segunda-feira, outubro 25, 2021
InícioÁreas de AtuaçãoDireitos HumanosDeputado Domingos Dutra é eleito Presidente da Comissão de Direitos Humanos da...

Deputado Domingos Dutra é eleito Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara

A luta direcionada à minoria e aos mais carentes durante todo seu mandato colocou o Deputado Federal Domingos Dutra (PT/MA) na Presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara (CDHM), para o exercício de 2012. A eleição ocorreu na noite desta terça-feira (6) e foi anunciada pelo presidente da Câmara, Marco Maia (PT/RS).

“Agradeço a bancada do PT pela retomada da CDHM ao partido, em especial ao Deputado Jose Guimarães (PT/CE) pelo espaço conquistado”, destaca o parlamentar emocionado com a relevante vitória em seu mandato. “Estou profundamente orgulhoso em presidir a Comissão a qual considero a mais importante de todas as demais para a sociedade brasileira”, manifesta.

Domingos Dutra informa que irá conduzir os trabalhos de forma transparente e que participará de diligencias em todo o território nacional com o objetivo de sanar os graves problemas existentes contra os direitos humanos. “Destinarei todo meu esforço juntamente com os demais componentes da Comissão para dar encaminhamento dinâmico às atividades externas contra as populações violentadas como os índios, quilombos, ciganos, encarcerados, atingidos por barragens, comunidades tradicionais dentre outros”, afirma o novo Presidente da CDHM.

Humildemente, o parlamentar lembra a difícil trajetória de vida que enfrentou até chegar à presidência da Comissão. “Sou de origem pobre; filho de uma quebradeira de coco-babaçu e de um vaqueiro; nasci no povoado Saco das Almas, em Burití (MA), terra de quilombo; meu estado é o único ainda dominado por uma oligarquia. Chegar até aqui é mais que uma vitória, é uma dádiva”, manifesta Domingos Dutra.

O dia é de festejar os Direitos Humanos

No mesmo dia em que conquistou a presidência da CDHM, o Deputado Domingos Dutra, defensor da Vila Vinhais Velho, em São Luís (MA) – com 400 anos – ameaçada de destruição pela Governadora Roseana Sarney para a construção de uma via, conseguiu anular o despejo daquela comunidade. Por unanimidade, a 2ª. Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão anulou o despejo da moradora Edineia Ribeiro Diniz.

Fonte: Jornal Pequeno

Facebook Notice for EU!
You need to login to view and post FB Comments!
RELATED ARTICLES