quarta-feira, outubro 5, 2022
InícioQuestão RacialCasos de RacismoDeputada federal diz que pedirá investigação de ação da PM contra menores

Deputada federal diz que pedirá investigação de ação da PM contra menores

Jandira Feghali afirma que polícia impedir adolescentes da zona norte do Rio de chegar a zona sul é racismo

Por Nonato Viegas Do É Poca

O governador Luiz Fernando Pezão e seu secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, despertaram a ira da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ). Ela promete protocolar na terça-feira (8) um pedido para que o Ministério Público Estadual investigue a prática de racismo na retirada e detenção de adolescentes que tentaram, no fim de semana dos dias 22 e 23, sair da zona norte do Rio com destino a Copacabana.

Conforme noticiou o jornal Extra na ocasião, não havia nada contra os garotos – apenas um deles era branco – a não ser o fato de não portarem dinheiro. No dia seguinte, Pezão afirmou que a ação da polícia era para impedir que crimes ocorressem na zona sul.

“A polícia tem mapeado com inteligência toda essa movimentação de menores, desde o embarque nos ônibus”, defendeu o governador. Beltrame foi na mesma linha no dia 26, em declaração ao jornal O Globo: “Você tem um ônibus de adolescentes que não pagaram a passagem, que não tem o que comer, com fome, e você acha que eles irão voltar como para casa?

Não estou afirmando que iriam roubar, mas acho que nenhuma mãe quer o filho na rua sem dinheiro para passagem e com fome. Boa coisa não pode resultar. São adolescentes em situação de vulnerabilidade, o que não é discutido pela sociedade.”

Jandira Feghali, no documento que preparou ao MPE, classifica a ação como um “verdadeiro acinte à democracia”, além de racismo e desrespeito aos direitos humanos e às liberdades individuais.

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench