Dezenas de milhares de pessoas protestam contra extrema direita na Alemanha

Enviado por / FonteNa CNN, de Reuters

Partido de ultradireita Alternativa para a Alemanha (AfD) fez evento de lançamento de campanha para as eleições de fevereiro

Dezenas de milhares de pessoas protestaram contra a ascensão da extrema direita no Portão de Brandemburgo, em Berlim, na noite deste sábado (25), no horário local. Eleições estão marcadas para o mês que vem no país europeu.

Os organizadores do “Fridays for Future” disseram que cerca de 100 mil pessoas estavam presentes, enquanto a polícia de Berlim estimou o número de participantes em 60 mil.

A manifestação coincidiu com o evento de lançamento de campanha do partido de ultradireita Alternativa para a Alemanha (AfD) na cidade de Halle, e menos de um mês antes dos alemães elegerem um novo Parlamento, em 23 de fevereiro.

A manifestante Angelika, que estava na manifestação com seu filho de 17 anos, Kai, descreveu a atual atmosfera política do país como “assustadora” e ressaltou que estava lá para “defender a democracia, a abertura e a diversidade, e acho que é isso que torna a Alemanha o que ela é”.

O filho dela, que é estudante, pontuou que notou um aumento nas tendências de extrema direita em sua escola na região de Havelland, a oeste da capital, e como os colegas de classe eram críticos em relação aos imigrantes.

De acordo com as pesquisas mais recentes divulgadas em 24 de janeiro, o partido conservador CDU, do candidato a chanceler Friedrich Merz, obteria cerca de 30% dos votos.

O AfD ficaria em segundo lugar, com cerca de 20%; e os sociais-democratas (SPD), do chanceler Olaf Scholz, ficariam em terceiro lugar, com cerca de 17% dos votos.

Protesto com a extrema direita em Colônia

Entre 15 mil e 20 mil pessoas protestaram contra a extrema direita e o Alternativa para a Alemanha (AfD) em Colônia, cidade na Alemanha, neste sábado (25), de acordo com a polícia.

Milhares de pessoas protestam contra a ultradireita em Colôni, na Alemanha • Reuters

“Estamos em uma situação crítica. A xenofobia está aumentando. A prontidão para usar a violência está aumentando. O populismo está aumentando”, pontuou o ministro da Saúde alemão, Karl Lauterbach, que compareceu ao protesto.

Outra manifestante, Martina Morawietz, destacou que estava lá para defender os direitos humanos.

+ sobre o tema

Meninas mães passam de 14 mil e só 1,1% tiveram acesso a aborto legal

Quase 14 mil meninas de 10 a 14 anos...

INSS notificará beneficiários vítimas de descontos a partir de terça

A partir desta terça-feira (13), os aposentados e pensionistas que sofreram...

Pepe Mujica e o compromisso radical com a democracia 

A morte de Pepe Mujica marca um ciclo raro...

para lembrar

‘O Futuro Roubado’ é um livro científico que dói na cidadania

Há anos, desde que o li, se tiver de...

Trabalhadores em situação análoga à escravidão são resgatados em usina

Trinta e dois trabalhadores foram resgatados de condição análoga...

Moradores de favela consomem R$ 56 bi por ano

Constatação é de pesquisa realizada pelo Data Popular, em...

Negros: A nova cara do consumo

Os 104 milhões de brasileiros, que compõem a classe...

Brasil sobe 5 posições no ranking global de desenvolvimento humano, aponta relatório da ONU

O Brasil subiu cinco posições no ranking global do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) divulgado nesta terça-feira (6) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento...

Estudo aponta riscos de tecnologias de reconhecimento facial

Sorria! Seu rosto está sendo não só filmado, mas também classificado, comparado e identificado, principalmente por órgãos públicos de segurança. Na maioria das vezes sem seu conhecimento....

Desigualdade climática: estudo aponta que população mais pobre sofre consequências maiores por causa do calor

ASSISTA A REPORTAGEM A desigualdade social dificulta o acesso das pessoas à direitos básicos e, além disso, também afeta diretamente a maneira que cada grupo...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.