Decatletas lutam por vaga na equipe que irá ao Pan de Guadalajara

Prazo para líderes do ranking e índices é 28 de agosto; modalidade vem crescendo no país

Passar dos 8.000 pontos e assegurar índice para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, é o desafio dos superatletas brasileiros do decatlo – o que vale é a pontuação de dez provas combinadas, em dois dias seguidos de competição.

Anderson Venâncio, Carlos Chinin e Luís Alberto de Araújo estão na briga pela vaga. Todos concordam que a modalidade cresceu nos últimos anos, com resultados como os de Chinin, segundo brasileiro a fazer mais de 8.000 pontos, e Luís Alberto, vencedor da etapa de Desenzano del Garda do circuito da Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo) e do Sul-Americano. Anderson e Luís Alberto são treinados por Edemar Alves; Chinin, por Neílton Moura, do clube BM&F/Bovespa.

Atual líder do ranking brasileiro do decatlo, com 8.068 pontos (de Kladno, em 16 de junho), Chinin está pré-convocado para os Jogos Pan-Americanos de Gudalajara, em outubro, e tem até 28 de agosto, data-limite para a formação da seleção brasileira, para confirmar a vaga.

Nessa data, para as provas individuais, serão convocados os líderes do ranking. Um segundo atleta por prova pode ser chamado, desde que, também até o dia 28, tenha conquistado o índice estabelecido pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), que no caso do decatlo é 8.186 pontos.

O índice para o Pan, no México, em outubro, é alto para as provas combinadas. Mas o técnico Edemar Alves destaca que o decatlo está em crescimento no país.

– Já faz tempo que o Pedro Ferreira [da Silva Filho] ultrapassou 8.000 pontos [é o recordista sul-americano com 8.266, de abril de 1987]. Mas a modalidade voltou a crescer.

Anderson Venâncio e Luís Alberto Araújo seguem com o desafio de tentar índice para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. “Por erros bobos”, Anderson ainda não melhorou sua marca, segundo ele mesmo (tem 7.764). Luís Alberto ressaltou a evolução do fim de 2010 para agora (está com 7.944, bem perto dos 8.000), depois de melhorar no arremesso do peso e nos lançamentos do disco – principalmente – e do dardo.

A Rede Record transmitirá os Jogos Olímpicos de Londres-2012 com exclusividade na TV aberta brasileira, e também pela internet. A emissora também detém os direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara-2011 e Toronto-2015, e da Olimpíada do Rio de Janeiro-2016.

 

Fonte: Rederecord

+ sobre o tema

Rihanna começa turnê brasileira neste sábado em São Paulo

Além do Rock in Rio, ela se apresenta em...

Kobe se despede com show e emoção em noite de virada incrível dos Lakers

A quarta-feira (13) foi histórica para o basquete. O...

Dana White confirma luta entre Anderson Silva e Chael Sonnen

O que todos que acompanham MMA já imaginavam foi...

Elza Soares e Emicida

A carreira de Emicida teve início no começo dos...

para lembrar

Com filme novo, Spike Lee fala de seu jeito de fazer cinema

"Cara, se você não pode apostar em si mesmo,...

Espanhóis exaltam ‘renascer’ de Ronaldinho no Atlético-MG

  Um dos principais jornais esportivos da Catalunha, o Sport...

Amigos e admiradores de Ellen Oléria revelam verdadeira devoção na torcida

Quando ouviu Ellen Oléria cantar Maria Maria, João Gabriel...

FUNK BRASIL – 40 Anos de Baile

Cultne registrou o musical inédito, "Funk Brasil 40 anos...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Jamaicano de 16 anos bate recorde de Bolt que durava desde 2002

A Jamaica tem uma nova promessa no atletismo. O jovem Nickecoy Bramwell, de 16 anos, quebrou um recorde de Usain Bolt que durava desde...

Rebeca Andrade lidera Brasil à prata por equipes no Pan-Americano

Rebeca Andrade estreou com uma medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos. Neste domingo, a campeã olímpica liderou o Brasil ao pódio por equipes em...
-+=