Deputada é impedida de assinar lista de presença na Alesp: ‘racismo puro’

Enviado por / FonteO Globo, por Bianca Gomes

Episódio não foi o único: no dia da cerimônia de posse, Thainara Faria foi impedida de entrar no plenário da assembleia. Parlamentar pedirá sindicância interna

A deputada estadual Thainara Faria (PT) denunciou nesta sexta-feira ter sido vítima de racismo na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). A parlamentar, que é uma mulher negra, conta que foi impedida por uma servidora de assinar a lista de presença dos deputados. Na cerimônia de posse, Thainara já havia passado por mais de dez episódios de racismo.

– Eu passei três horas numa solenidade belíssima da deputada Leci Brandão. Eu estava sentada aqui, com uma placa escrito deputada Thainara Faria. Quando desci da Mesa e fui assinar os livros de presença, a servidora falou: “não, esses livros são só para deputados”. Eu mostrei o bóton (de identificação de parlamentar), assinei o livro e fui dar entrevista para a TV Alesp, momento em que ouvi a servidora reclamando para outra deputada: “é difícil” – relatou Thainara em discurso na tribuna. – Eu voltei e falei para a servidora: é difícil ser confundida todos os dias nessa Casa.

A deputada contou que, pela manhã, pediu para as suas assessoras solicitarem o bóton de identificação de parlamentar que ela havia esquecido em casa. Num primeiro momento, negaram o pedido, mas após resistência, ela acabou recebendo o acessório de cor amarela.

– Eu pedi o bóton para que eu não precisasse passar racismo. Porque não estão acostumados com uma mulher preta, jovem, de 28 anos, circulando por essa Casa. Eu sabia que por estar de trança seria confundida, queria evitar esse tipo de situação – disse a parlamentar, que chorou na tribuna. –Dói muito toda hora sofrer racismo. Quando não dói, ele mata. E eu não quero que mais ninguém passe por isso – completou.

Em nota, a deputada disse que enviará ao presidente da Alesp, deputado André do Prado (PL), um requerimento para abrir uma sindicância interna para investigar o ocorrido.

Também em nota, André do Prado se solidarizou com a deputada e disse que determinou “de imediato” providências ao Secretário Geral Parlamentar, que substituiu a funcionária pública envolvida no episódio. O caso será avaliado em âmbito administrativo.

Racismo na posse

O episódio de racismo desta sexta-feira não foi o único que a deputada passou desde que assumiu o cargo, em março.

–Eu venho sofrendo racismo nessa Casa. Na posse, uma policial e uma servidora pediram para que eu liberasse o caminho para que os deputados pudesse passar. Me confundiram várias vezes com outras pessoas. Só na posse foram mais de dez vezes que passei por situações de racismo – relata a deputada.

Mesmo após falar que era uma deputada eleita, sua entrada não foi permitida. Thainara só conseguiu entrar no plenário para tomar posse após a intervenção de outros funcionários.

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

Corregedoria da Câmara de SP aprova cassação de vereador por fala racista

A Corregedoria da Câmara Municipal de São Paulo aprovou...

Curiosidade sobre como vivem pobres alimenta turismo nas favelas

No início do século 20, a curiosidade sobre como...

Por que ser antirracista é tão importante na luta contra a opressão racial?

O Laboratório de Estudos de Gênero e História, da...
spot_imgspot_img

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da terceira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes, que reúne ativistas antirracismo, pessoas defensoras dos direitos...

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) vai investigar atos de racismo registrados durante uma partida de futsal entre alunos de duas...
-+=