sexta-feira, dezembro 9, 2022
InícioÁreas de AtuaçãoSaúdeDiagnóstico precoce é essencial para cura do câncer de mama, diz especialista

Diagnóstico precoce é essencial para cura do câncer de mama, diz especialista

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres depois do câncer de pele – são certa de 60 mil casos ao ano.

Ao longo de todo o mês a campanha Outubro Rosa busca chamar a atenção para a importância de buscar um médico e realizar exames preventivos.

Em entrevista à CNN Rádio, a médica e coordenadora do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas de São Paulo Heloisa Carvalho destacou que a iniciativa é muito positiva.

“Outubro Rosa existe devido à alta incidência desse tumor e, quando a gente diagnostica a doença em estágios precoces, conseguimos a cura na maioria dos casos”, disse.

Justamente por isso, a especialista afirma que o incentivo para a busca por cuidado médico é necessário.

“Em geral, os serviços de saúde recomendam rastreamento a partir dos 40 anos, uma vez a cada 2 anos”, contou.

No entanto, se houver casos próximos na família, como mãe, tia e irmã, isso é um fator adicional de risco, e é necessário um acompanhamento desde os 20 anos.

A médica lembrou que há muito estigma sobre o câncer, mas que é uma doença curável, “principalmente o de mama, com cura em mais de 90% dos casos identificados precocemente.”

“É importante não ter medo, enfrentar a situação, temos recursos e tratamentos eficazes. Mesmo sem cura completa, ela pode se tornar uma doença crônica, como hipertensão e diabetes, em que a pessoa vive normalmente, cuidando da doença.”

A especialista reforça que a prática de atividade física e manter o peso ideal são fatores que reduzem o risco, embora não totalmente, da incidência de câncer de mama.

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench