Dia de Yemanjá, 02 de fevereiro, é dia de festa no mar

Segunda-feira, 02 de fevereiro, há exatos 82 anos, se tornou dia festa no mar. É o momento que milhares de pessoas saem de suas casas em direção a praia para saudar a rainha das águas salgadas, Yemanjá, o orixá responsável pelo equilíbrio mental, fartura e prosperidade.

no Casa de Oxumarê

Na hora que for entregar a sua oferenda leve em conta que candomblé, antes de mais nada, é natureza. Portanto, seja consciente.

Não leve para as águas nenhum elemento que coloque a vida marinha em risco. Coloque flores, use balaio ecológico (de palha) e se preferir prepare a comida sagrada de Yemanjá, o eboyá, feita a base de milho branco, temperada como cebola, sal e azeite de dendê.

O babalorixá Pece de Oxumarê explica que todas as oferendas, independente, do Orixá cultuado, só devem ser feitas com elementos biodegradáveis, ou seja, que não poluam o meio ambiente.

“O povo de candomblé cultua, antes de mais nada, a natureza. Portanto não podemos colocar no mar, nenhum tipo de obejto que prejudique o meio ambiente. Temos que zelar pela vida. As oferendas devem ser feitas com flores, comidas e em balaios de palha. Nada de sintético devem fazer parte de presente”, esclarece o sacerdote, para em seguida destacar que o mais importante na data é fazer uma entrega espiritual. “O amor ao próximo, a fé e a devoção são os melhores presentes que alguém pode ofertar para qualquer Deus”.

+ sobre o tema

Ismael Ivo, bailarino e coreógrafo, morre aos 66 anos após diagnóstico de Covid-19

O bailarino e coreógrafo Ismael Ivo morreu na noite...

Morre Andrew Woolfolk, saxofonista da banda Earth, Wind & Fire

“September”, a ode efervescente da banda Earth, Wind &...

O Brasil e a África negra

  José Luís Fiori Já está em pleno...

Lista de municípios que decretaram feriado no dia 20 de novembro

O Dia da Consciência Negra é comemorado no Brasil...

para lembrar

Morre em Salvador a atriz Auristela Sá do Bando de Teatro Olodum

A atriz baiana Auristela Sá, do Bando de Teatro...

Africamania? Ex-sinônimo de pobreza, região vira xodó de investidores

Há alguns anos, a Etiópia era, para muitos,...

Capoeiristas farão censo para mapear grupos na capital paulista

O Fórum da Capoeira do Município de São Paulo...
spot_imgspot_img

Conferência na BA proporá agência de desenvolvimento pan-africanista

A Conferência da Diáspora Africana nas Américas, que ocorre na cidade de Salvador (BA) até este sábado (31), deve ter, como uma das propostas...

Documentário resgata pela oralidade história do movimento Black Rio

Nos anos 1970, o Grêmio de Rocha Miranda, na zona norte do Rio de Janeiro, foi palco de uma revolução cultural que reverbera até hoje...

Erikah Badu fará show no Brasil em novembro

A cantora norte-americana Erykah Badu, uma das principais vozes do neo soul, está de volta ao Brasil. A artista confirmou um show exclusivo em São...
-+=