quinta-feira, setembro 29, 2022
InícioÁfrica e sua diásporaDesmond Tutu laureado do Prémio Unesco/Bilbao 2012

Desmond Tutu laureado do Prémio Unesco/Bilbao 2012

O Prémio Unesco/Bilbao para a promoção da cultura dos direitos humanos foi criado em 2008 graças a uma doação da cidade de Bilbao (Espanha) e consiste num cheque de 30 mil dólares americanos, um diploma e um troféu de bronze.

O arcebispo sul-africano Desmond Tutu foi designado laureado do Prémio Unescp/Bilbao 2012 para a promoção da cultura dos direitos humanos em reconhecimento pela sua contribuição excecional para a instauração duma cultura dos direitos humanos a níveis nacional, regional e internacional, soube a PANA em Paris.

Para esta escolha, o júri internacional chamou a atenção sobre “o papel excecional que o arcebispo Tutu desempenhou na construção da nova África do Sul, democrática e não racial, e a sua contribuição inestimável para a reconstrução nacional enquanto presidente da Comissão de Verdade e Reconciliação da África do Sul, que se tornou um modelo para outras sociedades que conhecem situações pós-conflito”.

O prémio reconhece o engajamento do arcebispo sul-africano, nomeadamente com e junto dos jovens para promover a não violência e opor-se a qualquer forma de discriminações e de injustiça.

A cerimónia de entrega do prémio, que vai decorrer segunda-feira na sede da UNESCO em Paris na presença da representante do prelado, a sua filha mais nova Thandeka Tutu-Gzashe, será animada pelo coro invisível do Reino Unido, o coro para a paz de Desmond e Leah Tutu, que vai interpretar canções com letras do arcebispo sul-africano.

O Prémio Unesco/Bilbao para a promoção da cultura dos direitos humanos foi criado em 2008 graças a uma doação da cidade de Bilbao (Espanha) e consiste num cheque de 30 mil dólares americanos, um diploma e um troféu de bronze,segundo informou a Panapress.

Ele recompensa as contribuições excecionais de organizações ou de indivíduos para a causa dos direitos humanos pela educação e pela pesquisa e visa igualmente sensibilizar sobre a questão dos direitos humanos, nomeadamente entre os responsáveis e o público.

Fonte: Africa 21

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench