Descalço, etíope vence maratona de Roma; belga morre após ataque cardíaco

Com o tempo de 2h08min39s, o etíope Siraj Gena venceu neste domingo a 16ª edição da maratona de Roma. O atleta correu os últimos 500 metros descalço em homenagem ao compatriota Abebe Bikila, que conquistou a medalha de ouro na maratona dos Jogos Olímpicos de Roma em 1960 sem usar tênis. Os quenianos Benson Barus e Nixon Machichim completam o pódio.

O domínio da Etiópia foi ainda maior no feminino. Firehiwot Dado venceu com o tempo de 2h25min28s, com as compatriotas Kebebush Haile e Mare Dibaba formando um pódio inteiramente etíope. Cerca de 15 mil pessoas participaram da maratona romana.

Apesar da bonita homenagem, a maratona de Roma também ficou marcada pela morte de Tom Van Der Gucht, um corredor belga de 55 anos, que teve um ataque cardíaco enquanto participava da prova, segundo informou a organização.

O corredor desmaiou no quilômetro 39 e foi imediatamente levado de ambulância para o hospital Fatebenefratelli, mas chegou ao pronto socorro sem vida. Ao todo, cerca de 50 pessoas precisaram de atendimento médico. Destes, cinco foram levados ao hospital, mas receberam alta logo depois.

Recorde mundial na meia-maratona de Lisboa

Zersenay Tadese, da Eritréia, venceu neste domingo a 20ª meia-maratona de Lisboa com o tempo de 58min22s, novo recorde mundial da prova. A marca anterior era de 58min33s. Apesar de ainda não ter sido oficializado, o tempo de Tadese deve lhe render o prêmio de 50 mil euros da organização da prova.

Tadese dominou praticamente toda a prova e terminou com mais de um minuto de vantagem para os quenianos Sammy Kitwara e Duncan Mutai, segundo e terceiro colocados, respectivamente.

Na prova feminina, a vencedora foi a queniana Peninah Arusei, que entrou na reta final com dos minutos de vantagem para a etíope Askale Tafa. O terceiro lugar ficou com a veterana corredora portuguesa Fernanda Ribeiro, de 40 anos, campeã olímpica dos 10 mil metros em Atlanta 1996.

A corrida contou com a participação de 35 mil pessoas. Como em edições anteriores, o primeiro ministro português, José Sócrates, foi um dos participantes da prova.

Fonte: Esporte UOL

+ sobre o tema

Júri condena quem matou Marielle. Falta quem mandou matar e quem acobertou

Após seis anos de espera, os executores da vereadora...

Ministras Margareth Menezes e Anielle Franco se reúnem para discutir ações de promoção da igualdade racial

Com o intuito de promover mais conscientização e visibilidade...

Relatório da sociedade civil revela avanços na luta contra a fome e a pobreza no Brasil

No cenário de desafios globais e reconstrução nacional, o...

Na cidade mais rica do país, mais da metade da população vive com insegurança alimentar

A insegurança alimentar em São Paulo, tão evidente nos bairros...

para lembrar

Democracia no fio da navalha

Trump deixa como legado de sua insanidade ególatra não...

Álvaro Dias afirma que está mantido como vice de Serra, apesar da resistência do DEM

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR), anunciado ontem como vice...

Obama faz último ato eleitoral antes do debate com Romney

Presidente candidato à reeleição prepara-se para o debate da...

Problemas econômicos no Brasil ficam maiores num cenário Trump

Os problemas atuais no Brasil e nos Estados Unidos formam um contexto econômico mais preocupante do que era há alguns meses. No Brasil, o Boletim...

Brasil reduz pobreza extrema e protagoniza aliança contra a fome

A pobreza extrema é uma questão que nos desafia enquanto sociedade global. Semana passada, o Banco Mundial divulgou um dado alarmante: 8,5% da população...

‘A desigualdade desafia tudo, desafia o contrato fundamental das sociedades’, diz Nobel de Economia

O economista James A. Robinson, que ganhou na segunda-feira (14/10) o Prêmio Nobel de Economia, ao lado de Daron Acemoglu e Simon Johnson, disse que...
-+=