Desmond Tutu diz que não volta a votar no ANC

 

O ex-arcebispo anglicano sul-africano e Nobel da Paz Desmond Tutu anunciou que «nunca mais» vai votar no ANC, partido do presidente Jacob Zuma.

«Tenho votado no ANC durante todos estes anos, mas infelizmente não poderei mais votar neles, pela maneira como as coisas vão», afirmou Desmond Tutu, num artigo publicado sexta-feira no jornal sul-africano Mail & Guardian.

Para o Nobel da Paz, o partido que lutou contra o Apartheid «esteve muito bem na condução da luta pela libertação contra a opressão». Contudo, refere, a «unidade forjada no combate pela luta da libertação não facilita a transição para um partido político».

Num outro contexto, Desmond Tutu disse que os sul-africanos devem preparar-se para a morte do antigo presidente Nelson Mandela.

«A minha preocupação é que não nos estejamos a preparar, enquanto nação, para o dia em que o inevitável aconteça. Ele tem 94 anos, viveu tempos muito rudes, e Deus foi muito bom por tê-lo deixado entre nós todos estes anos. Mas a dor da sua perda será muito mais intensa se não nos começarmos a preparar para uma acontecimento que pode ter lugar a qualquer momento.»

 

 

Fonte: A Bola

+ sobre o tema

Orgulho e resistência: Quilombolas do Ceará lutam por titularidade de terras

De sorriso largo, roupas coloridas e cabeça adornada por...

Mário de Andrade

Mário Raul de Morais Andrade (São Paulo, 9 de...

para lembrar

Angola Janga vence o Prêmio Jabuti 2018 na categoria História em Quadrinhos

Acaba de ser divulgado o vencedor do 60ª edição do Prêmio...

Mostras teatrais são destaques na agenda cultural de Araras e Rio Claro

Mostras de teatro são destaques na programação cultural de...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...
-+=