HIV: preconceito leva homens a se descuidar do tratamento

Que os homens não gostam de cuidar da saúde, todo mundo sabe. Mas negligenciar os riscos de contrair o vírus da Aids e tratar a doença, por causa do preconceito, é uma questão grave que precisa ser combatida. Relatório da ONU, divulgado nesta sexta-feira, 1º de dezembro, Dia Mundial contra a Aids, mostra que os homens têm menos probabilidade de fazer o teste para o HIV, são menos propensos a buscar tratamento antirretroviral e têm mais chances de morrer por complicações relacionadas à doença do que as mulheres.

Do Vida e Ação 

Getty Images/T.Weidman

O Relatório Ponto Cego (Blind spot, em inglês),  do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), mostra que, globalmente, menos de metade dos homens que vivem com HIV está em tratamento, em comparação com 60% das mulheres. Os estudos mostram que os homens são mais propensos a iniciar tardiamente, a interromper e a se desvincular dos serviços de tratamento.

“O conceito de masculinidade nociva e os estereótipos masculinos criam condições que fazem com que relações sexuais mais seguras, testagem para o HIV, acesso e adesão ao tratamento — ou mesmo conversas sobre sexualidade — sejam desafiadoras para os homens”, disse Michel Sidibé, diretor-executivo do programa da ONU. “Mas os homens precisam assumir essa responsabilidade. Essa bravata está custando vidas”.

Segundo o estudo, os homens vão aos estabelecimentos de saúde com menos frequência do que as mulheres, fazem menos exames e são diagnosticados mais tardiamente que as mulheres em condições que já representam risco de vida. Em Uganda, alguns homens relataram que preferem não conhecer seu estado sorológico para o HIV e não receber o tratamento capaz de salvar vidas porque associaram ser HIV-positivo com o estigma da falta de masculinidade. Um estudo na África do Sul mostrou que 70% dos homens que morreram por complicações relacionadas à AIDS nunca procuraram cuidados para o HIV.

24 vezes mais riscos de contrair a doença

O relatório também mostra que a prevalência do vírus é consistentemente maior entre os homens que fazem parte das populações-chave. Fora da África Oriental e Austral, 60% de todas as novas infecções por HIV entre adultos acontecem entre os homens.  Os homens que fazem sexo com homens são 24 vezes mais propensos à infecção por HIV do que os homens na população em geral e, em mais de 24 de países, a prevalência do HIV entre homens que fazem sexo com homens é de 15% ou mais.

O relatório destaca as dificuldades particulares que os homens em populações-chave enfrentam no acesso aos serviços de tratamento, incluindo discriminação, assédio e recusa de serviços de saúde.  Em todo o mundo,
36,7 milhões de pessoas em todo o mundo viviam com HIV em 2016; houve 1,8 milhão de novas infecções e 1 milhão de mortes por doenças relacionadas à AIDS naquele ano. Em junho de 2017, um total de 20,9 milhões de pessoas tinham acesso à terapia antirretroviral.

Uso de camisinha cai entre homossexuais

Apesar do aumento de casos de transmissão do HIV entre homens, estudos recentes sugerem que o uso de preservativos está caindo na Austrália, na Europa e nos Estados Unidos. Nos EUA, por exemplo, entre homossexuais e outros homens que fazem sexo com homens, que são HIV negativos, o percentual dos que têm relações sexuais sem preservativo aumentou de 35% para 41% entre 2011 e 2014. “Não podemos deixar a complacência se estabelecer”, disse Sidibé. “Se isto acontecer, o HIV ganhará força e nossas esperanças de acabar com a Aids até 2030 serão destruídas”.

O documento mostra que cerca de 80% das 11,8 milhões de pessoas que usam drogas injetáveis são homens e que a prevalência do HIV entre as pessoas que usam drogas injetáveis passa de 25% em vários países. O uso do preservativo é quase universalmente baixo entre os homens dessa população-chave e o percentual deles que usaram equipamento esterilizado durante sua última injeção varia de país para país.

Na Ucrânia, por exemplo, a porcentagem de homens que utilizaram agulha esterilizada no último uso de droga injetável foi bem acima de 90%, enquanto nos Estados Unidos esse número foi de apenas 35%. Nas prisões, onde 90% dos detentos são homens, a prevalência do HIV é estimada entre 3% e 8%, mas os preservativos e os serviços de redução de danos raramente estão disponíveis.

Meninas e mulheres são vítimas

Embora a testagem para o HIV esteja alcançando as mulheres, particularmente as mulheres que utilizam serviços pré-natais, os mesmos pontos de entrada não foram encontrados para os homens, limitando a aceitação do teste do HIV entre eles. “Enfrentar as desigualdades que colocam as mulheres e meninas em risco de infecção pelo vírus está em primeiro plano na resposta à Aids”, disse Michel Sidibé, diretor-executivo do Unaids. “Mas há um ponto cego em relação aos homens — eles não estão usando os serviços de prevenção e testagem para o HIV e não estão buscando acesso ao tratamento na mesma escala que as mulheres.”

O Unaids mostra a necessidade de investir em meninos e meninas mais jovens, garantindo que eles tenham acesso a educação sexual abrangente, adequada à idade, que aborde a igualdade de gênero e que seja baseada em direitos humanos, criando relacionamentos saudáveis e promovendo comportamentos voltados para a saúde tanto de meninas quanto de meninos.

Mais acesso aos serviços de saúde

O relatório incita os programas de HIV a estimularem os homens para que tenham acesso aos serviços de saúde e os tornem disponíveis com mais facilidade para eles. Isso inclui a disponibilização de serviços de saúde personalizados, incluindo o prolongamento dos horários de atendimento, o uso de farmácias para oferecer serviços de saúde aos homens, alcançá-los em seus locais de trabalho e lazer, incluindo bares e clubes esportivos, e usando novas tecnologias de comunicação, como aplicativos de celular.

O estudo também estimula um ambiente jurídico e político de apoio capaz de enfrentar as barreiras comuns ao acesso a serviços de HIV, especialmente para populações-chave, e de acomodar as diversas necessidades e realidades de homens e meninos. O documento mostra que, ao permitir que os homens permaneçam livres do HIV, façam o teste regularmente e, caso sejam diagnosticados soropositivos, comecem e permaneçam em tratamento, os benefícios não irão apenas melhorar os resultados da saúde masculina, mas também contribuirão para diminuir as novas infecções por HIV entre as mulheres e meninas e alterar normas prejudiciais de gênero.

+ sobre o tema

Baixa cobertura vacinal contra HPV favorece casos de câncer

Sete em cada dez casos de câncer de colo...

Alcance e capacitação profissional são desafios do SUS para tratamento de autismo

Na sala de estimulação sensorial, equipada com piscina de...

Saúde e iniqüidades raciais no Brasil: o caso da população negra

Por: Isabel C.F. da Cruz* O Núcleo de Estudos sobre Saúde...

Mortalidade materna cai 43% no Brasil entre 1990 e 2013, diz OMS

O Brasil registrou uma queda de 43% na proporção...

para lembrar

Novo medicamento contra câncer de colo de útero é maior avanço em 20 anos, dizem cientistas

Cientistas acreditam ter obtido o maior avanço no tratamento...

Saúde e iniqüidades raciais no Brasil: o caso da população negra

Por: Isabel C.F. da Cruz* O Núcleo de Estudos sobre Saúde...

Conheça sete problemas de saúde que dificultam a gravidez

Por: Maria Laura Albuquerque Antes de um casal tentar engravidar, é...
spot_imgspot_img

Seminário promove debate sobre questões estruturais da população de rua em São Paulo, como moradia, trabalho e saúde

A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns...

A indiferença e a picada do mosquito

Não é preciso ser especialista em saúde para saber que condições sanitárias inadequadas aumentam riscos de proliferação de doenças. A lista de enfermidades que se propagam...

Mulheres pretas e pardas são as mais afetadas pela dengue no Brasil

Mulheres pretas e pardas são o grupo populacional com maior registro de casos prováveis de dengue em 2024 no Brasil. Os dados são do painel de...
-+=