Detecção de novos casos de Aids avança 29% na população jovem de Campinas e infectologista cita ‘geração sem medo’

Número de casos entre pessoas de 15 a 24 anos subiu de 7,9 para 10,2 a cada 100 mil habitantes. Nesta sexta (1º) é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids.

Do G1

Getty Images/T.Weidman

avanço na contaminação de jovens e adolescentes por Aids preocupa autoridades de saúde em Campinas (SP). A taxa de detecção da doença entre indivíduos entre 15 e 24 anos subiu 29% em 10 anos, segundo dados do Programa Municipal IST/Aids. Para o médico infectologista e coordenador do programa, Josué Lima, parte do problema está relacionado a uma “geração sem medo”, que vê o tratamento como acessível e abandona o sexo seguro. Nesta sexta-feira (1º), Dia Mundial de Luta contra a Aids, estão programadas ações de conscientização e oferta de teste rápido no município. [Confira abaixo]

“As populações mais jovens não assistiram àquele momento mais dramático da Aids, nas décadas de 1980 e 1990, quando não havia tratamento adequado e a taxa de mortalidade era alta. Hoje, com o avanço dos medicamentos e o ganho de qualidade de vida dos infectados, muitos encaram a Aids como uma doença crônica, de fácil tratamento”, opina Lima.

Segundo o último balanço realizado pelo programa municipal, o número de jovens entre 15 e 24 anos infectados pela Aids em Campinas subiu de 7,9 para cada 100 mil habitantes em 1996, para 10,2 a cada 100 mil pessoas no ano passado.

O infectologista e professor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Francisco Aoki, também alerta para o registro de novos casos nas populações mais jovens. “Ainda temos muitos casos de novas infecções. Principalmente as novas gerações imaginam que não há muita importância, que existe tratamento. Mas não é bem assim”, enfatiza.

Aoki destaca o avanço do programa de combate à Aids, implantado em todo Brasil há três décadas, com o desenvolvimento de medicamentos antirretrovirais, mas defende que a melhor estratégia continua sendo no campo preventivo.

“Os cidadãos não se conscientizam que a prevenção é a melhor coisa a se fazer.”

Centro de Referência

Campinas notificou 8.397 casos de Aids de 1982 a novembro de 2017, de acordo com o relatório do programa IST/Aids. Por ano, uma média de 290 novos casos são detectados nos serviços de saúde da cidade, que conta com um Centro de Referência na região central, cujo atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

De acordo com Josué Lima, coordenador do Programa IST/Aids, são realizados de 600 a 700 exames por mês no Centro de Referência e, em média, 25 casos são positivos. Questionado sobre o avanço da doença e as novas detecções apesar das campanhas de conscientização, Lima foi realista:

“Claro que se todo mundo usasse preservativo em 100% das relações estava resolvido. Mas não é bem assim.”

‘Prevenção combinada’

Lima destaca que o método de prevença clássica, com distribuição de material informativo e camisinha, está sendo substituído pela chamada “prevenção combinada”. “É um conceito de que para cada indivíduo há uma ou mais formas de se prevenir a doença”, explica.

Uma das ações consideradas como preventivas é a PEP (Profilaxia Pós-Exposição). “Se alguém teve uma relação sem camisinha com alguém que pode ser portador de HIV, o ideal é recorrer ao tratamento o quanto antes. No máximo em 72 horas. Passou disso, não adianta”, conta.

Segundo o infectologista, a PEP nada mais é que administrar medicamentos antirretrovirais a quem possa ter risco de contágio. “Diminui as chances de contaminação em mais de 90%”, destaca.

O tratamento, no entanto, não é simples. “É preciso tomar o medicamento por 28 dias, e quanto mais rápido procurar o tratamento, melhor. Como é complicado a logística para distribuição disso nos centros de saúde, o Centro de Referência tem esse medicamento dentro do seu horário de atendimento. Nos finais de semana e feriado, a recomendação é procurar o Hospital Mário Gatti”, conta Lima.

O coordenador do programa IST/Aids conta que o Centro de Referência já fez 600 atendimentos de PEP neste ano em Campinas. “Nós temos todo um protocolo, existe a conversa e a orientação. O ideal é que o tratamento comece nas duas primeiras horas, mas pode ser feito até 72 horas. Se a pessoa procurar ajuda 73 horas depois da relação, nem receberá o medicamento”, reforça.

Josué Lima informa ainda que existe a expectativa de o Brasil adotar a PREP (Profilaxia Pré Exposição). “Se o indivíduo se expõe ao risco sempre e não vai mudar o seu comportamento, essa pode ser uma estratégia para evitar a infecção. A pessoa tomaria o medicamento continuamente, para evitar o contágio”, completa.

Ação na Praça José Bonifácio, em frente a Catedral Metropolitana de Campinas, terá testes rápidos de HIV das 8h às 17h (Foto: Luciano Calafiori/G1)

Ações de conscientização

Nesta sexta (1) equipes do Programa Municipal de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais farão um trabalho de orientação e distribuição de preservativos (masculinos e femininos) na Praça Rui Barbosa, ao lado da Rua Treze de Maio, no Centro, das 10h às 16h. Haverá testes para a detecção de doenças transmissíveis como a Aids.

Na Praça José Bonifácio, em frente a Catedral Metropolitana, haverá testes rápidos de HIV, por fluido oral, das 8h às 17h, feitos pela Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Terra das Andorinhas. O procedimento com consulta, exame e resultado leva cerca de 30 minutos.

De acordo com a Prefeitura, todos os banheiros de cincos terminais de ônibus municipais (Central, Campo Grande, Ouro Verde, Barão Geraldo e Padre Anchieta) terão distribuição de preservativos nesta sexta (1º).

Já o Centro de Referência IST/Aids, na Rua Regente Feijó, 637, no Centro, oferecerá terá testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C , das 9h às 17h, e distribuição de preservativos masculinos e femininos.

Serviço

    • Centro de Referência IST/Aids de Campinas
    • Endereço: Rua Regente Feijó, 637, Centro

Horário de atendimento: 7h às 19h, de segunda à sexta-feira

+ sobre o tema

Estudo indica que DSTs atingem mais os homens negros no Brasil

Fonte: Diário de Pernambuco - O total de homens negros...

Dennis de Oliveira: O plebiscito, os médicos e a contradição entre Casa Grande e Senzala

A presidenta Dilma Rousseff buscou retomar a iniciativa política...

Promotoras Legais Populares do Geledés recebem netos de Nelson Mandela em atividade de prevenção a AIDS

   Por: Nilza Iraci Fotos: Renato Oliveira As Promotoras Legais Populares do...

Irmãos albinos relembram momentos ao lado de fotógrafo Alexandre Severo

Amanda Miranda Kauan, hoje aos 10 anos, não se esquece...

para lembrar

Estudo indica que DSTs atingem mais os homens negros no Brasil

Fonte: Diário de Pernambuco - O total de homens negros...

Risco e escolha

A noção de risco em saúde orienta o processo...

Cerca de 100 especialistas em HIV estavam em avião da Malásia

Mortes de dezenas de destacados especialistas na área provocam...

Vacina de hepatite A passa a ser oferecida em todo o país este mês

Paraná, São Paulo e Roraima eram últimos estados que...
spot_imgspot_img

A indiferença e a picada do mosquito

Não é preciso ser especialista em saúde para saber que condições sanitárias inadequadas aumentam riscos de proliferação de doenças. A lista de enfermidades que se propagam...

Mulheres pretas e pardas são as mais afetadas pela dengue no Brasil

Mulheres pretas e pardas são o grupo populacional com maior registro de casos prováveis de dengue em 2024 no Brasil. Os dados são do painel de...

Saúde: 307 crianças ianomâmis desnutridas foram resgatadas em 2023

Ao longo do ano de 2023, 307 crianças ianomâmis diagnosticadas com desnutrição grave ou moderada foram resgatadas e recuperadas, segundo o Ministério da Saúde. Há quase...
-+=