Diálogos – Evento de enaltecimento e empoderamento à juventude negra realizado pelo Coletivo Justiça Negra-Luiz Gama

Diálogos foi o primeiro encontro público, do Coletivo Justiça Negra – Luiz Gama, que ocorreu na noite do dia 21 de Julho de 2015,às 18:00, no auditório da Caixa de Assistência ao Advogado do Rio de Janeiro (CAARJ), trazendo assuntos sociais, históricos e jurídicos decorrentes e ocorrentes da atualidade.

Enviado por Amanda Martins Cruz de Mattos via Guest Post para o Portal Geledés

O evento que contou com palestrantes ilustres, no calibre do Professor Jorge da Silva, doutor em Ciências Sociais e professor-adjunto pela UERJ, ex- secretário de Estado de Direitos Humanos / RJ; a doutora Giovana Mariano de Jesus advogada ativista do Movimento Negro e Coordenadora do Curso Preparatório para Carreiras Jurídicas do CJNLG; e o Professor Carlos Alberto Medeiros, jornalista, militante e estudioso da questão racial, graduado em Comunicação e Editoração pela UFRJ, com mestrado em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFF.

Nomes que já se tornaram ilustres devido uma longa caminhada de militância como o poeta Éle Semog, o Professor Nelson Joaquim e o produtor Dom Filó, que em nome da CultNe registrou todo evento – abrilhantaram o evento onde os temas “Segurança Pública e Juventude Negra”, “O Abolicionismo de Luiz Gama e sua relação com a Realidade do Povo Negro Hoje” e “O Impacto das Ações Afirmativas no Brasil” foram desenvolvidos respectivamente de forma intimista, como uma conversa envolvente como só o êxito de uma caminhada de vida decorrente do posicionamento amparado pela sabedoria pode trazer.

A mediação foi realizada pelo Dr. Bruno Cândido, advogado, ativista e diretor geral do Coletivo Justiça Negra-Luiz Gama e por Jamille Sepol, ativista e vice-diretora do Coletivo Luiz Gama.

O plenário da CAARJ ficou enegrecido e abarrotado por jovens de todas as áreas acadêmicas, advogados, juízes, membros de comissões, militantes, pessoas que conhecem a história do povo negro e que desempenham papel fundamental nos movimentos sociais e raciais e na luta por uma sociedade mais igualitária, plural e representativa.

Olhos atentos, questionamentos surgidos, pensamentos constantes, perguntas sendo realizadas e respondidas com êxito, na presença de uma negra, advogada, palestrando para uma plateia negra e orgulhosa de ver-se representada, um advogado negro, mediando o encontro e outros dois enaltecedores negros sentados à mesa, com olhares emocionados ao ver o povo reunido, atento, feliz e realizado por mais uma conquista.

11539266_469604893220248_7437653128948903085_o

Esse foi um marco visível do evento, jovens com sede de conhecimento, tabus sendo quebrados, soluções sendo apresentadas e a constatação de que a união faz a força, faz a diferença, ainda que com dificuldade, que o negro tem voz, tem competência, e vai empoderar-se por mérito, por conhecimento, atribuições estas, que ninguém poderá alterar, subtrair ou roubar de quem as obtiver.

O encontro tornou-se um momento histórico, pois, foi constituído por uma luta árdua e contínua, cheia de dor, de lágrimas, persistência, esforço e suor, e muito, além disso, composto por jovens negros e negras, por pessoas que lutam contra o racismo, preconceito e discriminação, que com garra, força e fé, olharam para o objetivo e remaram, que acreditam em si mesmos e nos seus semelhantes. Que vão à luta, para encontrar meios de desmassificar, desconstruir, o racismo enraizado historicamente, através do estudo, da pesquisa, do conhecimento, para ocuparem um espaço que os pertence por direito.

O povo negro não pede favor e muito menos esmola, ainda que, a sociedade acredite que é a miséria que o mesmo mereça. A reinvindicação e exigência do povo negro, faz jus ao que dele é por direito, exige a efetividade do que já está positivado, escrito solenemente e instituído por lei, até porque do que vale positivação sem ação?
As pedras sempre existirão, e a caravana jamais deixará de passar, ainda que haja vários tropeços, a caminhada será contínua e ininterrupta.

Diálogos, é um projeto que consiste em um conjunto de palestras que se permite ser, dentro de uma mesma realidade, intermitente e contínuo, foi construído por jovens negros com sede de conhecimento e representatividade. O Coletivo Justiça Negra – Luiz Gama, que objetiva através de projetos educacionais a promoção intelectual e financeira da Juventude Negra, utilizando-se de um circuito de palestras e cursos com vários pensadores e ativistas da causa negra na luta contra o racismo articulado com outras formas de discriminação.

A ideia é inaugurar uma formação política com recorte racial, para municiar a Juventude de estratégias de superação e primordialmente, dar continuidade a luta que foi iniciada por aqueles que marcaram significativamente a história do povo negro, e como resultado da própria entrega e abnegação destes, o intuito do Coletivo é perpetuar a trajetória, rumo à igualdade, enaltecimento e empoderamento do povo negro.

O coletivo tem aula para concursos publico, para carreiras jurídicas, com o Procurador do Ministério Público do Trabalho, Wilson Prudente e também outros professores, e o objetivo é expandir esse núcleo através da colaboração e participação de mais docentes dispostos a ministrarem aulas sobre outras disciplinas exigidas nas carreiras jurídicas.

O Coletivo Justiça Negra- Luiz Gama, é uma organização sem fins lucrativos que pretende à promoção intelectual e econômico da Juventude Negra, empoderamento intelectual e econômico da Juventude Negra, bem como influência no sistema de Justiça.

guest

Autora: Amanda Martins,23 anos, negra, estudante de Direito na Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, militante, membro do Coletivo Justiça Negra- Luiz Gama, membro do Núcleo de Pesquisas Brasil/Chile da Faculdade Presbiteriana Mackenzie.

** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

 

+ sobre o tema

Comunidade quilombola de Cairu (BA) é ameaçada por fazendeiro

Batateira, quilombo situado numa ilha no município de...

Quilombolas poderão comercializar produtos com nota fiscal

Quilombolas do estado do Espírito Santo, certificados pela Fundação...

Fundo Rotativo Solidário beneficiará empreendedores do Fórum da Economia do Negro de Fortaleza (CE)

Por: Karol Assunção   Adital – Empreendedores/as da capital cearense organizados...

para lembrar

Participação social : a necessidade de uma perspectiva interseccional¹

A Constituição Federal Brasileira de 1988 ampliou os mecanismos...

Meu cabelo não é duro, meu cabelo não é crespo

Estou atrasada pelo menos 2-3 anos para escrever esta...

Festas juninas acionam todos meus gatilhos de rejeição

“A gente podia marcar uma junina, hein?”. Recebi...
spot_imgspot_img

Brasil e EUA voltam a articular plano contra discriminação racial; veja como funciona o acordo entre os países

O Brasil e os Estados Unidos promoveram a primeira agenda entre congressistas e a sociedade civil desde a retomada do acordo de cooperação bilateral...

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial  e  não punição, como nos recentes casos de abuso de poder...

Luiza Mahin: a mulher que virou mito da força negra feminina

Não há nenhum registro conhecido sobre Luiza Mahin, mulher que possivelmente viveu na primeira metade do século 19, que seja anterior a uma carta...
-+=