Denúncia de racismo em Salvador: Mulher sofre racismo no Bairro da Paz pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia

 

No dia 30 de março de 2011, eu, Andréa Santos Souza, integrante do núcleo do MNU (Movimento Negro Unificado) no Bairro da Paz, militante do movimento hip hop de Salvador- Bahia e participante da posse de hip hop Clã Periférico do Bairro da Paz, fomos convidados para uma apresentação em um dos projetos que a Santa Casa de Misericórdia da Bahia tem nesta comunidade, o qual é chamado de “Quartas Culturais”.

A nossa participação foi uma apresentação musical que levou aproximadamente 30 minutos, descemos do palco e ficamos na plateia para que pudéssemos prestigiar outras apresentações.

No final do evento o funcionário da Santa Casa de Misericórdia, organizador e coordenador da atividade Hélio Freitas, fez agradecimentos aos grupos e as pessoas presentes e ausentes no evento, sendo que se referiu a mim em especial com o termo “macaca de auditório”, diante do público que prestigiava as atividades.

A comunidade negra ainda sofre constantemente, em pleno século XXI, crimes de racismo e desumanização, na maioria das vezes praticados por pessoas brancas. Apesar disso sabemos que nem todos(as) brancos são racistas, mas, alguns insistem em agir de modo racista e isso é muito evidente no cotidiano da nossa cidade, indo aos bairros e nos tratam dessa forma.

O Brasil tem 511 anos e Salvador fez 462, e mesmo assim, ainda temos os nossos direitos violentados, por pessoas não negras que traz consigo todo aparato de extermínio, seja na pronúncia ou no comportamento junto aos moradores de diversas comunidades.

Um espaço que poderia contribuir para o avanço das expressões culturais do Bairro da Paz é coordenado por uma pessoa racista e homofóbica, que não conhece a história desta comunidade e disseminou em sua colocação a violência racial, estética e psicológica nos negros e negras.

Uma pessoa como essa não pode mais conviver entre moradores desta comunidade pelo fato de não respeitar a diversidade racial e cultural, a qual é tão presente no dia a dia.

Eu, Andréa Santos Souza, exijo reparação de danos pela a prática de violência racial, psicológica e a exoneração do funcionário Hélio Freitas, da sua função na comunidade do Bairro da Paz, e que a entidade Santa Casa de Misericórdia da Bahia não mais permita a sua participação no quadro funcional.

Também entrarei com uma representação junto ao Ministério Público e a Secretaria de Reparação Racial para que os meus direitos sejam de fato garantidos e a reparação de danos raciais e psicológicos seja concedida, porque não devemos mais permitir que pessoas como essas que tem ódio de negros e negras fique impune dos seus comportamentos e práticas racistas ao povo negro.

Muitos e muitas brasileiras que praticam esses tipos de crimes têm semeado o ódio e o extermínio racial todos os dias, diante da comunidade negra, e também aos homossexuais, pois basta ver o caso do estudante de história Elder dos Santos, no Rio grande do Sul, ou o pronunciamento do Deputado Jair Bolsonaro, quando relacionou mulher negra a promiscuidade e ao se referir à homossexualidade como um comportamento. Esses casos não são isolados, é a verdadeira visibilidade do ódio e da prática exterminadora de racismo contra, na maioria das vezes, nós, afrobrasileiros.

O racismo tem se manifestado em todos os espaços, vejam o que aconteceu com o cantor Marcio Vitor durante o carnaval de Salvador, ocorrido em março deste ano. Também aqui na Bahia, onde somos maioria, em ilhéus a Ialorixá Bernadete Souza foi violentada pelo braço armado do Estado. No bairro de Nordeste de Amaralina, em Salvador, Joel da Conceição foi abatido pelo racismo institucional, governamental, e tantos outros casos de racismo que vem acontecendo na cidade do Salvador, aqui no estado Bahia, nordeste brasileiro.

A sociedade junto aos poderes públicos não podem mais permitir esse tipo de situação. Estamos de cabeças erguidas e vamos lutar em combate aos crimes de racismo nesta cidade, no estado e no país.

O QUÊ: Ato de denúncia e repúdio ao representante da Santa Casa da Misericódia Hélio Freitas, por cometer crime de racismo a irmã Andrea Santos Souza, integrante da organização Clã Periférico do Bairro da Paz.

DIA: 13 de abril, quarta-feira.

HORÁRIO: às 18:00hs, no Espaço Avançar – Bairro da Paz.

Contatos: 71 86143727

 

 

Fonte:  Lista Racial

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

O apoio turco às vítimas do racismo na Alemanha

Depois dos atentados racistas contra a famíla Yigit, na...

RS: briga entre neonazistas, skinheads e punks deixa ferido grave

MAURÍCIO TONETTO Direto de Porto Alegre Uma briga de...

Comissão diz que não houve ato ilícito da Justiça ao algemar advogada negra

Desembargador também inocentou a juíza que pediu a prisão...

São Paulo – 31 de agosto o 2º debate Crimes de Racismo ou Injúria?

O 2º debate ''Crimes de Racismo ou Injúria?'' vai...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=