Deputados admitem: racismo é problema no Campeonato Inglês

 

O racismo é um “grande problema” do futebol na Inglaterra, apesar da situação ter melhorado nos últimos anos, segundo um relatório de um comitê parlamentar divulgado nesta quarta-feira.

Os deputados do Comitê de Cultura, Meios de Comunicação e Esporte expressaram sua preocupação pelos últimos incidentes de natureza racista e afirmam que a Football Association (FA) deve fazer um esforço para superar o problema.

Em dezembro do ano passado, o jogador do Liverpool Luis Suárez foi multado em 40 mil libras e recebeu uma sanção da FA que o impediu jogar oito partidas por uma atitude racista contra Patrice Evra, do Manchester United. Em julho, o ex-capitão da seleção inglesa, John Terry, foi absolvido de racismo contra seu companheiro Anton Ferdinand.
No relatório, o comitê afirmou que o comportamento dos torcedores e o ambiente nos jogos de futebol “mudou consideravelmente” desde os anos 70 e 80, “quando o racismo e outras formas de abusos eram frequentes”.

Várias campanhas realizadas no Reino Unido ajudaram a melhorar esta situação, embora o presidente do comitê, John Whittingdale, tenha afirmado que ainda há problemas.

“Apesar do nível geral ser positivo, há muito o que se pode e o que se deve fazer”, destacou o relatório parlamentar. “Achamos que é a FA que deve tomar a iniciativa”, acrescentou o texto.

Em resposta a este documento, a FA, o Campeonato Inglês e a Liga de Futebol (segunda divisão) admitiram em comunicado conjunto, divulgado nesta quarta-feira, a necessidade de enfrentar o problema do racismo.

“Estamos de acordo com o comitê, que apesar dos progressos para impulsionar a igualdade e combater a discriminação, ainda há desafios para todas as autoridades do futebol”, ressaltou a nota, na qual as três organizações manifestaram seu compromisso de seguir trabalhando neste objetivo.

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

Procuradora aceita denúncia de partido contra Bolsonaro e direção da Hebraica do Rio

Procuradora aceita denúncia de partido contra Bolsonaro e direção...

Seminário Respostas ao Racismo

 Respostas ao Racismo Produção acadêmica e compromisso político em tempos...

Policial que descobriu ser negro aos 47 anos e sofre comentários racistas de seus colegas

Um sargento da polícia de Hastings (Michigan) pede meio...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=