Dentro e fora do alçapão

Por Luiz Carlos Azenha

 

Um colunista da Folha diz hoje que “houve duas relações entre o Brasil e os Estados Unidos durante os oito anos de poder de Lula no Palácio do Planalto. Em público, paulada nos norte-americanos. Em privado, afago nos irmãos do norte”.

Ele se baseia em vazamentos do WikiLeaks. Em primeiro lugar, é preciso destacar que os vazamentos estão longe de refletir toda a comunicação entre Brasil e Estados Unidos no período. Tratam, tão somente, da visão de diplomatas americanos baseados no Brasil. E os encontros entre líderes? E as conferências internacionais?

Para além do erro de tomar a parte pelo todo, o colunista simplesmente desconhece os fatos que marcaram a relação entre Brasil e Estados Unidos.

No governo Lula o Brasil ajudou a enterrar a Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), desacoplou a economia brasileira da dos Estados Unidos (ao pagar o Fundo Monetário Internaci0nal e expandir o relacionamento comercial para muito além de Washington), ajudou a sustentar Hugo Chávez na Venezuela (uma política, diga-se, que veio de FHC) e Evo Morales na Bolívia (país no qual o embaixador americano tentou jogar um papel decisivo), ajudou a criar a Unasul e o IBAS e jogou fortemente num multilateralismo que era abominado em Washington durante o governo Bush Jr.

Será que todos estes fatos não se sobrepõem claramente aos telegramas enviados por diplomatas americanos estacionados no Brasil?

Os fatos deixam claro que o Brasil apostou numa política externa mais soberana e independente em relação aos Estados Unidos, sem deixar de reconhecer a importância política, econômica, diplomática e comercial de Washington. Simples assim.

Por que Lula haveria de atacar os Estados Unidos em encontros privados? Qual seria a lógica de fazer isso?

O PIG, como se sabe, dispensa a lógica. E é tão repetitivo que me faz lembrar aquele hino: PIG, sempre PIG, dentro e fora do alçapão.

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...