Dicas e tratamentos para realçar a beleza da pele negra

Especialista esclarece o mito de que esse tipo de derme exige menos proteção e é mais forte por permanecer imune a diversos fatores agressivos


Afinal, da mesma forma que a pele clara sofre com o aparecimento de rugas de expressão, manchas e com passar do tempo também perde o viço, o envelhecimento também deixa marcas na pele negra. Por outro lado, essa derme possui melanina mais funcionante, o que naturalmente a deixa mais protegida, também é rica em fibroblastos ativos – células que produzem colágeno – que a deixa mais distante da flacidez.

 

Quelóides, manchas e pelos encravados são problemas comuns da pele negra, portanto toda atenção é pouca, principalmente após as intervenções cirúrgicas, cortes ou traumas na pele. “O profissional deve acompanhar o dia a dia deste paciente para intervir com técnica e cautela na hora certa”, afirma Edith Kawano Horibe, cirurgiã plástica que preside a ABMAE (Academia Brasileira de Medicina Anti-envelhecimento).

 

Segundo a profissional, os quelóides, cicatrizes hipertróficas, são um dos principais vilões desse tipo de cútis, aparecendo normalmente no peito, braços, costas e seio. São tratados com betaterapia e compressões, infiltração de antiinflamatórios e laser, crioterapia, ou até mesmo cirurgia. “Tudo depende da reação do paciente, geralmente o tratamento dura uns seis meses”, diz a cirurgiã.

 

A pele negra requer muito conhecimento e especialização, pois até uma simples limpeza de pele pode deixar manchas se não forem tomadas todas as precauções, devido a sua forte pigmentação. Os cuidados devem ser redobrados quando o assunto for depilação e retirada de pintas, peeling e preenchimentos. Algumas indicações são o ácido hialurônico para amenizar rugas, assim como a toxina botulínica e a laserterapia, laser de baixa potência, indicados para tratar peles negras e morenas, pois equilibra e rejuvenesce.

 

Pelos encravados são resolvidos a laser, desde que possua tecnologia adequada para a cútis negra. “O Spectra, aparelho de radiofreqüência, é indicado para combater a flacidez, pois não é ablativo, isto é, não provoca manchas e queimaduras”, afirma a médica.

 

Ao optar por um tratamento de peeling, é extremamente importante destacar a classificação do método, já que cada etnia tem características próprias que influenciam diretamente no sucesso do procedimento

 

“Para se ter um diagnóstico mais preciso são necessários conhecimento e experiência e, principalmente, bom senso, pois essas técnicas exigem limites determinantes em cada aplicação”, finaliza Edith.


Os tipos de Peelings mais favoráveis à pele negra e são:

O ICP Peel admite todo tipo de pele, sendo mais indicado para o Fototipo II à IV. Pode ser aplicado em qualquer época do ano. Elimina as manchas melânicas e hemáticas.

A especialista indica que a manutenção preventiva deve ser mantida e esclarece que a técnica permite exposição solar com proteção adequada.

 

Blue Peel: peeling obtido pela mistura do ATA 30% com base de blue peel, de fácil uso, seguro e eficaz. Originário dos Estados Unidos, o Blue Peel efetua peeling superficial e médio. Usado em todos os tipos de pele, pode ser aplicado na face, no tronco e nos membros. O Blue Peel também pode ser associado com lifting, laser e outros.

Fonte: Abril

+ sobre o tema

Salve Zumbi e João Cândido, o mestre sala dos mares

Por Olívia Santana   Há 15 anos, após uma grande marcha...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

para lembrar

PSDB e PMDB perdem prefeituras; PT, PSD e PSB ganham peso

O PSDB saiu menor das urnas, em comparação...

Em prédio novo, escola de SP não possui itens básicos para estudar.

Prédio novo também continha sobras de material de construção...

Jessé Souza: Escravidão é o que define sociedade brasileira

Reescrever a história dominante de que a corrupção é...

Haddad tem 49%, e Serra, 33%, diz Ibope

O Ibope divulgou, nesta quarta-feira (17), a segunda pesquisa de intenção...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=