Governo cria bolsas de pós-graduação para negros

Anúncio inclui selo que vai identificar escolas que ensinam história do povo negro

Nesta quinta-feira (13), dia em que se comemora os 122 anos da Lei Áurea, o governo federal anuncia a criação de 250 bolsas de pós-graduação para alunos negros e pardos. Também haverá aumento de bolsas de iniciação científica no país, afirma o ministro da Seppir (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), Eloi Ferreira. Elas passarão de 600 para 800 neste ano.

 

Outra medida lançada, segundo Ferreira, é um selo que vai identificar escolas que adotam disciplina específica sobre a história do povo negro em seus currículos. Uma lei de 2003 prevê que o assunto seja incorporado às aulas dos colégios de nível infantil, fundamental e médio. A entrega dos selos ocorrerá em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

 

O ministro destacou que, apesar de o sistema de cotas não ser obrigatório, 91 universidades públicas do Brasil já o adotam para estudantes negros. Para ele, as ações divulgadas nesta quinta ajudam a corrigir injustiças e distorções históricas.

 

– A promulgação da Lei Áurea não foi acompanhada de uma inclusão educacional, habitacional e isso faz com que até hoje o negro continue na base da pirâmide social.

 

O ministro defendeu também a criação do Estatuto de Igualdade Racial, que já foi aprovado pela Câmara e aguarda votação no Senado.

 

– Essa lei será como um segundo artigo da Lei Áurea. Ela garante o respeito às religiões de matriz africana e garante a possibilidade de acesso à terra aos remanescentes quilombolas.

 

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

Tribunais são enviesados contra mulheres e negros e não fazem justiça, diz advogada da OAB

Os Tribunais de Justiça são enviesados e, por isso,...

O tal “panelaço” tem cara, grife, cor e endereço, nobre, diga-se de passagem

O tal "panelaço", importado da Argentina, de que  grande...

O silêncio da mídia diante da denúncia de golpe do fotógrafo brasileiro ganhador do Pulitzer

Dez dias atrás, o fotógrafo Mauricio Lima foi festejado pelos grandes meios...

para lembrar

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=