Denúncia de racismo em loja da BMW tem repercussão internacional

A denúncia do casal Ronald Munk e Priscilla Celeste que acusa um funcionário da concessionária BMW de racismo contra o filho negro de apenas sete anos ganhou repercussão internacional. A revista Forbes, uma das mais famosas dos Estados Unidos, publicou em seu site na quarta-feira (24) uma matéria sobre o suposto caso de racismo. Os pais adotivos da vítima criaram uma página no Facebook para denunciar o episódio, que, segundo eles, ocorreu no último dia 12 de janeiro em uma loja na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio.

Na rede social, Priscilla relata que o vendedor expulsou o menino, que foi adotado pelo casal, sem saber que o garoto era filho do casal. De acordo com a professora, o funcionário ainda se justificou ao marido dela dizendo “eles pedem dinheiro e incomodam os clientes”.

— Estávamos conversando com ele [o vendedor], quando nosso filho se aproximou de nós. O gerente voltou-se imediatamente para ele e, sem pestanejar, mandou que ele se retirasse da loja, dizendo que ali não era lugar para ele: “você não pode ficar aqui dentro. Aqui não é lugar para você. Saia da loja.” Nosso filho ficou olhando para ele, sem compreender o que estava acontecendo.

Indignados, Priscila e Ronald enviaram um e-mail à concessionária para relatar o ocorrido. No texto, eles incluíram a transcrição da Lei Federal 7.716, que regulamenta os crimes de discriminação e preconceito racial. No entanto, segundo Priscilla, o pedido de desculpas só veio uma semana depois.

— Somente uma semana depois do ocorrido recebemos um e-mail do dono da concessionária, desculpando-se, qualificando a atitude de seu gerente como “mal-entendido” e justificando-a como reação natural de um funcionário que vê um menor desacompanhado em sua loja.

A resposta da concessionária revoltou o casal. Por isso, eles criaram a comunidade “Preconceito racial não é mal-entendido” no Facebook. Até as 15h30 desta quarta-feira (23), mais de quase 12 mil internautas haviam “curtido” a página no site de relacionamentos.

— O fato de o gerente de vendas não ter percebido que o menino era nosso filho e sua conclusão imediata de que um menino negro, aparentemente sozinho, dentro de uma concessionária BMW, seria um menor desacompanhado e sua atitude de colocá-lo para fora da loja não constituem, em hipótese alguma, um mal-entendido. Trata-se de preconceito de raça, sem qualquer possibilidade de outra interpretação.

 


Forbes – White Couple’s Black Child Kicked Out Of BMW Dealership In Brazil 

 

The adopted black child of a white Brazilian couple was kicked out of a BMW dealership in Rio de Janeiro, Globo’s G1 reported Wednesday.

The couple, Ronald Munk and Priscilla Celeste, were looking for a new beamer when a salesman saw the child wandering around nearby and asked the child to leave.  The news sent mild shockwaves in the Brazilian press as the country still struggles with rampaging racial inequality.

The salesman told the couple, according to Priscilla’s account with G1: “You can’t stay in here. This isn’t a place for you. You have to leave.” The salesman then told Priscilla that poor children often come into the car lot asking for money. When they told him that the boy was their son, his “mouth fell open in embarrassment,” the couple said.

BMW Group in Brazil sent a note to the couple saying they were sorry for the mishap. Seven days later, the BMW dealership where the couple was shopping for a new car sent an email apologizing, calling it a misunderstanding. For her part, Priscilla created an account on Facebook called “Prejudice is Not a Misunderstanding. It’s a Crime.”

Ronald told G1 that nothing like this has happened before with his 7 year old son. The boy asked why he was asked to leave, “when the store has a room with a TV playing cartoons for children,” G1 reported.  Priscilla said that she thinks her son understood why he was kicked out of the dealership.

Matérias relacionadas

‘Aqui não é lugar para você. Saia’! Criança de 7 anos sofre racismo em concessionária BMW

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

Filhos de Bob Marley anunciam primeira turnê coletiva em duas décadas

Bob Marley teve, ao total, 11 filhos, e cinco deles...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da...

Brasil finalmente considera mulheres negras em documento para ONU

Finalmente o governo brasileiro inicia um caminho para a...

Fórum da ONU em Genebra discute desenvolvimento econômico dos negros

No terceiro dia do 3º Fórum Permanente de Pessoas...

para lembrar

Carta de repúdio ao racismo praticado na formatura de História e Geografia da PUC

Durante a tradicional cerimônia de formatura da PUC, onde...

PARANÁ: Caso de racismo leva treinador a pedir demissão no estadual

  O treinador Agenor Picinin pediu demissão do...

‘Prefiro que a loira me atenda’, diz cliente a atendente negra em restaurante

Após ser atendida pela funcionária branca e de cabelos...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=