Dia dos Direitos Humanos: justiça, dignidade e igualdade

Numa mensagem, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, ressalta que “os direitos humanos pertencem a cada um de nós sem exceção, mas se não os conhecemos, se não pretendemos que sejam respeitados e não defendemos o nosso direito e os dos outros, permanecerão somente palavras vazias num documento escrito décadas atrás”.

Segundo Ban, a importância dos direitos humanos foi muitas vezes enfatizada este ano. “Em todo o mundo, as pessoas se mobilizaram pedindo justiça, dignidade, igualdade e plena participação, direitos consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Muitos desses ativistas continuaram fazendo manifestações pacíficas, apesar de terem sido várias vezes objeto de repressão violenta” – ressalta ele.

O Secretário-Geral da ONU ressalta que em alguns países, a luta continua e em outros foram obtidos importantes concessões ou a queda de regimes autoritários. Hoje, observando o respeito dos direitos de liberdade, reunião e expressão, os Governos não podem sufocar o debate público e eventuais críticas, bloqueando o acesso à internet e aos vários meios de comunicação social.

Segundo Ban Ki-moon, este ano foi extraordinário para os direitos humanos, pois foram alcançados novos processos de democratização, progressos na responsabilidade por crimes de guerra e contra a humanidade e atingiu-se uma nova e maior consciência dos direitos humanos.

“Tendo em vista os novos desafios que nos esperam, sigamos o exemplo dos ativistas de direitos humanos, deixemo-nos guiar pelo caráter forte e sempre atual da Declaração Universal e façamos todo o possível para que sejam acolhidos e reconhecidos os ideais e aspirações em favor de cada cultura e de cada pessoa” – conclui a mensagem. (MJ)

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Radio Vaticano

+ sobre o tema

Reservas sim, mas com reserva

por Felipe Patury e Igor Paulin   O governo mudará...

Novo representante do Unicef no Brasil visita o Amazonas nesta semana

O roteiro do norte-americano Gary Stahl, que assumiu o...

Ministério Público denuncia coronel da ditadura por sequestro no Araguaia

Se for condenado pela Justiça, Sebastião Curió pode pegar...

Mortalidade infantil cai quase pela metade em dez anos, constata IBGE

Isabela Vieira Repórter da Agência Brasil Rio de Janeiro - Dados...

para lembrar

Conselho quer retirar do ar quadros do programa Pânico na Band

  Brasília - O Conselho Distrital de Promoção...

Moradores de rua de SP pedem políticas sociais de apoio

Moradores de rua da capital paulista passaram a...

Parlamentares querem solução para o conflito dos Guarani-Kaiowá, no MS

Diante da carta que fala em 'morte coletiva', Comissão...

Pinheirinho: Anistia Internacional cobra solução para famílias

A organização não governamental Anistia Internacional pediu nesta terça-feira,...
spot_imgspot_img

É a pré-campanha eleitoral

A compulsão eleitoral moveu o prefeito do Rio de Janeiro a tornar pública, em rede social, o plano de internar compulsoriamente “usuários de drogas”...

Crise climática aprofunda desigualdades, avaliam ativistas negros

“O tipo de vida de um sujeito moderno, branco, reflexo da colonização, empurra o mundo para a emergência climática”. A declaração do codiretor-executivo do...

Emancipa Axé discute o que as comunidades de matriz africana podem fazer na luta antirracista

Um encontro no próximo dia 15 de novembro, feriado de Proclamação da República, vai debater o papel das comunidades de matrizes africanas na luta...
-+=