Economia brasileira cresce 0,5% no 3º trimestre, diz IBGE

Setor de serviços foi destaque de crescimento; indústria teve retração.

Na comparação com um ano antes, expansão foi de 6,7%.

A economia brasileira cresceu 0,5% no terceiro trimestre de 2010 em relação ao trimestre anterior, revelou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística nesta quinta-feira (9). O total de riquezas produzidas pelo país alcançaram um total de R$ 937,2 bilhões.

Em relação ao mesmo período do ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 6,7% entre julho e setembro.

De acordo com o IBGE, o setor de serviços, com expansão de 1% em relação ao segundo trimestre, foi o principal destaque no crescimento nessa comparação. Na outra ponta, indústria (-1,3%) e agropecuária (-1,5%) apresentaram queda.

 

A expectativa do mercado era de que a modesta expansão da economia ficasse entre 0,3% e 0,5% no período sobre o trimestre anterior e de 6% na comparação anual. No segundo trimestre, o PIB havia crescido 1,8% em relação ao trimestre anterior, de acordo com dados revisados.

No acumulado nos quatro trimestres terminados no terceiro trimestre de 2010, o crescimento foi de 7,5% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. De acordo com o IBGE, essa expansão supera o patamar pré-crise. No acumulado no ano de 2010, em relação ao mesmo período de 2009, o PIB variou, até setembro, 8,4%.

O IBGE apontou ainda que as exportações avançaram 2,4% e as importações de bens e serviços registraram incremento mais expressivo, de 7,4%.

Consumo e investimento

Outro destaque de expansão na comparação com o segundo trimestre foi a formação bruta de capital fixo, indicador que mede o nível de investimentos no Brasil, que aumentou 3,9%.

Os gastos com o consumo das famílias voltaram a acelerar (1,6%) na mesma comparação depois de quatro trimestres consecutivos de recuo.

Pelo lado do setor externo, as exportações (2,4%) e as importações de bens e serviços (7,4%) cresceram.

Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o consumo das famílias registrou elevação de 5,9%, a 28ª variação positiva consecutiva, e o do governo subiu 4,1%. A formação bruta de capital fixo apresentou acréscimo de 21,2%.

O levantamento trouxe ainda que as exportações registraram alta de 11,3% e as importações verificaram ampliação de 40,9%.

“A valorização cambial ajuda a explicar o maior crescimento relativo das importações; e os produtos da pauta de importação que mais contribuíram para esse resultado foram máquinas e equipamentos; siderurgia; têxteis; veículos; refino de petróleo e petroquímicos; plásticos; químicos; extrativa mineral; material elétrico; borracha; e equipamentos eletrônicos”, explicou o IBGE em nota.

Dados revisados

Junto com a divulgação dos dados do terceiro trimestre, o IBGE revisou o desempenho da economia brasileira no segundo trimestre, ante 2009, de 8,8% para 9,2%. No primeiro trimestre, no confronto anual, o PIB avançou de 9% para 9,3%.

O IBGE acrescentou ainda que a economia brasileira recuou 0,6% em 2009, em vez de contração de 0,2% como o informado originalmente. Essa revisão se deveu a atualizações nos dados de indústria e serviço.

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

para lembrar

Em sessão solene na Câmara, ministra destaca reaproximação do Brasil com países africanos

Luiza Bairros lembrou a intenção do governo brasileiro de...

Lula sanciona reajuste de 7,7% para aposentados, diz Mantega

Por: Nathalia Passarinho   Para compensar, equipe econômica fará...

Michelle Obama: “Os homens de minha vida não falam assim sobre as mulheres”

Há emoção nos comícios de Michelle Obama a favor...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=