Dilma aprova lei que reconhece feminino de profissões em diploma

Graduadas já podem pedir, por exemplo, substituição do termo “técnico” por “técnica

A presidente Dilma Rousseff sancionou uma lei que obriga a flexão de gêneros em diplomas para mulheres. Publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (4), a nova legislação determina que não será mais permitido o uso de termo masculino para denominar profissão ou graduação.

Assim, a lei faz com que, a partir de agora, o sexo da pessoa diplomada passe a ser considerado na designação de profissão e o masculino não poderá mais servir de generalização.

Além disso, as mulheres que já tiverem diploma podem pedir, gratuitamente, a correção, como por exemplo, no caso das profissões de técnica, administradora e bibliotecária, que antes eram grafadas no masculino.

A representante da União Brasileira de Mulheres Márcia Nestardo, que faz parte do movimento feminista em São Paulo, comemorou a aprovação da lei.

— É uma luta das mulheres de bastante tempo. Em todas as instâncias, a gente já briga pelo respeito, pela paridade de gênero. Numa plateia, por exemplo, temos que falar “delegados e delegadas”, “alunos e alunas”.

Para Nestardo, o uso predominante do gênero masculino para designar profissões e cargos tem relação com a cultura machista do Brasil.

— É uma forma de desprezo; o masculino sendo a representação e a mulher, a figuração. Essa mudança na lei ajuda a manter o equilíbrio, a igualdade em todos os aspectos: trabalho igual, carreira igual, salário

 

 

 

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

Teoria que não se diz teoria

A separação entre teoria e prática é um histórico...

‘Perdemos cada vez mais meninas e jovens’, diz pesquisadora

Jackeline Romio participou da Nairóbi Summit e aponta os...

Sou mulher. Suburbana. Mas ainda tô na vantagem: sou branca

Ontem ouvi algo que me cativou a escrever sobre...

Por um feminismo de baderna, ira e alarde

Neste 8M, ocuparemos politicamente as ruas e as nossas...

para lembrar

27 ideias de tatuagens feministas

Que tal eternizar na pele seus ideais de luta...

Vereadores de SP aprovam lei que permite presença de doulas em hospitais e maternidades da cidade

Vereadores de São Paulo aprovaram na última quarta-feira (7)...

Ato na USP cobra ação de diretor sobre ‘ranking sexual’ em Piracicaba

Grupo se reuniu em frente à diretoria da universidade...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...

Escolhas desiguais e o papel dos modelos sociais

Modelos femininos em áreas dominadas por homens afetam as escolhas das mulheres? Um estudo realizado em uma universidade americana procurou fornecer suporte empírico para...
-+=