Déda destaca importância do reconhecimento da Praça São Francisco – Sergipe

“Esta é uma vitória que resgata 450 anos de história. O berço de Sergipe virou Patrimônio da Humanidade”, com esta afirmação, o governador Marcelo Déda avaliou a importância da deliberação pela Unesco que escolheu o conjunto da Praça São Francisco, em São Cristóvão, para ser incluído na lista do Patrimônio Cultural da Humanidade. A afirmação foi realizada durante uma coletiva concedida no Palácio dos Despachos.

A escolha ocorreu durante a 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, em Brasília, no final da tarde do último domingo, 1º, na disputa com 38 sítios de diversos continentes. “Esta é uma notícia da mais alta relevância para o Estado de Sergipe. O título de Patrimônio da Humanidade só foi concedido a um seleto grupo de monumentos arquitetônicos, culturais ou naturais em apenas 17 municípios brasileiros”, destacou o governador.

“São Cristóvão é o 18º município brasileiro a receber o reconhecimento internacional da Unesco, tendo a sua principal praça incluída nesta lista. Este título põe de imediato a cidade de São Cristóvão e o Estado de Sergipe sob os olhos de toda a comunidade internacional, já que a Unesco divulga de forma intensa estas áreas protegidas, além de mobilizar os governos e organismos nacionais e internacionais no sentido de preservar estes espaços”, frisou Déda, ao evidenciar a importância do trabalho de construção e consolidação da candidatura de São Cristóvão pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Governo do Estado.

Significado histórico

Segundo Déda, muito além de um conjunto de monumentos históricos, a Praça São Francisco é um registro da luta, inteligência e cultura dos sergipanos. “Quem edificou aquela praça foram nossos antepassados dentro de um processo histórico de consolidação da civilização sergipana. A construção de São Cristóvão e a edificação daquela praça registram o encontro das culturas entre europeus, índios que aqui habitavam, e os negros africanos trazidos como escravos, dentro de um processo muitas vezes dramático de ocupação do território brasileiro e sergipano”, contextualizou Déda.

A documentação que deu suporte à candidatura sergipana contava, inclusive, com registros históricos inéditos, recolhidos no Arquivo Histórico de Simancas, na Espanha, onde se comprova a relação entre a Espanha e a Capitania de São Cristóvão num documento de 1605. Este registro consolida a representação de um fenômeno singular no Brasil e nas Américas, que tem como contexto o período ímpar da aliança entre as coroas portuguesa e espanhola sobre o domínio do reinado de Felipe II (1580-1640), que determinou, inclusive, o peculiar traço arquitetônico da Praça São Francisco com nítida influência espanhola.

“Com esta decisão, nós tivemos o reconhecimento efetivo de que a história do povo de Sergipe é parte da história da humanidade”, disse o governador. Déda também fez questão de agradecer ao apoio do presidente Lula, e à colaboração dos ministros da Cultura, Juca Ferreira; das Relações Exteriores, Celso Amorim, ao embaixador do Brasil na Unesco, João Carlos de Souza Gomes, e ao presidente do Iphan, Luiz Fernando Almeida, que defendeu pessoalmente a candidatura perante a comissão avaliadora, pela união de esforços concentrando a atuação dos organismos culturais e da diplomacia brasileira em torno da candidatura de São Cristóvão.

De acordo com o governador, após o período eleitoral, será promovido um grande ato que marcará a entrega oficial do diploma que reconhece esta conquista, e que ainda será marcada pela entrega da Ordem do Mérito Serigy, a mais alta honraria concedida pelo Governo do Estado a personalidades que contribuíram para esta conquista.

Dinâmica e preservação

Outro ponto abordado pelo governador durante a coletiva referiu-se à necessidade de complementação e ampliação dos investimentos na preservação dos monumentos, a exemplo dos investimentos de R$ 1,5 milhão recentemente realizados para a instalação de iluminação decorativa e implantação das redes elétrica e telefônica subterrâneas, para a constante valorização urbanística da cidade.

“A Unesco reavalia permanentemente a situação dos sítios escolhidos. Da mesma forma que recebemos, também poderemos perder este título se não tomarmos as medidas preventivas para garantir a manutenção e a correta utilização deste patrimônio”, lembrou o governador. Segundo ele, há a proposta para a criação de um comitê gestor, com verbas específicas, para manutenção, desenvolvimento e realização de eventos em parceria com a Prefeitura de São Cristóvão e instituições ligadas ao patrimônio histórico e cultural.

“Este é um título que traz uma influência direta na perspectiva de evolução turística do município. Ele é um selo que Sergipe terá e que outros estados não têm”, enfatizou o governador. “São Cristóvão passa a agregar ainda mais valor enquanto destino turístico de interesse internacional, retomando a sua vocação turística a partir da sua concessão. Nossa responsabilidade, a partir de agora, é sustentar essa colocação”, concluiu o governador.

População comemora

A boa notícia, aguardada há muito tempo pelos moradores de São Cristóvão, quebrou o protocolo da tradicional missa de domingo. Às 18h deste dia 1º de agosto, os fiéis saíram da paróquia e deram um abraço simbólico na Praça São Francisco, que acabara de receber o título de Patrimônio Histórico da Humanidade. Ao mesmo tempo, os sinos de todas as igrejas e conventos vizinhos tocaram como jamais se viu na localidade.

Alívio e emoção eram as sensações mais comuns entre os moradores da quarta cidade mais antiga do Brasil. Vestida com a blusa da campanha promovida pelo Governo do Estado em prol do título e abraçada na bandeira do município, a professora Vânia Dias Corrêa, 46, disse estar vivenciando uma das maiores alegrias de sua vida. “Foram dias de angústia à espera do resultado, mas valeu a pena. São Cristóvão Merece este título”, comemora Vânia.

Sua amiga e colega de profissão, a professora Georgina Néri, 45, conta que a mobilização teve uma importante frente de ação nas escolas. “Conscientizamos os alunos de que se nós ganhássemos seria muito bom para o futuro deles. Eles abraçaram a causa e se preocuparam mais em conservar a Praça. Além disso, eles foram à internet votar para que ganhássemos o título”, revela Georgina.

Morador de São Cristóvão desde que nasceu, o senhor Daniel Lima Costa, 67, possui uma residência bem ao lado da Praça. “Me criei aqui e sempre vi que todos os visitantes que chegam se encantam com a praça; acham belíssima”, comenta Daniel, que no ano de 1967 casou-se justamente na igreja situada no mesmo conjunto arquitetônico da Praça. “Tudo isso aqui faz parte de minha história”, conclui.

Há cinco anos pároco da igreja de São Francisco, o padre José Bernardino Santana disse ver o título de patrimônio histórico como uma vitória para o povo de São Cristóvão. “Todos esperavam ansiosamente por este momento. A esperança agora é que o município prospere, que este título traga benefícios para todos nós. Estamos muito felizes”, comentou o padre.

Lara Aguiar – Jornalista

+ sobre o tema

Rede social para negros quer dar visibilidade a políticos e empreendedores

A Black & Black, uma rede social brasileira indicada...

Exposição na Casa França Brasil conta a história do negro no Rio

Mostra reúne 500 peças, como bronzes do Benin, máscaras...

Quilombolas entrarão na justiça por danos morais

Federação Nacional de Associações Quilombolas (FENAQ) entrará com uma...

para lembrar

Zumbi é homenageado em cavalgada pela liberdade

Doze horas a cavalo pelas serras da Barriga...

ONU aprova Década do Afrodescendente a partir de 2013

Luciano Nascimento Repórter da Agência Brasil Brasília - O ano de...

HILTON COBRA – Novo Presidente da Fundação Palmares

Hilton Cobra, é o novo  presidente da Fundação Cultural...

Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana

A íntegra da política já está disponível para download. Lançado...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=