Diferença entre tucano e petista cai 16 pontos, aponta CNI/Ibope

Pesquisa CNI/Ibope registra queda de 16 pontos da vantagem do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), sobre a ministra Dilma Rousseff (PT).

Segundo a pesquisa, divulgada ontem, Serra tem hoje 35% das intenções contra 30% de Dilma. De dezembro a março, a vantagem de Serra caiu de 21 para 5 pontos.

Em dezembro do ano passado, Serra contava com 38% das intenções de votos contra 17% de Dilma. Ainda na liderança, Serra passou para 35%. Dilma, por sua vez, foi de 17% para 30%.

Nesse cenário, que o inclui, o deputado Ciro Gomes (PSB) passou de 13% para 11% da preferência. A pré-candidata do PV, senadora Marina Silva (AC), manteve-se em 6%.

Pela pesquisa, Serra venceria no segundo turno. O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, fica em terceiro lugar quando substitui o nome de Serra. Ainda segundo o Ibope, Dilma (14%) está à frente de Serra (10%) na pesquisa espontânea (sem apresentação de nomes).

Numa demonstração do potencial de transferência do presidente Lula, 53% dos eleitores responderam que votariam no candidato apoiado por ele. Ainda segundo a pesquisa, 39% dos eleitores afirmam não saber qual é o candidato de Lula.

Apenas 10% afirmaram que votariam no candidato de oposição, enquanto 33% disseram que não levarão em conta o apoio do presidente.

Segundo a avaliação da CNI (Confederação Nacional da Indústria), surtiu efeito a estratégia de exposição do nome de Dilma. Desde dezembro, cresceu o grau de conhecimento da ministra. Hoje, 44% dizem conhecê-la. Em dezembro, eram 32%.

Como consequência, caiu a rejeição a seu nome: de 41% para 27%. O Ibope ouviu 2.002 pessoas de 6 a 10 de março, e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

 

Fonte: Folha de S.Paulo

+ sobre o tema

Mais de 6 mil crianças são resgatadas do trabalho infantil em 2 anos

Entre 2023 e abril de 2025, 6.372 crianças e...

Crescimento de umbanda e candomblé reflete combate à intolerância

O número de adeptos de religiões afro-brasileiras, como umbanda...

Caso Miguel completa 5 anos: mãe critica lentidão da Justiça

A próxima terça-feira (dia 10) será mais um dia...

Transição energética não pode repetir injustiças históricas

Cá entre nós, no Brasil, o modelo de desenvolvimento...

para lembrar

Texto exemplar da Juíza Federal Raquel Domingues do Amaral

"Sabem do que são feitos os direitos, meus jovens? no...

As 10 mentiras mais contadas sobre os indígenas

As afirmações listadas abaixo foram extraídas da vida real....

Frequência afetiva, qual é a sua?

Dias desses mandei um inbox parabenizando uma amiga querida...

Política: O que é ser esquerda, direita, liberal e conservador?

Nas eleições presidenciais e estaduais de 2014, o Brasil...

Meninas mães passam de 14 mil e só 1,1% tiveram acesso a aborto legal

Quase 14 mil meninas de 10 a 14 anos de idade tiveram filhos no Brasil em 2023, e apenas 154 tiveram acesso ao aborto...

5 fatos que marcaram a atuação política de Pepe Mujica na presidência do Uruguai 

Pepe Mujica viveu até os 89 anos de idade e marcou a política latino-americana com suas ações em prol de causas populares e em...

INSS notificará beneficiários vítimas de descontos a partir de terça

A partir desta terça-feira (13), os aposentados e pensionistas que sofreram descontos em seus benefícios por meio de associações irão receber uma notificação do Instituto Nacional do...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.