Denuncias no Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos

O Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos foi desenvolvido no âmbito da Organização dos Estados Americanos (OEA) e funciona no trabalho de dois órgãos especificamente:

por Rodnei Jericó via Guest Post para o Portal Geledés

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos – CIDH, que funciona como uma fase preliminar a Corte Interamericana de Direitos Humanos, instância quase judicial e;

A Corte Interamericana de Direitos Humanos – Corte, que é a fase judicial de violações a Convenção Americana e outros tratados internacional regionais.

Cada uma destas instâncias esta composta por 7 membros, nomeados e eleitos pelos Estados na Assembléia-Geral da OEA. A atuação destes membros deve ser individual, autônoma e sem qualquer vínculo com o Estado a que pertença, tanto que um brasileiro em uma destas instâncias formalmente não pode trabalhar questões do país de sua origem.

Assim a função da CIDH e Corte A Comissão e a Corte é de atuar de acordo com o que lhes foi outorgado por diversos instrumentos legais dentro do sistema interamericano, tendo precipuamente a chancela dos Estados membros de supervisionar, cuidar e garantir que os Estados membros cumpram todas as convenções e tratados interamericanos de direitos humanos, lhe sendo conferido por aqueles Estados membros que ratificarem a competência da CIDH e da Corte para receber, instruir e demandar denúncias individuais e coletivas de violação desses tratados.

Obviamente que para que isto ocorra alguns requisitos prévios devem ser preenchidos, e estão previstos em seus respectivos regulamentos.

O Brasil somente reconheceu a jurisdição contenciosa da Corte em 10 de dezembro de 1998, ou seja, a CIDH tem competência para receber denúncias individuais somente a partir desta data, no entanto a CIDH com base na Declaração Americana 62 de 1948 e da Convenção Americana desde a ratificação pelo Brasil em 1992, poderá ter casos analisados pela Comissão.

O Brasil tem um histórico de nestes últimos anos ter sempre um representante brasileiro entre os 7 comissionados da CIDH, o atual trata-se de Paulo de Tarso Vanucchi, ex-ministro da secretaria de direitos humanos da presidência da república e diretor do Instituto Lula, bem como na Corte, que também já recepcionou brasileiros, o último o renomado jurista Antônio Augusto Cançado Trindade, hoje empossado no Tribunal de Haia, na Holanda.

Assim, terão legitimidade para denuncias casos a estes dois órgãos importantes na defesa dos direitos humanos, qualquer pessoa, grupo de pessoas entidade não governamental de um Estado parte da Convenção Americana, bem como os Estados-parte podem denunciar supostas ofensas incorridas por outros Estados-parte, desde que estes também reconheçam a competência da CIDH e Corte para examinar suas próprias violações.


Rodnei Jericó da Silva – advogado do SOS Racismo e articulista do portal Geledés – Instituto da Mulher Negra.

+ sobre o tema

Das 163 recomendações feitas pela ONU, Brasil cumpriu apenas uma

O Brasil cumpriu apenas uma das 163 recomendações formuladas...

Mais um líder guajajara é morto em terra indígena no Maranhão

O governo do Estado do Maranhão confirmou nesta terça-feira...

Os povos indígenas no Canadá lutam com ‘perda inimaginável’.

Tradução: Sara Wagner YorkRestos de 215 crianças indígenas foram...

para lembrar

spot_imgspot_img

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...
-+=