Dentista pós-graduada pela USP é eleita a “Melhor Dentista do Mundo” por ONG de SP

Paula Regina Ávila, pós-graduada pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP, recebeu o prêmio da ONG Turma do Bem das mãos do vice-presidente Geraldo Alckmin

O final do ano de 2023 foi marcado por uma bela conquista para a dentista Paula Regina Ávila, residente em Uberaba, Minas Gerais. Com uma trajetória acadêmica que inclui especialização da Unesp e mestrado e doutorado pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP, Paula foi eleita a Melhor Dentista do Mundo na 13ª edição do prêmio criado pela ONG Turma do Bem.

A premiação, que visa reconhecer o trabalho de profissionais da área odontológica, contou com a participação de dez competidores. A escolha do vencedor foi realizada por um júri composto pelos próprios profissionais envolvidos no projeto, considerando critérios como número de atendimentos, presença na imprensa, captação de recursos e mobilização do poder público para a promoção de políticas públicas na área.

Paula recebeu o prêmio das mãos do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, em uma cerimônia que emocionou a homenageada. Em entrevista à Rádio USP, Paula compartilhou sua surpresa e felicidade: “Confesso que não esperava, me senti muito surpresa, mas extremamente feliz. Agora, sinto uma responsabilidade ainda maior de fazer parte dessa turma do bem e contribuir para ajudar mais pessoas em Uberaba e em outras regiões.”

Educação como agente de transformação social

A trajetória de Paula na odontologia começou cedo, influenciada por sua odontopediatra aos 8 anos, e sua paixão pela profissão a levou a ingressar na faculdade aos 17. Apesar da ausência do sistema de cotas na época que prestou vestibular, Paula atribui sua conquista a seu esforço próprio, força que impulsionou seu progresso na profissão.

Paula destaca sua origem em uma família que valoriza a educação como agente de transformação social. O pai é economista, mas Paula foi criada somente pela mãe,  pedagoga, e hoje ela própria assume o papel central na criação de suas duas filhas, seguindo os princípios que moldaram sua própria trajetória. 

Cursou aprimoramento e aperfeiçoamento na Unesp em Araraquara e mestrado e doutorado na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP, e suas áreas de atuação são odontopediatria, ortopedia funcional dos maxilares e ortodontia. 

Mesmo inserida no universo acadêmico, Paula diz que houve momentos em que acreditava que alguns espaços não lhe cabiam, como fazer mestrado e doutorado, por exemplo. “Sempre fui a única negra em congressos, hoje há mais negros ingressando no ensino superior, mas depois da graduação são poucos que avançam, que têm acesso à educação continuada.” 

Além de seu trabalho voluntário individual em seu consultório, Paula se envolveu com a Turma do Bem atendendo ao convite do também cirurgião-dentista Fábio Bibancos, coordenador da organização. Ao participar da ONG, acabou se tornando coordenadora regional da Turma do Bem e, assim, reativou o trabalho de outros dentistas voluntários na região de Uberaba, cadastrando novos profissionais para contribuir com a causa. 

Paula destaca a importância do trabalho coletivo e de ser feliz na profissão. “Quando a gente trabalha junto, acaba vendo mais resultados e ser um Dentista do Bem vai além de uma profissão para nosso sustento. É uma maneira de encontrar felicidade, ajudar o próximo e ter um retorno humano imensurável.”

A dentista afirma, ainda, que “pertencer a um grupo onde há reconhecimento pelo trabalho e conduta profissional é a melhor sensação da vida”.

Turma do Bem 

A Turma do Bem é uma Organização Não Governamental (ONG) com 20 anos de atuação e que gerencia uma rede de voluntários com mais de 18 mil dentistas atuando em 12 países. Oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais. Tem dois públicos principais: jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência de gênero que tiveram a dentição afetada. 

Para saber mais sobre a Turma do Bem acesse este link.

+ sobre o tema

Mulheres negras

  Ainda é gesto tímido escalar atrizes negras como protagonistas,...

Conheça Viviane Ferreira, a segunda negra a dirigir um longa no Brasil

Ativista e diretora de "Um dia com Jerusa" fala...

Terra transmite nesta terça programa com candidatos LGBTs

Programa vai ao ar a partir das 14h; internauta...

para lembrar

União homoafetiva é legalizada na Bahia

A decisão do Tribunal de Justiça da Bahia, publicada...

Viva a nós e as águas: representação das mulheres negras no cinema

Hoje gostaria de começar a dispor dos meus 15...

Conferência, em Alagoas, aprova por unanimidade Moção de Aplauso a Ministra Luiza Bairros

por Arísia Barros Arísia Barros Aproximadamente 244 delegadas,...

Durante 40 anos, homicídios de mulheres foram subnotificados no país

As taxas de homicídio de mulheres foram subnotificadas no...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=