Dilma discute com base problemas regionais

Por: MÁRCIO FALCÃO, RANIER BRAGON

 

Pré-candidata convocou para jantar líderes de partidos governistas para tentar desatar nós entre aliados nos Estados

Para líder do PT na Câmara, a bancada governista deve aproveitar o encontro para apresentar fatura pelo apoio à candidatura de petista

Em meio a divergências e disputas na montagem de seus palanques estaduais, Dilma Rousseff marcou para segunda-feira um jantar com todos os líderes dos partidos governistas da Câmara dos Deputados.

O encontro ocorrerá no momento em que a pré-candidata e o PT atuam para tentar desatar os nós entre os aliados e deslanchar um roteiro de viagens pelo país, em busca de vitrine e votos.

O jantar será servido na casa do deputado Eunício Oliveira (PMDB-CE), pivô de uma das principais disputas regionais entre PMDB e PT. Candidato ao Senado, Eunício pressiona o PT a retirar a pré-candidatura ao Senado do ex-ministro da Previdência e deputado José Pimentel.

De acordo com o líder do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PE), os líderes das bancadas governistas devem aproveitar o encontro com Dilma para apresentar a fatura pelo apoio à candidatura.

“Vai ser uma discussão geral. Ela já tinha manifestado o interesse nessa conversa. É claro que essa questão da disputa regional, das rivalidades locais vai entrar em discussão”, disse o deputado.

O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), que organiza o encontro, desconversa sobre as dificuldades regionais e sustenta que a prioridade do encontro é a interação de Dilma com os partidos aliados. “É mais um canal de aproximação”, afirmou.
O número de palanques de apoio a Dilma é cerca de 40% maior que o de Serra, até porque a base de sustentação do presidente Lula conta com oito grandes e médios partidos (PT, PMDB, PR, PP, PTB, PSB, PC do B e PDT), e a oposição reunida em torno de Serra só tem três (PSDB, DEM e PPS).

Mas a vantagem numérica tem como contrapeso as disputas dentro da base aliada em torno das candidaturas governistas, com a consequente pressão exercida sobre a campanha nacional, alguns cobrando apoio exclusivo, outros exigindo tratamento isonômico.
Na noite de ontem, a coordenação nacional de campanha de Dilma deveria se reunir novamente em Brasília com a cúpula do PMDB para tratar dos problemas regionais, principalmente o de Minas, onde os peemedebistas pressionam o PT a apoiar a candidatura ao governo de Hélio Costa.

Também na segunda o PT lança o site oficial de Dilma, que dará entrevista coletiva a blogueiros e jornais nesse dia.
O site entra no ar uma semana depois de ela aderir ao microblog Twitter. Ontem a ex-ministra já seguia 31 pessoas, entre elas os cantores Ivete Sangalo e MV Bill e a apresentadora de TV Ana Maria Braga, com quem jantaria à noite.

Seus seguidores somavam 22.800 às 16h. José Serra (PSDB), com o microblog ativo há bem mais tempo, tem 199 mil seguidores.

 

Fonte: Folha de S.Paulo

+ sobre o tema

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

para lembrar

Athayde: “É preciso criar a Zona Franca das Favelas”

Começa hoje o especial do Favela 247 "Eleições e Favelas",...

Mãe Hilda é sepultada sob aplausos no Jardim da Saudade

Prefeito decreta três dias de luto oficial na cidade...

OAB debate projetos para a promoção da igualdade em seus quadros

Há anos atuando como porta voz dos anseios sociais...

Morre a poeta norte-americana Lucille Clifton, aos 73

Lucille Clifton, uma respeitada poeta norte-americana cujo trabalho destacava...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs a ditadura militar ao Brasil, em 1964, atesta o apagamento histórico de vários personagens essenciais...
-+=