Defensoria Pública da União presta conta de resultados da parceria com a Seppir

A Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir) enviou na última quinta-feira (13) relatório das atividades realizadas em cooperação com a Defensoria Pública da União nos últimos dois anos. A DPU e a Seppir desenvolvem projetos de combate ao racismo e apoio a comunidades indígenas e de remanescentes de quilombolas.

Cursos, ações civis públicas, atendimentos extrajudiciais e várias outras iniciativas foram feitas em todas as regiões do país contra ocupação irregular de terras tradicionais, violação de direitos humanos, entre outros problemas. Alguns projetos da DPU  são permanentes, como o Projeto Dourados, que atende indígenas no Mato Grosso do Sul, e o Projeto Quilombola, que presta assistência a comunidades de descendentes de ex-escravos.

Entre as parcerias mais recentes está o III Curso de Capacitação de Defensores Públicos Federais no Atendimento às Comunidades Quilombolas, desenvolvido entre os dias 13 e 15 de dezembro de 2011. As atividades foram realizadas em Ibirapitanga, no interior da Bahia. Nos três dias de curso, ocorreram painéis onde autoridades e representantes dos quilombolas debateram sobre o atendimento jurídico às comunidades tradicionais.

De acordo com o documento, participaram das atividades em parceria com a Seppir as unidades da Defensoria Pública da União de Minas Gerais, Bahia, Pará, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Amapá. Espírito Santo, Rondônia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio de janeiro, Santa Catarina e São Paulo, localizadas nas capitais, e mais as unidades de Bagé (RS), Juiz de Fora (MG) e Pelotas (RS).

{rsfiles path=”17.01.11_Relatorio_SEPPIR.pdf” template=”default”}

Fonte: Defensoria Pública

+ sobre o tema

para lembrar

UFRJ adiciona vagas ao concurso de Docentes Equivalentes

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) publicou...

MEC registra mais de 322 mil inscritos na 3ª fase do Sisu

O Ministério da Educação (MEC) registrou total de 322.969...

Em uma semana casos de Covid-19 aumentam 300% nas escolas em SP, aponta Apeoesp

O Sindicato dos Professores do Ensino oficial do Estado...

Enem não servirá mais como certificação do ensino médio, diz ministro

Ministro da Educação, Mendonça Filho, confirmou que o Exame...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=