rederecord

+ sobre o tema

Moçambique: É preciso capacitar jornalistas para não andarem “atrelados” a instituições

Os jornalistas moçambicanos continuam a enfrentar intimidações, ameaças de...

Convênio entre FCP e TRE-CE beneficia mais de 3 mil quilombolas

Por Ascom/FCP O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará divulgou...

Mestre de bumba-meu-boi Seu Teodoro morre aos 91 anos

Morreu às 3h20 deste domingo (15) no Hospital...

para lembrar

Espetáculo Negra Palavra – Solano Trindade estreia no Teatro Wedo!

A vida e obra de Solano Trindade, poeta pernambucano...

Muniz Sodré ginga palavras para alcançar algo da vida

Dona Cida! Licença! Hoje quando meti meus chinelos e fui...

Do racismo às críticas sem jeito. Hamilton ataca

Esta semana foi em cheio para o tetracampeão do...
spot_imgspot_img

Festival literário propõe amor e diversidade como antídotos ao extremismo

O Festival Literário Internacional de Paracatu - Fliparacatu - vai colocar no centro do debate o amor, a literatura e a diversidade como pilares...

O atleta negro brasileiro que enfrentou o nazismo nas Olimpíadas de 1936

A poucos dias da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, em uma Europa cada vez mais temerosa com a agenda política de forças alinhadas...

Gilberto Gil afirma que não se aposentará totalmente dos palcos: “continuo querendo eventualmente cantar”

No fim de junho, saiu a notícia de que Gilberto Gil estava planejando sua aposentadoria dos palcos. Segundo o Estadão, como confirmado pela assessoria do...
-+=