Deputado Domingos Dutra é eleito Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara

A luta direcionada à minoria e aos mais carentes durante todo seu mandato colocou o Deputado Federal Domingos Dutra (PT/MA) na Presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara (CDHM), para o exercício de 2012. A eleição ocorreu na noite desta terça-feira (6) e foi anunciada pelo presidente da Câmara, Marco Maia (PT/RS).

“Agradeço a bancada do PT pela retomada da CDHM ao partido, em especial ao Deputado Jose Guimarães (PT/CE) pelo espaço conquistado”, destaca o parlamentar emocionado com a relevante vitória em seu mandato. “Estou profundamente orgulhoso em presidir a Comissão a qual considero a mais importante de todas as demais para a sociedade brasileira”, manifesta.

Domingos Dutra informa que irá conduzir os trabalhos de forma transparente e que participará de diligencias em todo o território nacional com o objetivo de sanar os graves problemas existentes contra os direitos humanos. “Destinarei todo meu esforço juntamente com os demais componentes da Comissão para dar encaminhamento dinâmico às atividades externas contra as populações violentadas como os índios, quilombos, ciganos, encarcerados, atingidos por barragens, comunidades tradicionais dentre outros”, afirma o novo Presidente da CDHM.

Humildemente, o parlamentar lembra a difícil trajetória de vida que enfrentou até chegar à presidência da Comissão. “Sou de origem pobre; filho de uma quebradeira de coco-babaçu e de um vaqueiro; nasci no povoado Saco das Almas, em Burití (MA), terra de quilombo; meu estado é o único ainda dominado por uma oligarquia. Chegar até aqui é mais que uma vitória, é uma dádiva”, manifesta Domingos Dutra.

O dia é de festejar os Direitos Humanos

No mesmo dia em que conquistou a presidência da CDHM, o Deputado Domingos Dutra, defensor da Vila Vinhais Velho, em São Luís (MA) – com 400 anos – ameaçada de destruição pela Governadora Roseana Sarney para a construção de uma via, conseguiu anular o despejo daquela comunidade. Por unanimidade, a 2ª. Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão anulou o despejo da moradora Edineia Ribeiro Diniz.

Fonte: Jornal Pequeno

+ sobre o tema

Campanha mundial denuncia trabalho escravo no Brasil

Uma campanha mundial para denunciar a continuidade da escravidão...

‘A situação está muito difícil’, diz fundador do AfroReggae

  RIO - Reconhecido pelo papel de mediador...

para lembrar

O Estado Terrorista

O que legitima e existência de um estado é...

Lutando contra conceitos equivocados e a logística para captar fundos no Brasil

Questões logísticas e a falta de conhecimento entre os...

Site permite convidar um refugiado para passar o Natal na casa de brasileiros

O 'Meu Amigo Refugiado' faz a ponte entre os...

É preciso avançar sobre terras indígenas?

Portaria do Ministério da Justiça que muda o rito...
spot_imgspot_img

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...
-+=