Desmond Tutu laureado do Prémio Unesco/Bilbao 2012

O Prémio Unesco/Bilbao para a promoção da cultura dos direitos humanos foi criado em 2008 graças a uma doação da cidade de Bilbao (Espanha) e consiste num cheque de 30 mil dólares americanos, um diploma e um troféu de bronze.

O arcebispo sul-africano Desmond Tutu foi designado laureado do Prémio Unescp/Bilbao 2012 para a promoção da cultura dos direitos humanos em reconhecimento pela sua contribuição excecional para a instauração duma cultura dos direitos humanos a níveis nacional, regional e internacional, soube a PANA em Paris.

Para esta escolha, o júri internacional chamou a atenção sobre “o papel excecional que o arcebispo Tutu desempenhou na construção da nova África do Sul, democrática e não racial, e a sua contribuição inestimável para a reconstrução nacional enquanto presidente da Comissão de Verdade e Reconciliação da África do Sul, que se tornou um modelo para outras sociedades que conhecem situações pós-conflito”.

O prémio reconhece o engajamento do arcebispo sul-africano, nomeadamente com e junto dos jovens para promover a não violência e opor-se a qualquer forma de discriminações e de injustiça.

A cerimónia de entrega do prémio, que vai decorrer segunda-feira na sede da UNESCO em Paris na presença da representante do prelado, a sua filha mais nova Thandeka Tutu-Gzashe, será animada pelo coro invisível do Reino Unido, o coro para a paz de Desmond e Leah Tutu, que vai interpretar canções com letras do arcebispo sul-africano.

O Prémio Unesco/Bilbao para a promoção da cultura dos direitos humanos foi criado em 2008 graças a uma doação da cidade de Bilbao (Espanha) e consiste num cheque de 30 mil dólares americanos, um diploma e um troféu de bronze,segundo informou a Panapress.

Ele recompensa as contribuições excecionais de organizações ou de indivíduos para a causa dos direitos humanos pela educação e pela pesquisa e visa igualmente sensibilizar sobre a questão dos direitos humanos, nomeadamente entre os responsáveis e o público.

Fonte: Africa 21

+ sobre o tema

A importância da democracia direta

A Suíça vive nos últimos tempos um novo...

Brasil tem novo Centro de Estudos Africanos

  O Centro terá como sede a Universidade Federal do...

10 ideias errôneas que temos sobre a África

Uma jornalista da Namíbia, Christine Vrey, estava revoltada com...

para lembrar

Nasce um novo movimento social nos Estados Unidos

A presença de um amplo leque de sindicatos transformou...

Defensor dos direitos humanos é eleito presidente da Alemanha

O parlamento alemão elegeu neste domingo Joachim Gauck, um...

Funeral de Chris Lighty reúne estrelas do hip-hop em NY

Diddy, 50 Cent, LL Cool J, Q-Tip, Russell Simmons...

Bono desafia Lula: vamos fazer juntos um Bolsa Família planetário

Ex-presidente e vocalista da banda U2 se encontraram nesta...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=