Dia no atletismo tem fim de hegemonia e quebra de recorde

Entravam Olimpíadas, saíam Olimpíadas, era sempre a mesma coisa: ouro para os Estados Unidos nos 4x400m masculinos. Era assim desde os Jogos de Helsinque, em 1952. Era: não é mais. Nesta sexta-feira, Bahamas desbancou a força dos americanos e ganhou a final.

Foi uma derrota forte para a potência olímpica. Mas o país sempre tem mais a comemorar do que a lamentar nas Olimpíadas. Nos 4x100m feminino, as americanas voaram, bateram as rivais jamaicanas e baixaram o recorde mundial em quase meio segundo – a marca mínima agora é de 40s82. O bronze ficou com a Ucrânia. O Brasil terminou em sétimo.

Tianna Madison, Carmelita Jeter, Bianca Knight e Allyson Felix: com elas, Estados Unidos fulminam antigo recorde mundial nos 4x100m (Foto: Agência Reuters)

Já entre os homens, o revezamento 4x100m viveu sua fase eliminatória. O Brasil ficou em décimo e não conseguiu avançar à final. Os americanos foram os melhores do dia, seguidos de perto pela Jamaica, que teve Yohan Blake, mas preservou seu maior astro, Usain Bolt.

tiannamadison carmelitajeter biancaknight allysonfelix thebeatles reu1024Nos 5.000m, o ouro ficou com a etíope Meseret Defar, seguida pela queniana Vivian Cheruiyot e por outra etíope, Tirunesh Dibaba. Já os 1.500m tiveram dobradinha turca. Asli Cakir Alptekin ficou com o ouro, e a prata coube a Gamze Bulut. O bronze foi para Maryam Yusuf Jamal, nascida na Etiópia, mas que representa o Bahrein.

Também houve definição no salto com vara e no lançamento de martelo. No primeiro, o ouro foi para o francês Renaud Lavillenie, que alcançou 5,97, o novo recorde olímpico; no segundo, vitória para a russa Tatyana Lysenko, com 78,18m – também a nova marca dos Jogos.

Fonte: Globo Esporte

+ sobre o tema

Coleção autores africanos

ALBERTO MUSSA Em 1979, com A vida verdadeira de Domingos Xavier,...

Abolição e luta escrava por liberdade

Valongo ou mercado de escravos no Rio, desenho de...

Biblioteca Pública homenageia poetas no Mês da Consciência Negra

A Biblioteca Pública do Paraná promove durante este mês...

Bolsa Família é modelo para programa que atende cinco mil famílias em Nova York

Além dos EUA, Honduras, El Salvador, Gana, Quênia e...

para lembrar

Documentos africanos revelam segredos da história da escravidão

Na semana que o Brasil comemorou a libertação dos...

Grada Kilomba é a artista que Portugal precisa de ouvir

Escritora e artista portuguesa a residir em Berlim, é...

O brilho e as sombras de Malcolm X

A irradiante biografia do grande líder negro Malcolm X, que sai...

Notas sobre os Desafios para o Brasil

Anais do Seminário Internacional "Multiculturalismo e Racismo: O papel...
spot_imgspot_img

Documentário resgata pela oralidade história do movimento Black Rio

Nos anos 1970, o Grêmio de Rocha Miranda, na zona norte do Rio de Janeiro, foi palco de uma revolução cultural que reverbera até hoje...

Conferência na BA proporá agência de desenvolvimento pan-africanista

A Conferência da Diáspora Africana nas Américas, que ocorre na cidade de Salvador (BA) até este sábado (31), deve ter, como uma das propostas...

The Wailers anunciam shows no Brasil em comemoração aos 40 anos do ‘Legend’

The Wailers comemora dois marcos significativos neste ano: o aniversário de 40 anos do álbum Legend, com Bob Marley, e o lançamento da cinebiografia Bob Marley: One Love. Sob...
-+=