A democracia burguesa e as ilusões perdidas da luta anti-racista

No mês da consciência negra, participei de onze debates nos mais diferentes lugares: em universidades, coletivos de periferia, entidades religiosas, culturais, profissionais, entre outras. Os públicos, os mais variados possíveis. Isto mostra que o tema do combate ao racismo ganha corpo, transcende os espaços tradicionais de discussão e vem trazendo novas demandas para os ativistas anti-racismo.

Por Dennis de Oliveira  Do: Revista Fórum 

O que percebi de comum nestes debates todos foi a preocupação com a face mais cruel do racismo que é o genocídio da juventude negra. E mais que isto, a contradição exposta na situação de avanços institucionais na luta contra o racismo nos últimos doze anos, com a implantação de várias políticas públicas de promoção de negras e negros (como as cotas raciais) e o aumento da violência e do extermínio de jovens negros e negras na periferia. Há uma consternação e preocupação em vários ativistas, como se não estivesse fazendo efeito os avanços institucionais.

Isto tem levado a posições extremadas, como a negação da importância de qualquer avanço institucional ou da importância da participação em processos eleitorais. Em boa parte, isto ocorre por conta de um erro grave cometido por vários militantes do movimento negro que não fazem uma distinção entre governo e Estado, não percebendo, por ingenuidade ou não, que a natureza do Estado brasileiro é racista independente do governo de plantão.

Como diz o pensador marxista Louis Althusser, o Estado não se limita apenas a sua dimensão institucional, mas também – e, arrisco dizer, principalmente – aos aparelhos ideológicos de Estado, toda o arcabouço que dissemina as ideologias que dão sustentação as hierarquias sociais consolidadas. Por isto, o Estado é também a mídia hegemônica, a escola, a Igreja e outras instituições sociais que disseminam valores, idéias, crenças que dão sustentação a determinadas ideologias que interditam ou dificultam a implantação de medidas institucionais, mesmo que tenham sido implantadas por governos.

Por isto que a militância anti-racista é um confronto ideológico que não pode ficar limitada apenas e tão somente a ocupação dos espaços institucionais – diga-se de passagem, também lugares de confrontos ideológicos. Parafraseando Honoré de Balzac, é preciso que a militância anti-racista tenha estas “ilusões perdidas” da democracia burguesa.

Saiba mais sobre Questão Racial 

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

Faces Negras

No mês em que completa 15 anos, o G1...

Arte de fã reúnem 28 artistas e heróis negros em um grande crossover

Enquanto no Brasil temos as comemorações ao redor de figuras históricas...

País tem proporção recorde de candidaturas de mulheres e negros

O Brasil deverá ter uma proporção recorde de candidaturas...
spot_imgspot_img

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Militares viram no movimento negro afronta à ideologia racial da ditadura

Documento confidencial, 20 de setembro de 1978. O assunto no cabeçalho: "Núcleo Negro Socialista - Atividades de Carlos Alberto de Medeiros." A tal organização,...

Filme de Viviane Ferreira mescla humor e questões sociais com família negra

Num conjunto habitacional barulhento em São Paulo vive uma família que se ancora na matriarca. Ela é o sustento financeiro, cuida das filhas, do...
-+=