Denúncias de racismo aumentam mais de 300% em três anos no DF

As queixas de racismo e injúria racial aumentaram mais de 300% em três anos no Distrito Federal. Estas são as denúncias oferecidas pelo Ministério Público do DF à justiça. Em 2010, foram 7 casos.

por Katiana Rabelo em Rádio Agencia Nacional

Em 2013, aumentou para 60. E neste ano, as denúncias de racismo chegaram a 36. Para o Ministério Público, os números não significam, necessariamente, que estejam ocorrendo mais casos. Eles indicam que as vítimas estão denunciando mais.

A pedagoga Daniela das Mercês conta que já foi vítima de ato racista da polícia militar. Três anos depois de denunciar, o caso ainda não foi solucionado pela justiça.

Os boletins de ocorrência registrados na Polícia Civil reforçam a prova de que as denúncias de injúria racial estão crescendo. Em 2012, foram 303 casos. No ano passado, foram 127 a mais.

Mas as ocorrências registradas como crime de racismo são muito menores e estão diminuindo. Em 2013, foram 4 casos, 3 a menos que no ano anterior.

Carlos Alberto de Paula faz parte da campanha para criação do Fundo Nacional de Combate ao Racismo. Ele explica que na injúria racial, as penas são mais leves.

Nesta semana, a advogada e ex-secretária de Promoção da Igualdade Racial do DF, Josefina Serra, denunciou abordagem violenta e racista da Polícia Militar.

A ocorrência foi registrada na 1ª delegacia de Polícia Civil da Asa Sul. A PM informou que também vai abrir uma sindicância, que pode gerar um inquérito policial militar.

Os policiais envolvidos no caso podem receber advertência ou até serem expulsos da corporação.

+ sobre o tema

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

Comissão analisa 105 processos que envolvem atos de discriminação por raça ou cor em São Paulo

Casos são avaliados por mediadores de conflitos e denunciado...

Naomi Campbell lamenta ter sofrido racismo em hotel: “Não me deixaram entrar”

A modelo relatou a situação que aconteceu no sul...

Bolsonaro faz insinuações contra Dilma na tentativa de liderar o neofascismo no Brasil

por: Wálter Fanganiello Maierovitch O deputado Jair Bolsonaro continua a...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Adolescente denuncia mulher por agressão e injúria racial em Rio Preto

Um adolescente de 13 anos denunciou ter sofrido injúria racial e ter sido esganado por uma mulher após discutir com o genro dela, em São...

Jornalista é vítima de injúria racial dentro de supermercado da Baixada Fluminense

O colunista Daniel Nascimento, do jornal O Dia, foi vítima de injúria racial em um supermercado de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, na última...
-+=